Magia e Fantástico na Escandinávia

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Curso de Capacitação Docente Online

“Magia e Fantástico na Escandinávia”

Coordenação: Profa. Dra. Luciana de Campos (NEVE)


Data: 

1 a 29 de março de 2024.

Dia da semana

Sexta-feira

Horário: 

Das 20:00 horas até às 22:00 horas.

Público-alvo

Professores da rede pública e privada da Educação Infantil ao Ensino Médio e graduando em Licenciaturas, de qualquer área. 

É necessário anexar documentação (PDF) comprobatória no ato da inscrição. Somente os inscritos que apresentarem a documentação correta serão aprovados para participar ao curso. 

Tipos de documentos: vínculo docente com uma escola ou documento de instituição de ensino superior (vínculo discente em licenciatura de qualquer área).  

O curso é totalmente gratuito.

Número de vagas e plataforma de transmissão: 

Serão disponibilizadas 95 vagas. 

A plataforma de transmissão será Google Meet.

Antes do início de cada módulo do curso será enviado o link para acessar  à transmissão.

Avaliação

Será solicitado de cada participante um plano de aula com um dos conteúdos apresentados como forma de avaliação, mas não será atribuída nota.

Promoção e certificação: 

NEVE: Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (UFPB).

Sobre o curso

Tanto a magia como o fantástico no seu mais amplo espectro, estão presentes na literatura da Escandinávia medieval, nas narrativas mitológicas e folclóricas bem como nos contos de Andersen, Asbjørsen e Moe. Desde a Idade Média até o século XIX os elementos mágicos e fantásticos podem ser considerados personagens dessas narrativas, bem como obstáculos e são benfazejos, quando auxiliam o protagonista. Essas narrativas que desde algum tempo estão presentes em diversas mídias, como séries e filmes de streaming, vídeo jogos, jogos de tabuleiro entre tantos outros. Portanto a magia e o fantástico escandinavos bem como a mitologia estão presentes no nosso cotidiano e povoam o imaginário. O objetivo desse curso de extensão exclusivo para professores e graduandos, é oferecer uma visão de como esses elementos estão presentes nas narrativas, na mitologia e na iconografia. Como analisar esses elementos e como eles podem ser trabalhados na sala de aula. Além de contribuir para a divulgação da história, cultura e literatura da Escandinávia.

Dessa forma, o curso de extensão se apoia nas prerrogativas de alguns Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), por exemplo, aplicados ao Ensino Fundamental e Médio, onde enfatiza-se que o aluno aprenda a conhecer os mitos sobre a origem do mundo e da humanidade; a relação de mito e religião; mitos que explicam o legitimam crenças morais, práticas sociais e culturais; o tempo mitológico; além de aspectos mágico-religiosos.

Mas além do PCN, também respaldamos nosso embasamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao considerar que os mitos são uma forma de linguagem pela qual diferentes povos expressavam sua visão e compreensão sobre a realidade natural e sobrenatural, assim como, eram usados para explicar as origens e funções de algo. A BNCC permite adoção de fontes mitológicas, folclóricas, literárias e iconográficas para fomentar a análise de diferentes temáticas, adotando uma abordagem transversal e interdisciplinar. Sendo assim, o curso visa instruir docentes de diferentes disciplinas escolares como História, Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia, Literatura e Arte, além de graduandos dessas áreas em licenciaturas das Ciências Humanas e de outras. 

Programação do curso e ministrantes:

Palestrantes

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Aula 1 - 01/03: O fantástico nas Sagas Lendárias – Luciana de Campos

Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB


Aula 2 - 08/03: A magia na Escandinávia Medieval – Victor Hugo Sampaio

Victor Hugo Sampaio é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB


Aula 3 - 15/03: O fantástico na Mitologia Nórdica – Leandro Vilar Oliveira

Leandro Vilar Oliveira é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB


Aula 4 - 22/03: A magia e o fantástico no Folclore Escandinavo – Pablo Gomes de Miranda

Pablo Gomes de Miranda é doutor em Ciências das Religiões pela UFPB


Aula 5 - 29/03: A magia e o fantástico nos contos populares escandinavos do século XIX – Luciana de Campos

Luciana de Campos é doutora em Letras pela UFPB


Equipe técnica/site – Lorenzo Sterza e Johnni Langer.

Lorenzo Sterza é doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB


Atividades

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Inscrições

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Bibliografia básica

ALVES, Victor Hugo Sampaio. Xamanismo Ártico na Escandinávia: uma análise comparada da ocorrência de fenômenos xamânicos entre os povos nórdicos, balto-fínicos e sámis. Tese de Doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2023. https://www.academia.edu/107553899/Xamanismo_%C3%81rtico_na_Escandin%C3%A1via_uma_an%C3%A1lise_comparada_da_ocorr%C3%AAncia_de_fen%C3%B4menos_xam%C3%A2nicos_entre_os_povos_n%C3%B3rdicos_balto_f%C3%ADnicos_e_s%C3%A1mis.

CAMPOS, Luciana de. O mito da mulher guerreira: uma análise da saga de Hervör. João Pessoa: Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos, 2021, 258 páginas. ISBN: 978-65-00-22255-5. https://www.academia.edu/50828584/O_mito_da_mulher_guerreira_uma_an%C3%A1lise_da_saga_de_Herv%C3%B6r_Jo%C3%A3o_Pessoa_N%C3%BAcleo_de_Estudos_Vikings_e_Escandinavos_2021_258_p%C3%A1ginas_ISBN_978_65_00_22255_5.

CASELLI, Andréa. Religião e folclore na obra de Asbjørnsen e Moe e a sua recepção artística. Tese de Doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2022. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26345

FERREIRA, Andresa Furlan. Nykr, o espírito da água nórdico: Mitologia, folclore e arte. Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2017. https://www.academia.edu/34902161/NYKR_O_ESP%C3%8DRITO_DA_%C3%81GUA_N%C3%93RDICO_Mitologia_folclore_e_arte.

GÍSLASON, K. The fantastic in the family sagas: Implications for saga authorship K Gíslason - Proceedings of the 13th International Saga, 2006. https://eprints.qut.edu.au/77360/1/77360.pdf.

JOHANSSEN, D. On elves and freethinkers: criticism of religion and the emergence of the literary fantastic in Nordic literature. Narrative and Belief, 2018. https://www.duo.uio.no/bitstream/handle/10852/68753/Johannsen%2B2018%2BElves%2Band%2BFreethinkers%2BReligion%2BFinal.pdf?sequence=1.

LANGER, Johnni. História e sociedade nas sagas islandesas: perspectivas metodológicas. Alethéia 1, 2019. https://www.academia.edu/752526/HIST%C3%93RIA_E_SOCIEDADE_NAS_SAGAS_ISLANDESAS_PERSPECTIVAS_METODOL%C3%93GICAS_ALETH%C3%89IA_1_2009.

LEFFLER, Yonne. Aspects of the fantastic and gothic in nineteenth-century scandinavian literature. Scandinavian Studies, 2002. https://gupea.ub.gu.se/bitstream/handle/2077/10435/gupea_2077_10435_2.pdf?sequence=2.

MIRANDA, Pablo Gomes de. Mito e Rito na Europa Setentrional Pré-Cristã: investigando a Caçada Selvagem na Poesia e Prosa Escandinava do Séc. XII-XIV. Tese de doutorado em Ciências das Religiões pela UFPB, 2021. https://www.academia.edu/77906191/Mito_e_Rito_na_Europa_Setentrional_Pr%C3%A9_Crist%C3%A3_investigando_a_Ca%C3%A7ada_Selvagem_na_Poesia_e_Prosa_Escandinava_do_S%C3%A9c_XII_XIV?email_work_card=title.

OLASON, V. The fantastic element in fourteenth century Íslendingasögur A survey. Gripla, 2007. https://gripla.arnastofnun.is/index.php/gripla/article/view/226/208.

 

SOARES, Isabelle Maria Soares. Algumas considerações acerca da relação entre ficção e realidade no contexto das sagas islandesas. Scripta Uniandrade 19, 2021. https://revista.uniandrade.br/index.php/ScriptaUniandrade/article/view/2233.

 

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