A Diocese de Castanhal, através da Comissão Justiça e Paz, convida a sociedade em geral para o SEMINÁRIO “O CUIDADO COM A CASA COMUM EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA.”
O Evento é uma das ações que integra a iniciativa “Igreja Rumo à COP 30: Articulação por Ecologia Integral e Justiça Climática” que consiste numa articulação da Igreja no Brasil no caminho de preparação em vista da COP 30, a conferência sobre o clima organizada pela ONU.
O Seminário acontecerá em 23 de abril de 2025, no auditório da Catedral de Castanhal, das 08h30 às 12h00, e tem, como objetivo: promover a reflexão sobre a importância da construção de planos de adaptação e preparação para os desastres climáticos.
A escolha dessa temática está conectada com as preocupações sobre os efeitos das mudanças climáticas, que estão se intensificando no chão das comunidades do território da Diocese de Castanhal, como, por exemplo, as implicações das queimadas e da falta de água para consumo e produção de alimentos.
O cenário exige uma compreensão abrangente e ações coordenadas, para mitigar os impactos desses desastres, e fortalecer a capacidade de recuperação das fontes de água dessas comunidades, e de regeneração da cobertura vegetal.
O Evento também fará memória da Campanha da Fraternidade 2025 que aborda o tema da ECOLOGIA INTEGRAL e oferece uma oportunidade de reflexão para toda a sociedade sobre a necessidade de adotarmos um papel ativo na definição de diretrizes e na preparação para a COP 30, com foco no cuidado do meio ambiente e na promoção da justiça socioambiental.