1° Simpósio Nós na Universidade: Povos tradicionais, educação e políticas públicas

1° Simpósio Nós na Universidade: Povos tradicionais, educação e políticas públicas

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

29 de Agosto de 2022
Evento online

IV SUSTENTARE e VII WIPIS

16 de Novembro de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre
Evento online

IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM

5 de Dezembro de 2022

Sobre o evento

O 1° Simpósio Nós na Universidade: Povos Tradicionais, Educação e Políticas Públicas, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (PPGH-UFC) e o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (NUDOC/UFC), tem por objetivo geral refletir sobre as relações de poder na produção, circulação e consumo de conhecimentos nas universidades públicas brasileiras. O evento terá o formato de rodas de conversas e minicursos e será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro e terá transmissão virtual.

O “Nós na universidade” visa enfatizar as estratégias de articulação dos diferentes saberes, buscando promover a educação antirracista e a promoção e qualificação das ações afirmativas. Reconhecendo como legítima e necessária a integração entre a Universidade e os chamados Povos Tradicionais na construção das pautas da educação básica do ensino de História e da preservação do Patrimônio das diversas etnias, busca-se refletir sobre os grupos que historicamente estiveram excluídos dos espaços acadêmicos, como os povos indígenas, quilombolas, ciganos.

O Simpósio é organizado pelo Grupo de Estudos Caldeirão: confluências anticoloniais, do qual participam as e os estudantes da primeira turma de pós-graduação com vagas especificas para indígenas e quilombolas no PPGH-UFC, iniciada em 2021. Nesse contexto, reconhecemos o valor e ratificamos a necessidade da manutenção e ampliação das ações afirmativas nas universidades públicas, das cotas, do debate acerca da implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 que alteraram o Artigo 26A da LDB, tornando obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e a Lei Estadual 13.842, (CE) de 27 de novembro de 2006, que instituiu o Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura”.  

Acreditamos que nossa proposta contribuirá para a ampliação dos debates sobre a descolonização da universidade; as soberanias intelectuais, culturais, alimentares, cartográficas, religiosas dos chamados Povos Tradicionais, bem como para o reconhecimento dos sujeitos dessas comunidades como produtores de conhecimento dentro e fora da Universidade. 

O 1º Simpósio está sintonizado também com as políticas de memória do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa (NUDOC), do Departamento de História da UFC, que possui um dos maiores acervos sobre os povos indígenas do estado do Ceará e está em fase de elaboração do projeto de extensão “Mural COVID 19” (Museu Digital das resistências anticoloniais – povos indígenas, de terreiro e quilombolas), sobre as experiências de enfrentamento à pandemia do coronavírus.


Link para inscrição na monitoria do evento: https://forms.gle/BYPGyHoDxskuoAEw6


Inscrições

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Convidados

{{item.nome}}



Palestras e Minicursos

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}