O VI Licenciaturas Debatem propõe um encontro para refletir sobre “O que nos afeta? A construção dos encontros na escola”. O evento convida à vivência do corpo, da escuta e do diálogo como caminhos de aprendizagem sensível. Por meio de oficinas e trocas, busca inspirar novas formas de estar junto, educar e se afetar no espaço escolar.
Auditorio: Nilo peçanha
Cronograma
07h30 | Abertura e Acolhimento
Iniciaremos o dia com um momento de recepção preparando os participantes para as vivências que virão a seguir.
08h30 | Oficinas Simultâneas
Cada participante poderá escolher uma das cinco experiências formativas, todas voltadas para a construção de bons encontros na escola:
1. Corpos, Práticas Somáticas e Percepção de Si
Através de métodos de consciência corporal, esta oficina propõe um diálogo interno com o próprio corpo. Os participantes serão convidados a mobilizar a percepção de si como campo de sensações e emoções. A atividade requer roupas confortáveis para facilitar a mobilidade durante os exercícios e uma toalha de banho
2. A Construção do Diálogo
Explora o que acontece no "entre" as pessoas. Através de práticas da Educação Biocêntrica e sistêmica, os participantes experimentarão formas genuínas de comunicação e encontro, refletindo sobre a qualidade de suas relações.
3. Relaxação
Momento dedicado ao alívio de tensões físicas, mentais e emocionais. Através de técnicas guiadas, busca-se alcançar um estado de equilíbrio e bem-estar, permitindo que os participantes reconheçam e liberem as cargas do cotidiano.
4. Dança Circular
Prática terapêutica e integrativa realizada em grupo, onde simples coreografias são aprendidas coletivamente. A dança circular promove harmonia, conexão e sentido de comunidade, utilizando músicas e movimentos de diversas culturas.
5. Oficina de Palhaçaria – "A Arte de Ser"
Espaço lúdico para explorar a espontaneidade e celebrar a imperfeição. Através de jogos e brincadeiras, os participantes são convidados a liberar a timidez, rir de si mesmos e descobrir novas dimensões do ser. Venha de coração aberto e roupa confortável
6. Dançar a Vida
Oficina que se propõe a experimentar vivências de relaxamento e vitalidade, conexão consigo, com o outro e a totalidade. Não precisa saber nenhum tipo de dança, só abertura para vivenciar. Vir com roupas confortáveis que facilitem o movimento consigo, com o outro e a totalidade. Não precisa saber nenhum tipo de dança, só abertura para vivenciar. Vir com roupas confortáveis que facilitem o movimento.
10:50 h | Roda de Conversa
Integrando as vivências das oficinas, pensando as possibilidades de bons encontros
No encerramento, todos se reunirão no auditório para compartilhar aprendizados, reflexões e insights sobre como as experiências vividas podem inspirar novas formas de estar na escola e na vida.