CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS - UNIFIMES - Espanha
16 de fevereiro de 2019
Confira no link abaixo a lista de selecionados para a edição 2019 do projeto Nagô.
https://1drv.ms/b/s!Ao-CncumKGacxkDW4Hn2oKi9Y4_L
O projeto em tela é uma ação proposta para compor a renovação do projeto
Nagô, que trabalha com a formação de professores em perspectivas voltadas aos
Direitos Humanos. Em sua terceira edição, após discutir questões voltadas a
étnico-racialidade (2017), gênero e sexualidade (2018), o projeto nagô propõe o
trabalho com a literatura infanto-juvenil como fonte de promoção de educação
étnico-racial. O projeto tem como objetivo trabalhar com obras da literatura
infanto-juvenil, proporcionando discussões sobre questões que envolvam o
combate ao racismo, bem como de valorização da cultura, religião, língua e
identidade afro. Para tanto selecionaremos 10 obras, que serão trabalhadas em
encontros, realizados uma vez por mês, aos sábados de 08:00 às 11:00. O intuito
é possibilitar aos professores subsídios teóricos e práticos para trabalhar por
meio da literatura questões que promovam a lei 10.639/2003 que institui o
ensino de história e cultura afro-brasileira em sala de aula, sobretudo na rede
pública de ensino. Os encontros serão divididos em três momentos: 1) Pré-leitura:
leitura das obras indicadas, que serão disponibilizadas em formato digital
aos participantes do projeto; 2) Mesa redonda: discussão dos pontos de
maior realce nas narrativas; 3) Oficina: momento de construção de
material didático, e/ou discussão. O projeto será divulgado nas redes sociais,
escolas e demais espaços de comunicação, a fim de que a seleção possa ser
amplamente divulgada. Serão selecionados 42 integrantes, dos quais não será
cobrado qualquer taxa de inscrição.
a)
07 vagas para professores/professoras
da rede pública municipal;
b)
07 vagas para professores/professoras
da rede privada;
c)
07 vagas para
professores/professoras da rede pública estadual;
d)
07 vagas para
estudantes de graduação;
e)
07 vagas para a
comunidade geral;
f)
07 vagas para integrantes
das Comunidades do Cedro e Buracão;
g) 07 vagas para professores do Colégio Ágape (Parceiro do Projeto)
Graduados/Graduandos dos cursos de licenciatura da cidade de Mineiros e
região, bem como os profissionais que já atuam na área da educação, ou afins. Integrantes de comunidades quilombolas de Mineiros e
região.
Objetivo Geral:
Ø Proporcionar momentos de reflexão e aprendizagem sobre as práticas
pedagógicas que envolvem a literatura como mecanismo de promoção da igualdade
racial;
Objetivos Específicos:
Ø Conhecer as principais obras da literatura infanto-juvenil que trabalham
com as questões étnico-raciais;
Ø Reconhecer a literatura como arte e como processo de escolarização e
humanização;
Ø Discutir o enredo e as possibilidades de trabalho de cada uma das obras
selecionadas;
Ø Elaborar materiais didáticos que promovam a discussão e promoção da
igualdade racial;
Ø Promover debates que dirimam os preconceitos entre profissionais da
educação.
José Humberto Rodrigues dos Anjos Coordenador Wanda Pereira de Lima Vice-coordenadora Cintia Aparecida Pereira da Silva Colaboradora |
|
Letycia Teodoro Oliveira Colaboradora Brenda Inácio Arantes Bolsista Jorge Luiz Tolentino Bolsita |
|
Janiete Maria de Oliveira Silva
Bolsista
Luiguy Kennedy Silva Cabral
Colaborador
Frances Larraike Oliveira Damascena
Colaboradora
Data |
Encontros e temas |
16/03 |
Encontro de abertura do projeto Nagô. Palestra de abertura: Nuances
da Literatura Juvenil na contemporaneidade Cloves da Silva
Junior Luis Gustavo
Osório Xavier Iara de Oliveira . |
27/04 |
Tema: A escolha do livro e indicação de idade (?); PINTO,
Neusa Baptista. Cabelo Ruim? A
história de três meninas aprendendo a se aceitar. 4º ed. Rio de Janeiro: Tanta
Tinta, 2010. 40 p. Ilustração de: Nara Silver. |
25/05 |
Tema: O corpo na contação de histórias; SUERTEGARAY, Maíra. Dandara
e a princesa perdida. São Paulo: Imprensa Livre, 2007. 28 p. Ilustração
de: Carla Pilla. ROSA, Sônia. Os
tesouros de Moninfa. São Paulo: Brinque-book, 2009. 32
p. Ilustração de: Rosinha |
08/06 |
Tema:
A caracterização (do contador e do espaço) e composição para
a contação de histórias. FERRÉZ. Amanhecer
Esmeralda. São Paulo: DSOP, 2014. 48 p. Ilustração de: Igor Machado. |
JULHO |
CONEXÃO FUTURA (Brasil). Canal Cultura. Literatura afro brasileira: Conexão
Futura - Canal Futura. 2015. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=oc-GF_n9Vvk>. Acesso em: 08 jan. 2019. |
10/08 |
Encontro de abertura do semestre projeto Nagô. Palestra de
abertura: A literatura infantil:
algumas considerações importantes |
17/08 |
Tema: O lúdico e as estratégias para contação de
histórias. AGOSTINHO, Cristina. COELHO, Ronaldo Simões. Cinderela e Chico Rei. Belo
Horizonte, 2014. 24 p. Ilustração de Walter Lara. |
21/09 |
Tema: O pós-contação: o que provocar fazer nos ouvintes? GOMES, Lenice. A
menina que bordava bilhetes. São Paulo, 2011. 32 p. Ilustração de Ellen
Pestili. |
26/10 |
Tema: O pós-estória: o que provocar ser nos ouvintes? FILHO, Rubem. Pretinha de neve e os sete
gigantes. São
Paulo, 2013. 24 p. |
23/11 |
Projeto Manhã Alegria
|
07/12 |
Encontro de encerramento |
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Logomarca do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos. O projeto Nagô é vinculado a este projeto.
Camisa da 1° edição do Projeto Nagô - Educação étnico-racial - 2017
Camisa da 2° edição do Projeto Nagô - Educação, Gênero e Sexualidade - 2018
Integrantes da 1° edição do Projeto Nagô - Educação étnico-racial - 2017