Haverá emissão de certificado para comprovação de horas complementares.
O Livro “Marketing H2H”, do norte-americano Philip Kotler,
considerado o pai do marketing moderno, será apresentado no Auditório do Campus
I, da PUC-Campinas, no dia 19 de setembro, às 19h. O evento terá a presença dos
coautores da publicação: o brasileiro Marcos Bedendo, presencialmente, e o
alemão Waldemar Pfoertsch, remotamente, ao vivo. O evento, que terá tradução
simultânea, finaliza com um debate entre os autores e professores da
PUC-Campinas a partir das perguntas da audiência. Para participar, basta se
inscrever de forma gratuita.
Entre as atrações, será possível ter a sua pergunta
respondida por Philip Kotler: participantes cadastrados poderão enviar
perguntas para o professor americano, que irá responder a algumas delas em
antecipação ao evento. No auditório, a Profa. Ma. Juliana Marinelli Uchida,
coordenadora do MBA em Inteligência de Mercado e Novo Comportamento de Consumo
da PUC-Campinas, irá mediar a apresentação junto aos coautores da obra.
“O livro integra a inteligência de mercado como uma
ferramenta essencial para compreender e conectar-se com os múltiplos
stakeholders de uma organização. Diferente do marketing tradicional, que foca
apenas nos consumidores, o Marketing H2H utiliza dados e insights para entender
as necessidades, expectativas e desejos de todos os envolvidos – incluindo
clientes, fornecedores, parceiros e a comunidade em geral”, afirma a professora
Juliana.
Ela ainda cita outro autor, Simon Sinek, que afirma que
“100% dos funcionários são pessoas, 100% dos clientes são pessoas, 100% dos
investidores são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de
negócios”.
Assim, é importante que as empresas criem estratégias mais
personalizadas e humanas que considerem o contexto específico de cada
stakeholder, resultando em relações mais fortes e sustentáveis. “A inteligência
de mercado, assim, não é apenas sobre captação de dados, mas sobre o papel dos
dados baseados em evidências na tomada de decisões e como transformamos esses
dados em um ativo estratégico poderoso e preditivo que, em última análise,
gerará resultados ideais”, reforça a professora.
Marcos Bedendo, coautor do livro, fala em revolução na
maneira de pensar o marketing. “O conceito de Marketing H2H revoluciona a
maneira como pensamos o marketing. Se antes o foco era no consumidor, agora
olhamos para múltiplos stakeholders. Se o marketing antes era, muitas vezes,
visto como tático, entendemos que ele deve ocupar posições mais estratégicas
nas organizações, colaborando na construção de estratégias, inovações e
evolução do negócio junto aos demais C-Levels. Além disso, se antes o produto
era visto como um elemento de entrega de valor, agora entendemos que ele é
apenas um veículo que carrega um serviço para o usuário, que, na verdade,
cocria valor ao usar o produto como um serviço que resolve um problema ou
desejo”, explica.
De acordo com ele, a edição foi especialmente
contextualizada para o mercado brasileiro, com termos, exemplos e visões que se
encaixam no ambiente de negócios do país. “Assim como o livro prega, parte
dessa construção deve ser cocriada com as pessoas – estudantes, professores e
profissionais de marketing. Por isso, é tão importante expor esse conceito em
ambientes como a PUC-Campinas”, completa.
O evento é aberto a toda a comunidade de Campinas e região
que tenha interesse no assunto. “Esta foi uma iniciativa muito generosa da
PUC-Campinas para promover a evolução do debate sobre marketing na região com
autores nacionais e internacionais, e estamos muito felizes em poder
compartilhar um pouco sobre o livro com aqueles que se inscreverem. Teremos
também uma sessão de perguntas e respostas com alguns dos autores após a
palestra, além de uma sessão de assinatura de livros após o final das discussões”,
completa a professora Juliana.
Haverá emissão de certificado para comprovação de horas complementares.
Programação geral do evento
19/09 às 19h00
Local: Auditório do Campus I
Palestrantes:
Marcos Bedendo (presencialmente) e Waldemar
Pfoertsch (virtualmente)
Previsto duas palestras de cada um dos professores acima e
resposta a questões da audiência (presencial e perguntas feitas previamente ao
prof Kotler)
Apresentadores:
Profa. Me. Juliana Marinelli (Coordenadora do MBA em
Inteligência de Mercado da PUC Campinas)
Prof. Dr. Marcos Bedendo (presencialmente)
Prof. Emérito Waldemar A. Pfoertsch (virtualmente)
Mediadora:
Profa. Me. Juliana Marinelli