Palestra Resiliência para o Futuro: a Estratégia para Obtenção de Minerais Críticos na Transição Energética

Palestra Resiliência para o Futuro: a Estratégia para Obtenção de Minerais Críticos na Transição Energética

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

3° FIPEM - Fórum de Integração de Profissionais e Empresas de Manutenção

Sábado, 23 de Março

Recife, PE

II Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia Civil

Terça-Feira, 19 de Março

Uberlândia, MG

Evento online

Live ao vivo de membros

Segunda-Feira, 11 de Março

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Resiliência para o Futuro: a Estratégia para Obtenção de Minerais Críticos na Transição Energética

Dia 08 de Dezembro de 2023

A transição energética é uma das estratégias globais para transformar o planeta ambientalmente mais sustentável, a partir da produção de energia por fontes renováveis. Tal transição é impulsionada pela observação de alterações ambientais no planeta, incluindo uma tendência do aumento da temperatura na superfície desde a Revolução Industrial.

 

Vários países já proclamaram intenções de proibir a venda de veículos carburantes até 2050, o que demandará forte procura por insumos não-energéticos. Novas tecnologias e equipamentos derivados da indústria de fontes de energias renováveis dependem abundantemente de minerais críticos, que contém metais e não metais como o cobre, nióbio, níquel, grafite, lítio, cobalto e terras raras. Hoje, as reservas destes minerais são limitadas, geograficamente concentradas e dependentes de cadeias globais de insumos e parceiros comerciais. Além disso, a política mundial é mutável e fatos passados e recentes mostram que o abastecimento de recursos minerais pode ser interrompido.

 

Assim, a busca por minerais críticos reaquece o debate sobre a mineração no fundo oceânico de crostas cobaltíferas, sulfetos metálicos maciços e nódulos polimetálicos. O impacto ambiental da mineração marinha vem sendo estudado para mitigar danos ambientais como na mineração em terra. A Autoridade Internacional do Fundo Marinho (ISA) regula a exploração de minerais em alto-mar, porém há Estados costeiros com reservas minerais na sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

 

A definição estratégica de minerais críticos requer acelerar o ciclo de exploração e extração de minerais críticos, bem como ampliar seu processamento e distribuição. Isto requer investimento em conhecimento em geociências e tecnologia mineral, inovação industrial e formação de pessoal.


Transmissão ao Vivo


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO

Palestrante Prof. Dr. Sidney Mello



Sidney L. M. Mello é geólogo, mestre em geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, PhD em Ciências da Terra pela School of Earth Sciences/University of Leeds, no Reino Unido com estágio de pós-doutorado na Universidade da Bretanha Ocidental, Brest, França. Foi Visiting Scholar no Lamont-Doherty Earth Observatory da Universidade de Columbia, NY, EUA e pesquisador visitante na Universidade da Bretanha Ocidental, Brest, França. Participou e liderou várias expedições oceanográficas nos oceanos Pacífico e Atlântico. Foi pró-reitor, vice-reitor e reitor da Universidade Federal Fluminense - UFF, coordenador do Programa de Geologia e Geofísica Marinha – PGGM, Membro do Comitê Executivo da CAPES/ MEC no Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (IODP), Secretário Regional da Organização Universitária Interamericana (OUI) no Brasil e Presidente do Grupo Coimbra da Universidades Ibero-americanas. É gestor sênior de pesquisa na Fundação Cesgranrio, membro associado do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro – Cembra e Professor Titular da Universidade Federal Fluminense na área de Ciências do Mar. É membro do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT Atlântico Sul. É Membro titular da Academia Brasileira de Educação, agraciado com a Medalha do Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil, Medalha do Mérito Aeronáutico da Força Área Brasileira e o título de Hidrógrafo Honorário da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}