Outros futuros possíveis para o ensino de História  no Ensino Médio

Outros futuros possíveis para o ensino de História no Ensino Médio

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

III CIPAII - Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras; V RIEC – Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas; XII INCREA - Fórum Internacional de Innovación y Creatividad. Tema: “Jornada Os sete saberes necessários à educação e a Agenda 2030

Quarta-Feira, 22 de Maio

Maceió, AL

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

Evento online

I COBPIT - Congresso Brasileiro de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Práticas e Pedagógicas

Quinta-Feira, 18 de Julho

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Ensino Médio brasileiro vive, há décadas, crises de identidade, diante da necessidade de formação dos jovens brasileiros, no final de sua escolarização obrigatória. Não é apenas uma crise, pois a cada momento histórico as demandas sociais para essa formação variam, com algumas permanências.


Um breve arrazoado feito a partir do histórico de documentos legais, estudos sobre o Ensino Médio e artigos de diferentes origens aponta para características disciplinares ou estruturais que se repetem. Quanto aos diferentes componentes curriculares e a manutenção de um ensino disciplinar ou interdisciplinar, apontam a necessidade de reformulação, notadamente quando se fala em novas diretrizes ou orientações legais.


Outra parte desses estudos remete a questões mais gerais que também afetam a organização curricular, como é o caso de uma formação propedêutica ou para o mundo do trabalho, a extensão da carga horária, a obrigatoriedade ou flexibilidade na escolha de disciplinas pelos estudantes.


O SEMINÁRIO Outros futuros possíveis para o ensino de História no Ensino Médio pretende abordar, entre as questões específicas remetidas aos componentes curriculares, o que a História tem a dizer, como proposições possíveis, diante de tantas questões.


Sabemos que estamos em tempos revoltos, em que um Novo Ensino Médio imposto em condições arbitrárias confundiu o cenário, os problemas e as eventuais soluções, diminuiu carga horária e diluiu a especificidade disciplinar, a ponto de esvaziar o conhecimento específico, em áreas de conhecimento. Neste sentido, consideramos necessário apresentar o que a História tem a dizer, de seu lugar e importância, como conhecimento social a ser ensinado e aprendido e sobre cada problema apontado, 


Ressalta-se que o Seminário não é sobre o NEM, catástrofe anunciada e realizada. É sobre o que nós temos a dizer em relação ao lugar da História no Ensino Médio, ultrapassando o NEM e considerando as questões remanescentes do antigo Ensino Médio. Sobre o NEM, somente podemos afirmar e não deixar dúvidas: REVOGA NEM!

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Objetivo


Considerando as questões mais candentes apontadas, ao longo do tempo - em discursos oriundos de diferentes sujeitos - atinentes ao currículo do Ensino Médio, e em especial ao componente curricular História, visamos apresentar proposições gerais que possam ser consideradas pelos formuladores de políticas curriculares, relativamente ao ensino e aprendizagem de História.

O seminário é dividido em painéis compostos por algumas das questões apontadas que repercutem sobre o ensino de História e por algumas proposições que dialoguem com tais questões, vocalizadas por sujeitos convidados, bem como do coletivo que se fizer presente, ao longo do seminário, nas plenárias finais. 

Programação

HORÁRIO/

PERÍODO

30/05/2023

8h:00- 10h:00

 

ABERTURA

Seminário O Futuro de Ensino de História – o ensino de História no futuro

 Link: https://www.youtube.com/watch?v=3FH3Y8xybyY

Profa. Dra. Helenice Rocha (UERJ/ Coordenação do GT Nacional de Ensino)

Prof. Dr Egberto Mello (URCA/ Coordenação do GT de Ensino)

Profa. Dra.Juliana de Andrade (UFRPE/2ª Secretaria ANPUH)

 

Mediação:  Profa. Dra. Cyntia Simioni França (UNESPAR)

Relatoria: Profa. Dra. Patricia Silva (RME Goiana/Goiás)

10h:30- 12H30

PAINEL 1

Link: https://www.youtube.com/watch?v=-emyYytGAjc

A questão do lugar do ensino de História nas Ciências Humanas

 Profa. Dra.Maria Lima (UFMS)

 

O que é substantivo no ensino de História no Ensino Médio: a questão do recorte e do todo

Profa. Dra.Ana Maria Monteiro (UFRJ)

 

A organização curricular do ensino de História no ensino médio - a progressão curricular entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio

Prof. Dr Edilson Chaves (IFPR)

 

Mediação: Profa. Dra. Juliana de Andrade (UFRPE/2ª Secretaria ANPUH)

Relatoria: Prof. Dr. Wilian Bonete (UFPEL)

14h:00-16h:00

PAINEL 2

Link: https://www.youtube.com/watch?v=CpoIzCXnwM8

Contextos em mudança:  A conexão entre tempos passados e presentes

Prof. Dr Fernando Penna (UFF)

 

A conexão entre espaços, Brasil urbano e Brasil profundo

Prof. Dr Erinaldo Cavalcanti (UFPA)

 

O público do Ensino de História no Ensino Médio

Prof. Ms. Emanuel Bernardo Tenório Cavalcante (SEDUC-PE/UFRPE)

 

Mediação: Egberto Mello (URCA/ Coordenação do GT de Ensino)

Relatoria: Cyntia  Simioni França (UNESPAR)

16h:30- 18h:30

PAINEL 3

Link: https://www.youtube.com/watch?v=rZQ5-SDS3NI

Proposições teórico-metodológicas a partir da escola: Alternativas para a integração curricular

Prof. Ms. Antonia Brioso  (EAUFPA/ Prof.História/UFPA)

 

A formação continuada de professores de História: questão e solução

Prof. Ms Fábio dos Santos Teixeira (Prof História/UESB)

 

Mediação: Profa. Dra. Célia Santana  (UNEB)

Relatoria:  Profa. Dra. Rosiane Ribeiro Bechler (UFVJM)

 

 

 

31/05/2023

8h:00- 10h:00

APONTAMENTOS PARA FUTURAS DIREÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA 1

 Link: https://www.youtube.com/watch?v=6b4tBaiWnUE

A História e as humanidades: O que é substantivo no ensino de História

Profa. Dra.Circe Bittencourt (USP)

 

O ensino de História e seus públicos no ensino médio

Prof. Dr Fernando Seffner (UFRGS)

 

Mediação: Profa. Dra. Rosiane Ribeiro Bechler (UFVJM)

Relatoria:  Profa. Dra. Monica Martins da Silva (UFSC)

10h:30- 12H30

APONTAMENTOS PARA FUTURAS DIREÇÕES DO ENSINO DE HISTÓRIA 2

 Link: https://www.youtube.com/watch?v=oTUohkL18kA

Diálogos da História e os contextos espaço temporais

Profa. Dra.Margarida Dias de Oliveira (UFRN)

 

O ensino de História e o mundo hoje

Prof. Dr. Luis Cerri (UEPG)

 

Mediação: Profa. Dra. Helenice Rocha (UERJ/ Coordenação do GT Nacional de Ensino)

Relatoria:  Profa. Dra. Renata Augusta (CPII/Rio de Janeiro)

14h:00-17h:00

 

Fórum de Discussão e Plenária

(Leitura do documento)        

 Será realizada em sala na Plataforma zoom. Link será informado posteriormente

Mediação: Profa. Dra.Juliana de Andrade (UFRPE/2ª Secretaria ANPUH) e Prof. Dr Egberto Mello (URCA/ Coordenação do GT de Ensino)

 

Relatoria: Prof. Dr. Wilian Bonete (UFPEL) e Profa. Dra. Patricia Silva (RME Goiana/Goiás)

Título da Área










{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}