Organizadoras das Oficinas
Dra. Andrea Cristina Martins Pereira – professora e coordenadora do PPGL/EL/Unimontes
Me. Elisângela Mesquita Silva – Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros
Me. Enólia Nunes Ferreira Lopes – Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros
Me. Noêmia Coutinho Pereira Lopes – professora no Colégio São Mateus
Dra. Rita de Cássia Silva Dionísio Santos – professora e coordenadora adjunta do PPGL/EL/Unimontes
Prof.ª Cyntia Pinheiro - professora no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez
1ª Oficina:
OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICA - SÉRIES POÉTICAS: IMAGEM, PALAVRA, CINEMA, MONTAGEM
Datas: 6 e 7 de maio
Horário: 9h às 12h
Local: Centro Cultural Dr. Hermes de Paula
Público-alvo: interessados em poesia, cinema, fotografia, desenho e afins.
Número de vagas: 20
(Certificado de 10 horas)
Professores:
• Luiz H. C. Penido – ensaísta, pesquisador e professor de teoria da literatura. Doutor em Literatura Comparada pela UFMG, atualmente é vinculado ao Departamento e Comunicação e Letras da Unimontes e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários.
• Tida Carvalho – ensaísta, poeta, pesquisadora e professora de Literatura Brasileira. Doutora em Estudos Literários pela UFMG (2003), atualmente é vinculada ao Departamento e Comunicação e Letras da Unimontes e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários. Além do trabalho ensaístico, tem dois livros de poemas publicados, Pretéritos amanhãs (2024) e Dois Quartos (2017), este último em parceria com o poeta Hugo Lima.
Resumo da proposta: Partimos de duas provocações de Didi-Huberman. A primeira, presente em uma passagem do texto “Quando as imagens tocam o real”, surge da afirmação de que uma imagem bem olhada é uma imagem que desconcerta para em seguida renovar nossa linguagem e, por extensão, nosso pensamento. A segunda aparece no livro Passados citados por Jean-Luc Godard, número 5 da série “O olho da história”, em que Didi-Huberman trata do poeta da imagem, o sujeito-cinema que faz e pensa cinema com os olhos no passado, do cinema e da literatura. Teórico da imagem, filósofo, artista, Godard, adepto do cinema-poesia, realizaria exemplarmente esse “universo de formas”. A proposta dessa oficina será a realização de breves exercícios de montagem no vão entre a imagem (vídeo, fotografia, desenho, esboço) e a palavra (poesia). Assim, os participantes registrarão instantâneos fotográficos e/ou vídeos curtos orientados para a realização de montagens seriadas ou mais simplesmente quadros imaginativos em série. Em seguida, esses quadros serão provocados, em um exercício de criação, a se ligarem a séries de palavras que servirão de preparação ao exercício poético: esboços, por assim dizer. No primeiro momento, imagem da palavra, no segundo, palavra da imagem. A oficina será encerrada com uma apresentação das criações. Acreditamos que a oficina de criação poética será uma oportunidade lúdica para escritores, amadores ou não, reconstituírem o laço entre imagem e palavra, abrindo novas possibilidades criativas.
2ª Oficina:
LEITURA LITERÁRIA: A CRIANÇA NOS CONTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES
Data: 09 de maio
Horário: 9h às 12h
Local: Centro Cultural Dr. Hermes de Paula
Público-alvo: estudantes da graduação e da pós-graduação em Letras e em Pedagogia, professores da Educação Básica.
Número de vagas: 20
(Certificado de 5 horas)
Professores:
• Isabela Ruas Aguiar – Psicóloga especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional Unimontes/HUCF, mestranda do PPGL (bolsista FAPEMIG).
• Osmar Pereira Oliva – Mestre em Literatura Brasileira, doutor em Literatura Comparada. Professor da Unimontes. Poeta, contista e artista visual, com dezenas de livros publicados na área dos Estudos Literários.
Resumo da proposta: Esta oficina convida à leitura literária de contos de Lygia Fagundes Telles que possuem crianças como protagonistas da trama para pensar a figura da criança na literatura, o percurso ficcional que a escritora se serve para construir um universo infantil em seus contos. Dois mundos serão explorados em “O Menino” e “Hô-Hô”, contos recolhidos na última antologia de Telles, “Os contos” (2018), e cujas propostas ficcionais apresentam um complexo mosaico disso que trataremos como a “poética da infância” na literatura da escritora.