Professores da rede pública e privada da Educação Infantil ao Ensino Médio e
graduando em Licenciaturas, de qualquer área.
É necessário anexar documentação
(PDF) comprobatória no ato da inscrição. Somente os inscritos que apresentarem
a documentação correta serão aprovados para participar ao curso.
Tipos de
documentos: vínculo docente com uma escola ou documento de instituição de ensino
superior (vínculo discente em licenciatura de qualquer área).
O curso é totalmente gratuito.
Número
de vagas e plataforma de transmissão:
Serão disponibilizadas 95 vagas.
A plataforma de transmissão será Google Meet.
Antes do início de cada módulo do
curso será enviado o link para acessar à
transmissão.
Avaliação:
Será solicitado de cada participante um plano de aula com um dos conteúdos
apresentados como forma de avaliação, mas não será atribuída nota.
Promoção
e certificação:
NEVE: Núcleo de Estudos Vikings e
Escandinavos (UFPB).
Sobre o curso
Tanto
a magia como o fantástico no seu mais amplo espectro, estão presentes na
literatura da Escandinávia medieval, nas narrativas mitológicas e folclóricas
bem como nos contos de Andersen, Asbjørsen e Moe. Desde a Idade Média até o
século XIX os elementos mágicos e fantásticos podem ser considerados
personagens dessas narrativas, bem como obstáculos e são benfazejos, quando
auxiliam o protagonista. Essas narrativas que desde algum tempo estão presentes
em diversas mídias, como séries e filmes de streaming, vídeo jogos, jogos de
tabuleiro entre tantos outros. Portanto a magia e o fantástico escandinavos bem
como a mitologia estão presentes no nosso cotidiano e povoam o imaginário. O
objetivo desse curso de extensão exclusivo para professores e graduandos, é
oferecer uma visão de como esses elementos estão presentes nas narrativas, na
mitologia e na iconografia. Como analisar esses elementos e como eles podem ser
trabalhados na sala de aula. Além de contribuir para a divulgação da história,
cultura e literatura da Escandinávia.
Dessa
forma, o curso de extensão se apoia nas prerrogativas de alguns Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs), por exemplo, aplicados ao Ensino Fundamental e
Médio, onde enfatiza-se que o aluno aprenda a conhecer os mitos sobre a origem
do mundo e da humanidade; a relação de mito e religião; mitos que explicam o
legitimam crenças morais, práticas sociais e culturais; o tempo mitológico;
além de aspectos mágico-religiosos.
Mas
além do PCN, também respaldamos nosso embasamento na Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), ao considerar que os mitos são uma forma de linguagem pela
qual diferentes povos expressavam sua visão e compreensão sobre a realidade
natural e sobrenatural, assim como, eram usados para explicar as origens e
funções de algo. A BNCC permite adoção de fontes mitológicas, folclóricas,
literárias e iconográficas para fomentar a análise de diferentes temáticas,
adotando uma abordagem transversal e interdisciplinar. Sendo assim, o curso
visa instruir docentes de diferentes disciplinas escolares como História,
Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia, Literatura e Arte, além de graduandos
dessas áreas em licenciaturas das Ciências Humanas e de outras.
Programação do curso e ministrantes:
Palestrantes
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Aula 1 - 01/03: O fantástico nas Sagas Lendárias – Luciana de Campos
Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB
Aula 2 - 08/03: A magia na Escandinávia Medieval – Victor Hugo Sampaio
Victor Hugo Sampaio é doutor em Ciências das Religiões
pela UFPB
Aula 3 - 15/03: O fantástico na Mitologia Nórdica – Leandro Vilar Oliveira
Leandro
Vilar Oliveira é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB
Aula 4 - 22/03: A magia e o fantástico no Folclore Escandinavo – Pablo Gomes de Miranda
Pablo
Gomes de Miranda é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB
Aula 5 - 29/03: A magia e o fantástico nos contos populares escandinavos do século XIX – Luciana de Campos
Luciana
de Campos é doutora em Letras pela UFPB
Equipe técnica/site – Lorenzo Sterza e Johnni Langer.
Lorenzo
Sterza é doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB
CASELLI,
Andréa. Religião e folclore na obra de Asbjørnsen e Moe e a sua recepção
artística. Tese de Doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2022. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26345
GÍSLASON, K. The fantastic in the family sagas:
Implications for saga authorship K Gíslason - Proceedings of the 13th
International Saga, 2006. https://eprints.qut.edu.au/77360/1/77360.pdf.