A educação básica do Brasil vem passando por avanços, e como marco na história do financiamento podemos destacar a implantação do novo Fundeb que se consolidou como instrumento contínuo e permanente de financiamento da educação básica, assegura a equiparação das igualdades educacionais e aponta caminho para a equiparação da valorização dos profissionais da educação. A elaboração do novo Fundeb, veio para reconhece o papel dos estados e municípios na educação básica, com a destinação de mais recursos, especialmente no que diz respeito à Complementação da União. No ano de 2026 essa complementação deverá chegar a 23%.
O programa de Pós-Graduação em Gestão Publica da UFPI visa produzir pesquisas e qualificação profissional, contribuir para o avanço do conhecimento e solução de problemas para a sociedade. A disciplina Arranjos Federativos e Políticas Públicas, ministrada pelo Prof. Dr. Francisco Mesquita de Oliveira em 2022, discutiu o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica que é um conjunto de recursos contábeis e ainda muito novo para a gestão pública.
Assim o trabalho busca contribuir com o propósito esclarecer sobre a composição do Fundeb e como se dá a prestação de contas no Estado do Piauí, trazendo as informações necessárias para uma gestão de qualidade e eficiente para a sociedade.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=TZNpFf4IUsc