Este é um evento online
A tentativa de estruturar um debate acerca do Racismo Estrutural traz à
tona questões fundamentais para o campo Educacional, porque a naturalização de
pensamentos e situações que promovem a discriminação racial que formam o
racismo estrutural no campo da educação ou além dos muros das escolas, precisam
ser desarticulados.
Para compreender o que se trata o racismo estrutural, é preciso refletir sobre
a
naturalização de ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que já fazem
parte da vida cotidiana do povo brasileiro, e que promovem, direta ou
indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. Um processo que atinge tão
duramente — e diariamente — a população negra (ALMEIDA, 2018). Logo, a educação passa a representar novos
desafios em relação a este paradigma, pois cabe à mesma formar cidadãos que
valorize, respeite e se reconheça na sociedade.
Portanto, para se promover uma educação antirracista se faz
necessário reconhecer que o racismo existe também na escola. O que por sua vez,
ela não é um espaço imune e segmentado da sociedade, porque ela é constituída e
construída pelas mesmas pessoas que circulam fora daquele espaço. Mas, considerando
a Instituição de Ensino como o espaço na qual estereótipos, preconceitos e
práticas discriminatórias são desconstruídas, precisamos fortalecer diálogos e
reflexões a procura de meios de realizar ações afirmativas no combate ao
racismo, a discriminação e ao preconceito que vitimizam a comunidade escolar
negra.
Desta forma, a abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira
no campo da educação viabiliza desconstruir e desarticular o racismo estrutural
que direta e indiretamente afeta a população afro-brasileira. Mas que, viabiliza a auxiliar o autoconhecimento da identidade das pessoas negras, além de
contribuir para a igualdade étnico-racial.
Partindo do pressuposto de que todos são iguais, propomos nesta live, oferecer aos leitores, professores e estudantes das licenciaturas, em especial, os estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA (unidade PE), de debaterem sobre a valorização da diversidade étnica e cultural de um povo, ampliando seu conhecimento através da vivência com o outro, esse inserido no contexto de uma Educação Antirracista, promovendo ações didático/pedagógico que viabilize o reconhecendo étnico-racial, as lutas e resistências de um povo na busca no fortalecimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
MEDIADOR
Professor Mestre Cleonildo
Júnior
Mestre pelo Programa de
Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação da Universidade
de Pernambuco - Campus Mata Norte - Linha de Pesquisa Formação de Professores; Pós-graduado
em História da África – FUNESO/UNESF; Pós-graduado em Ensino de História e Geografia
– UNICID; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú –
UVA; Docente de Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/ISEAD/PE e membro pesquisador
do Grupo de Estudos Étnico-Racial e Ambiental (GERA) da Universidade Pernambuco
– UPE/Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata.
CRONOGRAMA
DIA |
HORA |
PALESTRA/TEMA |
PROFESSOR
CONVIDADO |
11/05/2021 |
20:00hs – via
Instagram
|
“O RACIMSO ESTRUTURAL E REPERCUSSÃO
NA SOCIEDADE BRASILEIRA – DESARTICULANDO AS PRÁTICAS RACISTAS”
|
Professor e
Historiador Dr.º Leandro Patrício da Silva
|
12/05/2021 |
20:00hs – via
Instagram
|
“A
LEI Nº 10.639/03 E SUBSÍDIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA”
|
Professora e
Pedagoga Dra. Adlene Silva Arantes
|
13/05/2021 |
20:00hs – via
Instagram
|
“O
EMPONDERAMENTO DA MULHER NEGRA NO BRASIL – SUBSÍDIOS PARA DESARTICULAÇÃO DO
RACISMO ESTRUTURAL”
|
Professora Especialista e Servidora Pública Irani
Santana da Silva
|
PALESTRANTES
Professor e Historiador Dr.º
Leandro Patrícia da Silva
Doutor
em História Social pela UFBA – Universidade Federal da Bahia; Mestrado e
Graduação em História pela UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Presta serviço como Professor Universitário no Curso de Pedagogia da
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/ISEAD/PE e nos Cursos de
Pós-Graduação da Faculdade Europeia também gerida pelo ISEAD, foi, ainda,
Coordenador de Polo EAD Recife pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo
(2013 e 2015); foi professor pesquisar I (2013-2015) e tutor virtual
(2009-2013) da UAEADTec - Unidade Acadêmica de Educação a Distância e
Tecnologia - UFRPE, através da UAB - Universidade Aberta do Brasil, onde era
responsável, na maior parte desse tempo, pela formação / treinamento /
capacitação sobre o Moodle para professores e tutores; já atuou na educação
básica, tendo sido professor de História e outras disciplinas do Ensino
Fundamental II e Médio; atualmente é Coordenador da Comissão de Educação
(2018-Atual) do Movimento Emaús América e Gestor Escolar (2013-Atual) da Escola
de Educação Profissional Luis Tenderini, da Associação dos Trapeiros de Emaús
Recife, onde sempre acumulou a função de Gerente de Projetos Sociais
(2008-Atual), tendo sido também Diretor (2010-2013) da instituição; como
docente, pratica o ensino híbrido, fazendo uso do Google Cloud Suite e Google
Education para ajudar na mediação professor-aluno e
ensino-aprendizagem
Professora e Pedagoga Dra. Adlene Silva Arantes
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2014).
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Graduada em
Pedagogia também pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Foi bolsista do III Concurso de Dotações de Pesquisa sobre Negro e
Educação, financiado pela Fundação Ford e apoiado pela Ação Educativa
Assessoria, Pesquisa e Informação, e pela Associação Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em Educação-ANPED. É Professora Adjunta da Universidade de
Pernambuco - UPE - Campus Mata Norte (FFPNM), atuando na graduação e no
Mestrado Profissional de Educação (na Linha de Política e gestão educacional). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação PPGE - Mestrado Profissional em Educação. Lidera o Grupo de Estudos Étnico-racial e Ambiental - GERA. É pesquisadora dos Grupos de pesquisa: Grupo de Estudos Étncio-racial e Pesquisa sobre Cultura Escrita - UFMG e do Centro de Pesquisa em História da Educação - GEPH - UFM. É coordenadora do GT21 - Educação e Relações Étnico-raciais/ANPDE Nordeste (Gestão 2020-222).Desenvolve
atualmente as temáticas de pesquisa: Imprensa pedagógica e discursos eugênicos
(na área de história da educação); Literatura afro-brasileira e africana em
bibliotecas escolares da Mata Norte Pernambucana (na área das Relações
étnico-raciais). Tem orientado nas áreas de pesquisa já mencionadas e em
Políticas de ações afirmativas, Políticas de Inclusão e política e gestão
educacional.
Professora Especialista e Servidora Pública Irani Santana da Silva
Pós-Graduada em História da África - FUNESO/UNESF; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Docente da Faculdade de Igarassu - FACIG; Servidora pela Secretaria de Educação de Recife a 15 anos na área da Educação Infantil. É contadora de história e ativista nas questões Étnico-Raciais.
REALIZAÇÃO
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}