O objetivo da Oficina " Pedagógica de Matemática nos Anos Iniciais" é promover recursos pedagógicos de Matemática aos professores dos anos inicias, bem como reforçar os conceitos matemáticos vistos ainda na formação acadêmica, de modo que esse professor desenvolva em sua prática docente “esse passar dos conteúdos matemáticos” mas de forma lúdica.
A criança nos anos iniciais já possui o primeiro contato com os números e
com os conceitos matemáticos. São apresentadas a elas táticas essenciais
para estimular suas competências intelectuais, ou seja, o seu raciocínio
lógico é estimulado, desde as pequenas ações, por exemplo, a contagem
dos alunos presentes na sala de aula, às mais complexas, como a formação
de algoritmos das operações envolvendo números racionais. Nesse intuito,
é que propomos desenvolver a Oficina Pedagógica de Matemática nos Anos
Inicias para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da
Matemática, estimulando o raciocínio lógico e reforçando os conceitos
matemáticos.
As atividades e as ferramentas escolhidas para a realização da oficina
serão adequadas aos diferentes níveis, desde a educação infantil ao quinto
ano do ensino fundamental.
A oficina será realizada em 2 momentos:
1) Ofina Sistema de Numeração Decimal – 4h, no dia 17/09
2) Oficina Geometria: perímetro e área de figuras planas – 4h, no dia 18/09
Público Alvo:
Professores dos anos iniciais;
Estudantes dos 7º e 8º períodos dos cursos de graduação em Pedagogia,
bem como, da Licenciatura em Matemática;
E demais interessados.
O evento é organizado pela equipe do projeto Sarminina Cientistas: Estimulando Meninas do Maranhão para as Carreiras de Exatas e Tecnologia, que tem como objetivo aumentar a presença de mulheres nos campos de ciência e tecnologia (C&T).
O projeto Sarminina Cientistas é um projeto de extensão da UFMA, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).