A PAISAGEM SONORA DO NORDESTE ATRAVÉS DO PÍFANO E A RABECA com Alexandre Rodrigues e Cláudio Rabeca

A PAISAGEM SONORA DO NORDESTE ATRAVÉS DO PÍFANO E A RABECA com Alexandre Rodrigues e Cláudio Rabeca

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

PROJETO MÚSICA EM DEBATE

PROJETO MÚSICA EM DEBATE é uma intervenção pedagógica do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE/Barreiros visando dar continuidade ao processo de aprendizagem em meio ao distanciamento social que estamos vivenciando em decorrência da Pandemia.

O objetivo é levar informação, conhecimento e cultura para os nossos alunos, músicos e apreciadores da arte dos sons; com entrevistas nas quintas-feiras das 19h às 21h, por meio de videoconferência pela Plataforma do Google Meet.

Uma das premissas do projeto é trazer renomados convidados de especificidades musicais diversas, onde o ecletismo dos temas é de fundamental importância na formação e construção do saber.


PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

 

KLEYBER BORGES (Coordenador do curso) - Trombone / História da Música / Canto Coral.


ANTÔNIO PETRÔNIO - Trompete / Harmonia / Estruturação Musical.


CRISÓSTOMO SANTOS - Clarinete / Prática de Conjunto / Percepção Musical.

 

PHILIPPE MOREIRA - Flauta Transversal / Violão / Teoria Musical/ História Brasileira.


 

SIGAM O CANAL NO TELEGRAM DO PROJETO MÚSICA EM DEBATE – PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSAS PALESTRAS. https://t.me/musicaemdebate

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

CONVIDADOS ESPECIAIS:

ALEXANDRE RODRIGUES

É multi-instrumentista, compositor, educador musical e Luthier de pífanos. Iniciou seus estudos musicais na Banda 1o de Maio de Itapissuma-PE no ano de 2002. Foi aluno do Curso Técnico em música pelo antigo Centro de Criatividade Musical do Recife, Graduado em Música no Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Clarinete pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE-campus Belo Jardim, Cursando Bacharelado em saxofone na UFPB, Pós graduando em praticas interpretativas do frevo pelo IFPE-campus Recife. 

E´ integrante e atua em vários grupos como Alexandre Rodrigues e Pife Urbano, Orquestra Popular do Recife (maestro Ademir Araújo), Transversal Frevo Orquestra, Orquestra Malassombro, Silvério Pessoa e Claudio Rabeca. 

Ja´ dividiu o palco com diversos artistas de relevância nacional e internacional como Wilson das Neves, Mariane Castro, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Zélia Duncan Fabiana Cozza, Nicolas Krassik, Ivan Vilela, Bule Bule, Claudio Rabeca, Nailor Proveta, Siba, Mauricio Carrilho, Marcel Powell, Maestro Ademir Araújo, Bozó Sete Cordas, Beto do Bandolim, Edson Rodrigues, Guinga, Alaíde Costa, Fred Andrade, Aurea Martins, Silvério Pessoa, outros. 

Ganhou em 1° lugar no festival nacional do frevo no ano 2019 na categoria frevo livre autoral com a música Sebastião Biano no Frevo interpretado por Alexandre Rodrigues e Pife Urbano, atuou como saxofonista e clarinete do DVD da banda Fulô de Mandacaru In Concert, semifinalista do festival nacional do frevo 2018, Participou de diversos Festivais como o Recife Jazz II 2009, Festival de Inverno de Garanhuns entre os anos de 2008 a 2019, participou do encontro de Orquestras Populares de Brasília-DF em 2015, Semana seu Geraldo de Música 2012 a 2015, Participou do lançamento do disco saxofone brasileiro vol.2 de Nailor Proveta em Leme-SP, Circuito pernambucano de Choro, turnê Claudio Rabeca, turnê Trio Pouca Chinfra, Participou como convidado do concerto do renomado violonista e compositor Guinga no CPM, VII Mostra Leão do Norte pelo SESC-PE, turnê Nordeste com maestro Ademir Araújo e Orquestra Popular do Recife, MIMO. 

Atuou em diversas gravações com alguns músicos e artistas como o maestro Edson Rodrigues CD Ativismo, Bloco da saudade CD 35 anos, 40 anos e 45 anos, Maestro Ademir Araújo um erudito popular e mestre de Banda, Alceu Valença, Cláudio Rabeca (Rabeca Brasileira), Fafá de Belém, Chico Bezerra, Dominguinhos, Fred Andrade, Beto do Bandolim, Noise Viola, Truvinca no quintal la´ de casa e Rabequeiros de Pernambuco e outros. 


Instagram: @alexandrerodriguespf

Facebook: Alexandre Rodrigues

YOUTUBE: Alexandre Rodrigues e o Pife Urbano: 

https://www.youtube.com/watch?v=A7jS78DtJN4



CLÁUDIO RABECA

É um músico rabequeiro, compositor, cantor e produtor musical. Ao longo de quase 20 anos de carreira, o músico cantou e tocou percussão no Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife; é rabequeiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Mestre Biu Alexandre de Condado-PE; e foi cantor, compositor e rabequeiro do grupo de forró Quarteto Olinda por 11 anos. 

Foi produtor e músico do CD duplo Rabequeiros de Pernambuco. Em sua carreira solo, passou a se dedicar integralmente a rabeca e é a partir desse instrumento, do qual também é luthier, que desenvolve o seu processo criativo e baseia seu canto. 

Lançou em 2009 o seu primeiro álbum solo, Luz do Baião e, agora, lança o segundo, Rabeca Brasileira. 

Já excursionou pela Europa e Estados Unidos e foi um dos compositores da trilha do espetáculo Raízes, da companhia de dança contemporânea belga Untamed, com a qual se apresentou como músico na Bélgica, México e Holanda. 


Instagram e Facebook: Claudio Rabeca

Canal do Youtube: Cláudio Rabeca

https://www.youtube.com/channel/UCafZpIQkX6hPyNVsjhSEj4Q/featured?




CONVIDADO

TARCÍSIO RESENDE

 

Tarcisio Resende, atuou na Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Suzuki e na Orquestra do Conservatório Pernambucano de Música, todas de música erudita.

Participou dos grupos de dança e percussão popular Dáruê Malungo, Afoxé Ilê d´Egbá, Maracatu Nação estrelar e na Escola de samba Gigante do Samba.

Em 2008 esteve em Wien na Áustria convidado pela embaixada Brasileira e pela produtora Susy Oliveira para Criar o grupo de percussão na cidade. Ministrou e criou grupos de percussão na França baque do Nordeste (Strabourg), Paris, Alemanha (Colônia) no Maracatu colônia.

O projeto caminhou até o ano de 2012 no qual, fundou o grupo de percussão Quebra Baque Áustria.

Em 2013 seguiu turnê com grupo instrumental SaGRAMA pela França e Bélgica. Também esteve presente em espetáculos de Dança no Peru, Equador com o grupo de Dança Experimental /PE e gravações e sonoplastias, nacionais e internacionais.

Foi responsável pela produção executiva do projeto “Nossos Passos” e do vídeo “Show Didático” em escolas de Pernambuco.

Em 2005, publicou o livro “Batuque Book Maracatu – baque virado e baque solto”em 2008, Lançou o livro “Batuque Book Cabocolinho”. O primeiro songbook de cultura popular do mundo, traz manifestações tradicionais de Pernambuco, sobretudo, aquelas de transmissão oral, fazendo interseções com a literatura, além de partituras. O projeto ainda traz um CD anexo, com 12 faixas e uma faixa multimídia, contendo banco banco de sons, vídeos (entrevistas e clipes), fde sons, vídeos (entrevistas e fotos extras e partituras extras. Em 2009 lançou o DVD “ Batuque Book Maracatu Nação”. Em 2013,“ Batuque Book Forró - a codificação de Luiz Gonzaga”. todos em parceria com Climério Oliveira.

Atualmente, coordena o grupo de percussão Quebra Baque que fundou há 16 anos e é percussionista da Nação do Maracatu de baque virado Porto Rico e também atua como educador Social há 15 anos no Movimento Pró-Criança ambos em Recife. Há 7 anos foi educador Social do Instituto Padre Enzo em Tamandaré e há 5 anos é o Mestre do Maracatu mosca de fogo do projeto Casa Uanã (Pirilampos) e pequeno Nazareno em Vila Velha na Ilha de Itamaracá. 

Entre outras atividades, participou do Projeto Cordas, Gonzaga e afins com a cantora Elba Ramalho e do Projeto NATURA Musical com os convidados Naná Vasconcelos, Marcelo Jeneci, Beto Hortis, Quarteto Encore e Grupo SaGRAMA - do qual faz parte há 19 anos.




{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}