Este é um evento online
O PROJETO MÚSICA EM DEBATE é uma intervenção pedagógica do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE/Barreiros visando dar continuidade ao processo de aprendizagem em meio ao distanciamento social que estamos vivenciando em decorrência da Pandemia.
O objetivo é levar informação, conhecimento e cultura para os nossos alunos, músicos e apreciadores da arte dos sons; com entrevistas nas quintas-feiras das 19h às 21h, por meio de videoconferência pela Plataforma do Google Meet.
Uma das premissas do projeto é trazer renomados convidados de especificidades musicais diversas, onde o ecletismo dos temas é de fundamental importância na formação e construção do saber.
PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL
KLEYBER BORGES (Coordenador do curso) - Trombone / História da Música / Canto Coral.
ANTÔNIO PETRÔNIO - Trompete / Harmonia / Estruturação Musical.
SIGAM O CANAL NO TELEGRAM DO PROJETO MÚSICA EM DEBATE – PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSAS PALESTRAS. https://t.me/musicaemdebate
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
ANTÔNIO BARRETO
Natural de Recife - PE, Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pernambucano de Música sob a orientação dos professores José Xavier e Maurício Chiappetta (1984). É Bacharel em Música – Habilitação Percussão, pela UFPB (1988). Tem Formação Pedagógica, habilitação em Didática das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, pela Universidade de Pernambuco – UPE. Obteve o título de mestre em 1995 pela Escola Superior de Zurique, (Master Performance Orchester) - Suíça.
Percussionista do Grupo Instrumental SaGRAMA, do Grupo Instrumental Brasil - GIB, Diretor e Coordenador do Grupo de Percussão da UFPE - LaptoP e do Grupo de Percussão do Nordeste.
Participa como Professor convidado no Projeto Banda de PE pelo Conservatório Pernambucano de Música desde 2010.
Lecionou no Centro de Criatividade Musical do Recife no período de 1984 a 1989 e no Conservatório Pernambucano de Música no período de 1995 a 2010.
Foi músico/percussionista da Orquestra Sinfônica do Recife - 1984 a 2010.
Coordenou e participou de vários projetos culturais de incentivo a cultura no Cenário Pernambucano e atua como percussionista em diversas gravações de artistas regionais e nacionais.
Participou como professor convidado em diversos Festivais de Percussão no Nordeste.
Atualmente é professor do Curso de Bacharelado em Percussão da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UFPE.
http://
https://www.facebook.com/
https://www.instagram.com/
https://www.linkedin.com/in/
Iniciou seus estudos de violino com o Professor Alberto Jaffé, no SESI de Fortaleza (CE). Diplomou-se pela Universidade Federal da Paraíba com o título de Bacharel em violino.
Em 1988 introduziu o Método Suzuki no Conservatório Pernambucano de Música, onde coordenou a área de Cordas por 11 anos. Em 1989 introduziu o Método Suzuki na Paraíba, onde atuou como Professor de Violino e Viola: No Centro de Musicalização e Formação de Instrumentistas de Cordas (CEMFIC) entre (1984 - 1993); Na Escola de Música Anthenor Navarro em (1986 e 1987) no Espaço Cultural onde atuou como coordenador; No Centro Musical Suzuki (1992 até 2011); Na UFPB como Monitorentre 1984 e 1985; No Instituto Baccarelli em São Paulo por 2 anos; Na Orquestra Criança Cidadã por quase 10 anos, até 2019.
Participou da IX conferência Internacional do Método Suzuki em Matsumoto, no Japão. Fundou a ASUK-PB (Associação Suzuki da Paraíba), o Centro Musical Suzuki e a Camerata Paraíba – hoje Camerata Brasílica. Tem ministrado cursos para alunos e professores em diversos locais do País.
Desde 2001, tem feito parte do corpo docente do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, na cidade de Juiz de Fora-MG, como Professor de Violino para crianças (método Suzuki) e regente da orquestra de crianças do festival.
É presença marcante como Professor Convidado em inúmeros festivais de música no Brasil ministrando - Regência de Orquestra e aulas de violino e viola (FEMUSC, CIVEBRA, FIB, FEMUDIV, UNASP-EC, CEMFIC, ENARTE) sobre o Método Suzuki, sendo um dos maiores especialistas desta metodologia no pais.
Tem uma atuação como instrumentista em diversos trabalhos, desde DVD como O POETA DO SOM de SIVUCA, com a Orquestra Sinfônica da Paraíba no Cd com SIVUCA, nos: Brazilian Festival ’88 – A Brazilian Extravanganza e Brazilian Festival ’88 – Masters and Winners com regência Eleazar de Carvalho.
Coleciona Títulos e Homenagens como Professor de alunos solistas vencedores nos festivais de Música no Brasil e também no Exterior, como: XV Concurso Jovens Instrumentistas Brasil, I Concurso De Norte/ Nordeste de Música de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, Tornée Inaugural da Orquestra das Américas – Estados Unidos e América Latina, 10º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio em Juiz de Fora – MG, I Concurso Nacional de Cordas – Violino, Viola, Violoncelo do Conservatório Pernambucano de Música - OBTENDO COM TODOS OS 1ºs lugares e tantos outros prêmios que possui.
Hoje possui alunos que integram dezenas de orquestras no Brasil e também em outros países, bem como sempre indica alunos as melhores classes de violino e viola de renomados professores internacionais.
Atualmente é professor do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), e na Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) exerce diversas funções, desde Regente da Orquestra Experimental, violista (principal) da Orquestra Sinfônica e também da Camerata, além de atuar no quarteto de cordas.
Facebook: https://pt-br.facebook.com/joseademar.teixeirarocha
Instagram: joseademarteixeirarocha