Observação Oceânica Feita por Animais Marinhos

Observação Oceânica Feita por Animais Marinhos

online Este é um evento online

Observação Oceânica Feita por Animais Marinhos

O potencial de utilização de animais marinhos como plataformas de observação ambiental cresceu nos últimos 30 anos representando uma verdadeira revolução na obtenção e coleta de dados principalmente em regiões de acesso remoto. Vertebrados marinhos foram incorporados à redes de monitoramento ambiental como verdadeiros “oceanógrafos animais” (AniBOS) o que representou uma mudança de paradigma.

Desenvolvimentos tecnológicos, colaboração de profissionais de várias áreas de atuação e conhecimento, estabelecimento de protocolos comuns, critérios e padrões de atuação, compartilhamento de dados, assim como metodologias específicas e trabalho em rede foram pano de fundo para seu sucesso.

Dados de telemetria animal fornecem informações robustas, confiáveis e comparáveis sobre o meio ambiente, além de informações biológicas sobre os animais marcados individualmente. Parâmetros vitais de vertebrados superiores apresentam oscilações/pulsos que podem sustentar as populações durante muitos anos, mas para avaliar esta variabilidade são necessários programas de monitoramento.

A telemetria animal pode informar sobre a saúde global dos oceanos quase em tempo real, como demonstrado pelo rastreamento de elefantes-marinhos, baleias-jubarte e pinguins e refletir a distribuição de presas no ecossistema marinho. 

No Brasil, estamos implementando o Programa Nacional de Rastreamento de Animais Marinhos (PNRAM) através da Rede Nacional de Telemetria Animal Marinha (RAM-BR) junto ao GOOS-Br e alinhado às iniciativas internacionais de observação dos oceanos. O PNRAM tem como missão estabelecer e manter uma rede de telemetria animal e observação dos oceanos, fornecendo uma plataforma para armazenamento, compartilhamento e análise de dados. Ampla colaboração, financiamento sustentável e coordenação são cruciais na obtenção de informações relevantes frente às alterações do ecossistema marinho em tempos de mudanças climáticas e outras pressões antrópicas, visando à proposição de ações de mitigação que contribuam para a conservação futura dos oceanos.

Saiba mais assistindo a palestra “Observação Oceânica Feita por Animais Marinhos”, que será realizada no dia 30 de abril próximo, a partir das 15h.

 

Transmissão ao vivo

     


                        CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO

Palestrante Prof. Dr. José Henrique Muelbert



Graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG e doutorado em Oceanografia - Dalhousie University (Canadá). Atualmente é Professor Titular da FURG, tendo coordenado o Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica entre 2003 e 2006 e atuado como Vice-Diretor e Diretor do Instituto de Oceanografia da FURG (IO-FURG) entre 2014 e 2017. É coordenador do INCT-Mar Centro de Oceanografia Integrado (INCT-Mar COI). Atuou no Comitê Científico Executor do Programa GOOS do Comitê Oceanográfico Internacional da Organização das Nações Unidas Para Educação Ciência e Cultura entre 2002-2007, e foi reconduzido entre 2012-2016. Representante brasileiro no Scientific Committee for Ocean Research (SCOR). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas no Atlântico Sul: ictioplâncton, processos fisico/biologicos, modelagem de transporte de larvas de peixes, modelagem espacial e variabilidade climática.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}