Nosso colóquio ‘Ocupar a Psicanálise: Questões para uma Clínica e Universidade antirracista’, é parte do Novembro Negro da Universidade Federal de Minas Gerais e irá acontecer de 26 a 28 de novembro de 2025. Este evento é fruto da missão de transmitir uma psicanálise atenta ao seu tempo, compartilhada pelo Ocupação Psicanalítica, coletivo interracial de psicanalistas em prol de uma clínica antirracista e decolonial, e pela LAPSO, Liga Acadêmica de Psicanálise, Clínica e Sociedade da Universidade Federal de Minas Gerais. Inaugurando uma parceria entre os dois coletivos e abrindo um espaço aberto de troca, formação e debate junto à universidade.
A programação reúne mesas e conferências que abordam as interseções entre psicanálise, antirracismo, universidade e clínica, a partir de perspectivas críticas e plurais, com convidados e convidadas de reconhecida atuação acadêmica, clínica e social.
O evento tem apoio do Núcleo Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (PSILACS), da Rede de Pesquisa e Formação Lélia Gonzalez e da Editora n-1.