A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participa do programa Parfor desde a sua fundação em outubro de 2009 e, desde então, formou mais de 2.400 professores em vários municípios do estado. Nosso sentimento é de grande satisfação, visto que a UEA tem assumido o compromisso de formar profissionais da Educação e vem fazendo isso, com bastante brilhantismo, através de cursos de graduação regulares e especiais. No caso do Parfor destaca-se o particular enfrentamento de ensinar professores com experiências diferentes inseridos num contexto amazônico bastante singular. Portanto, muitos são os desafios enfrentados, por coordenadores, professores formadores e professores cursistas, porém a vontade de contribuir, de fazer parte dessa grande proposta de Educação, cumprindo com os objetivos do programa, torna-se cada vez maior para todos os partícipes nesse processo.
Sem sombra de dúvidas, o Parfor é um gigante da Educação, um programa irretocável e indispensável, uma vez que ocorre a nível nacional atendendo as necessidades daquele professor que um dia sonhou em ter um diploma na sua área de atuação. Um sonho que parecia ser geograficamente, financeiramente e estruturalmente muito distante de ser alcançado. Com o Parfor, as portas se abriram! Os estados e municípios brasileiros estão tendo a possibilidade de crescimento em qualidade de ensino, e isso reflete sobretudo em alunos mais bem preparados, especialmente no interior dos estados onde a realidade é muito distinta e as oportunidades são escassas, sem falar na falta de acesso a uma internet de qualidade, que ajuda o professor das capitais na sua capacitação contínua e a utilizar ferramentas tecnológicas que são importantes recursos didáticos educacionais.
Desse modo, preparamos este evento para debater os desafios e as conquistas obtidas aos longo dos 15 anos do Parfor/UEA. Junte-se a nós nesse momento comemorativo. Inscreva-se agora mesmo no Parfor/UEA 15 Anos e faça parte dessa grande troca de conhecimento e experiências.
Luciane Lopes de Souza, Silvia Regina Sampaio Freitas e Elaine Pereira Andreatta