O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU e o Le Monde Diplomatique Brasil realizam, no próximo dia 7 de dezembro de 2017, às 18h, o Debate “Novos Olhares sobre o Direito à Cidade”.
O evento tem por objetivo debater questões relativas às opressões de gênero, raça e orientação sexual e sua relação com o direito à cidade. Para estimular o debate, convidamos:
Joice Berth - Arquiteta e Urbanista. Pós-graduada em Direito Urbanístico pela PUC-MG. Feminista Interseccional Negra. Integrante do Coletivo Imprensa. Colunista do Justificando. Atualmente, é assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo.
Marielle Franco - Socióloga. Mestra em Administração Pública pela UFF. Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Atualmente, é Vereadora do Município do Rio de Janeiro pelo PSOL.
Coletivo Babado Periférico - Coletivo composto por LGBTs da quebrada e produtores da recém lançada websérie que trata sobre temas como saúde, educação, família, aceitação da comunidade, juventude, cultura, da realidade de resistência diante de tanto preconceito, exclusão e exploração.
Na oportunidade, o IBDU lançará as publicações e a websérie do projeto editorial “Direito à Cidade: novos olhares”. As duas primeiras publicações, que abordam a questão urbana a partir de olhares de gênero já estão disponíveis em versão digital gratuita no site www.ibdu.org.br.
Conheça mais sobre o projeto editorial “Direito à Cidade: novos olhares”
Para tratar da pauta das opressões e permitir que novas vozes expressem sua opinião sobre o direito à cidade, contribuindo para um debate coletivo em permanente construção, o projeto editorial “Direito à Cidade: novos olhares” traz uma série de publicações gratuitas e uma websérie de quatro episódios.
Se, por um lado, os movimentos sociais urbanos avançaram em uma agenda de reivindicações em torno do direito à moradia adequada, do saneamento e da mobilidade, atualmente, as demandas de grupos identitários ganha importância para pensar a pauta do direito à cidade. A conquista da casa ou do transporte público, por exemplo, não implica na superação das relações de opressão baseadas no gênero, na raça, na orientação sexual ou na idade.
Os olhares apresentados nas publicações e vídeos são de militantes sociais, acadêmicos e profissionais que pensam e ressignificam as lógicas de mercantilização do espaço público, levando em conta as opressões e intersecções entre elas.
Fazem parte do projeto editorial as seguintes produções coletivas:
Livro “Direito à Cidade: uma visão por gênero”
Livro “Direito à Cidade: uma outra visão de gênero”
Livro “Direito à Cidade: olhares e vivências da cidade a partir da identidade de gênero e diversidade afetiva & sexual”
Livro “Direito à Cidade 129 pós-abolição: vivências negras no espaço urbano”
Websérie Novos Olhares sobre o Direito à Cidade
Programação do Debate Novos Olhares sobre o Direito à Cidade
18h - Recepção e abertura
18h30 - Lançamento da Websérie “Direito à Cidade: Novos Olhares” + Lançamento das publicações “Direito à Cidade: Uma visão de Gênero” e “Direito à Cidade: Uma outra visão de Gênero”
18h45 - Debate com Joice Berth, Marielle Franco e Coletivo Babado Periférico
21h - Encerramento
Local: Auditório do Instituto Pólis - 1º andar
Rua Araújo, 124 - Vila Buarque - São Paulo/SP.
Próximo ao metrô República.
Haverá transmissão on-line do evento
Vagas para participação presencial: 80 pessoas
Realização:
Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU
Le Monde Diplomatique Brasil
Apoio:
Instituto Pólis
Fundação Ford