Oficinas Temáticas | Plano Diretor de Porto Alegre 2023

Oficinas Temáticas | Plano Diretor de Porto Alegre 2023

online R. Siqueira Campos, 1300 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

II Simpósio Brasileiro de Biogeografia

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho de 2024

Salvador, BA

V CIHPN

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Brasília, DF

Ayla Schafer - Tour Brasil - São Paulo - 21/12

Quinta-Feira, 21 de Dezembro

São Paulo, SP

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

As Oficinas Temáticas integram a etapa de Leitura da Cidade do atual processo de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre e tem o objetivo de promover debates sobre o desenvolvimento urbano da nossa cidade com base na avaliação do conteúdo do Plano Diretor Municipal vigente (LC 434/99, modificada pela LC 646/10 e alterações posteriores), tanto sob o ponto de vista da percepção da população local quanto na visão técnica de especialistas no tema.

Estruturadas a partir dos 7 Eixos Temáticos de debate, correlacionados com as atuais Estratégias do Plano Diretor de Porto Alegre e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).


Eixo Temático 1 | Desenvolvimento Social e Cultural

Eixo Temático 2 | Ambiente Natural

Eixo Temático 3 | Patrimônio Cultural

Eixo Temático 4 | Mobilidade e Transporte

Eixo Temático 5 | Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana

Eixo Temático 6 | Desenvolvimento Econômico

Eixo Temático 7 | Gestão da Cidade


O evento ocorrerá de forma híbrida. As inscrições são gratuitas. Para a participação de forma presencial há vagas limitadas em função da capacidade máxima do espaço físico disponível.

Para maiores informações sobre a Revisão do Plano Diretor, consulta, documentos e relatórios do processo, acesse nosso site: https://prefeitura.poa.br/planodiretor

Participação pela Modalidade ONLINE

O evento é transmitido plataforma Zoom.

O link é enviado aos e-mails cadastrados na "Atividade" da Oficina Temática, no início da tarde do dia do evento.

Para fins de organização, as INSCRIÇÕES SÃO ENCERRAS AO MEIO-DIA da data da Oficina Temática.

Palestrantes

EIXO TEMÁTICO 2 | Ambiente Natural

Elisabete França, gestora pública dedicada à implantação de programas de desenvolvimento urbano-habitacionais e de mobilidade urbana. Arquiteta (FAU-UFPR), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.


EIXO TEMÁTICO 1 | Desenvolvimento Social e Cultural

Carlos Leite, Urbanista, PhD, é professor do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É consultor em desenvolvimento urbano (BID, CAF, UNESCO). Membro do conselho consultivo da Fundação Tide Setúbal. Foi gestor público como Diretor da São Paulo Urbanismo, PMSP. Autor do Plano Diretor de Mogi das Cruzes que recebeu o Prêmio IAB em 2018.


EIXO TEMÁTICO 3 | Patrimônio Cultural

Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Trabalhou na área de planejamento urbano da Prefeitura de Nova Iguaçu, de 2005 a 2008. Em 2009, tornou-se Subsecretário de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Em 2012, o órgão converte-se em IRPH – Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, após o reconhecimento da UNESCO para a Paisagem Cultural da cidade, tornando-se Presidente do órgão, vinculado ao Gabinete do Prefeito. Em 2013, acumula a função de Assessor Especial do Prefeito Eduardo Paes para Assuntos Urbanos. De 2009 a 2016, foi Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Desde 2015, é conselheiro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ). Em 2016, foi selecionado como curador do pavilhão brasileiro da Bienal Internacional de Arquitetura em Veneza. Em 2018, tornou-se um Loeb Fellowship na Harvard Graduate School of Design. Em 50 anos do programa, que reconhece profissionais no campo do urbanismo, é o terceiro brasileiro agraciado. Desde janeiro de 2021, é o secretário municipal de Planejamento Urbano do RJ, além de presidente do Instituto Pereira Passos.

Lucas Volpatto, mestre em Arquitetura e Urbanismo: o Projeto como Investigação e Edificações Culturais - UniRitter / Mackenzie,  pós graduado  em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado pelo CECI / UFPE  e graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Uniritter (2008) onde atuou como docente de 2016 a 2022  na graduação, pós-graduação e em  grupos de pesquisas. É presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre, e  representando o Instituto de Arquitetos do Brasil.  É conselheiro na Comissão de Patrimônio Histórico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul) e é membro  da  Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre. É sócio fundador do  Studio1 Arquitetura, atuando na  área de projetos  e execuções de conservação e restauro,  atualização de espaços religiosos e em outras áreas da arquitetura.


EIXO TEMÁTICO 4 | Mobilidade e Transporte

Ciro Biderman, professor do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor do FGV Cidades. Pós doutor em Economia Urbana pelo DUSP/MIT em 2007 e Doutor em Economia pela FGV em 2001. Seu interesse de estudo inclui economia regional e urbana focado em políticas públicas no nível sub-nacional com ênfase em transportes e uso do solo. Foi diretor de Inovação da São Paulo Negócios (2016) e Chefe de Gabinete da SPTrans (2013-2015) ambos da Prefeitura de São Paulo.


EIXO TEMÁTICO 5 | Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana

Raul Juste Lores é jornalista e escritor, e tem o canal no YouTube “São Paulo nas Alturas”, além do podcast homônimo. Também apresenta uma coluna diária na rádio CBN, no quadro Mais São Paulo. É autor do livro “São Paulo nas Alturas” (editora Três Estrelas), finalista do Prêmio Jabuti 2018, atualmente em sua 6a reimpressão. Foi redator-chefe da revista Veja São Paulo. Pela Folha de S. Paulo, foi correspondente em Pequim, Nova York e Washington, e editor do caderno Mercado, de economia e negócios. Antes, foi editor de Internacional e correspondente em Buenos Aires da revista Veja, e apresentador e editor-chefe do Jornal da Cultura, da TV Cultura, de São Paulo. Em 2012, foi bolsista da Eisenhower Fellowships, onde estudou urbanismo e inovação digital. Ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) “pela difusão da arquitetura” em 2012.


EIXO TEMÁTICO 6 | Desenvolvimento Econômico

Fernando Ferreira, graduado em Economia pela Universidade de Maringá. Mestre em Economia pela UFRGS. PhD em Economia pela University of California, Berkelet. Atualmente C. F. Koo Professor, em The Wharton School, University of Pennsylvania. Com destaque nas áreas de Mercado Imobiliário, Economia de Negócios e Políticas Públicas. Pesquisador associado do National Bureau of Economic Research (NBER) Faculty Fellow, Penn Institute for Urban Research.


EIXO TEMÁTICO 7 | Gestão da Cidade

Águeda Muniz, atua nas áreas de planejamento, gestão e governança. Atuou na Administração Pública, por 8 anos, como Secretária Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, no Ceará. Esteve, recentemente, como CEO em empresa familiar no segmento da construção civil. É doutora em Arquitetura e Urbanismo, com linha de pesquisa em Urbanização e Políticas Públicas e especialista em Finanças e Gestão Pública com foco em Estadas e Municípios. Atualmente, está como Diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, uma empresa da Aegea Saneamento.

1º PASSO | Cadastro Participante

Neste passo, INCREVA-SE COMO PARTICIPANTE DO EVENTO. Após, verifique o seu e-mail com remetente da Even3 e clique no link abaixo de "ATIVIDADES & SUBMISSÕES" para continuar a inscrição nas OFICINAS desejadas.

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

2º PASSO | Inscrições Oficinas

Verifique o e-mail cadastrado a mensagem com remetente "Even3" e clique no link abaixo de "ATIVIDADES & SUBMISSÕES" para inscrição na(s) OFICINA(S). Selecione os EIXOS TEMÁTICOS e o FORMATO (Online ou Presencial) qual você deseja participar. Somente serão aceitos no Online o usuário identificado com o nome informado durante a inscrição do evento.

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}