A Comissão Sustentabilidade Econômica e Ambiental do Cofecon realiza no dia 10 de junho, às 18:30, o webinário “O papel do Brasil diante dos desafios climáticos contemporâneos: custos econômicos das mudanças climáticas”. O evento contará com a participação do economista Carlos Eduardo Young, com mediação do economista Arthur Gonçalves Cunha, e será transmitido pelo canal do Cofecon no YouTube. As inscrições podem ser feitas AQUI e será emitido certificado de participação aos inscritos.
As mudanças climáticas já não são uma ameaça distante — seus efeitos estão presentes na realidade das populações, na forma de eventos extremos, insegurança alimentar, prejuízos à infraestrutura e perdas econômicas. Além das implicações ambientais e sociais, o avanço do aquecimento global impõe um custo econômico significativo, que recai de forma mais acentuada sobre os países em desenvolvimento. Discutir esses impactos, entender suas causas e mapear soluções sustentáveis é essencial para que o Brasil esteja preparado para enfrentar esse cenário e liderar, com responsabilidade, os debates internacionais sobre a transição ecológica.
Carlos Eduardo Young é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela mesma instituição e doutorado em Economia pela University College London. É Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), onde coordena o Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GEMA/IE/UFRJ: https://www.ie.ufrj.br/gema). Também é Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Mato Grosso (PPGCA/UNEMAT), pesquisador senior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED), e membro do Painel Científico para a Amazônia (https://www.aamazoniaquequeremos.org/).
Arthur Gonçalves Cunha é economista com experiência em análise de dados, indicadores de desempenho e suporte à tomada de decisão em temas ambientais, econômicos e de mercado. Atuou em instituições como o IBGE e empresas privadas e possui conhecimento técnico na área contábil e em ferramentas de apoio à gestão e análise de dados.