O Ensino Médio brasileiro vive, há décadas, crises de identidade, diante da necessidade de formação dos jovens brasileiros, no final de sua escolarização obrigatória. Não é apenas uma crise, pois a cada momento histórico as demandas sociais para essa formação variam, com algumas permanências.
Um breve arrazoado feito a partir do histórico de documentos legais, estudos sobre o Ensino Médio e artigos de diferentes origens aponta para características disciplinares ou estruturais que se repetem. Quanto aos diferentes componentes curriculares e a manutenção de um ensino disciplinar ou interdisciplinar, apontam a necessidade de reformulação, notadamente quando se fala em novas diretrizes ou orientações legais.
Outra parte desses estudos remete a questões mais gerais que também afetam a organização curricular, como é o caso de uma formação propedêutica ou para o mundo do trabalho, a extensão da carga horária, a obrigatoriedade ou flexibilidade na escolha de disciplinas pelos estudantes.
O SEMINÁRIO Outros futuros possíveis para o ensino de História no Ensino Médio pretende abordar, entre as questões específicas remetidas aos componentes curriculares, o que a História tem a dizer, como proposições possíveis, diante de tantas questões.
Sabemos que estamos em tempos revoltos, em que um Novo Ensino Médio imposto em condições arbitrárias confundiu o cenário, os problemas e as eventuais soluções, diminuiu carga horária e diluiu a especificidade disciplinar, a ponto de esvaziar o conhecimento específico, em áreas de conhecimento. Neste sentido, consideramos necessário apresentar o que a História tem a dizer, de seu lugar e importância, como conhecimento social a ser ensinado e aprendido e sobre cada problema apontado,
Ressalta-se que o Seminário não é sobre o NEM, catástrofe anunciada e realizada. É sobre o que nós temos a dizer em relação ao lugar da História no Ensino Médio, ultrapassando o NEM e considerando as questões remanescentes do antigo Ensino Médio. Sobre o NEM, somente podemos afirmar e não deixar dúvidas: REVOGA NEM!