A Mesa
Redonda, “Alfabetização científica e tecnologias na educação” , faz
parte da disciplina Tópicos Especiais do Mestrado Profissional em Ensino de
Ciências (MPEC) da UFOP.
Conta com a participação dos
professsores Attico Chassot (REAMEC) e Iolanda Cortelazzo (UTFPR).
Sobre os palestrantes
Attico Chassot é licenciado em Química (UFRGS, 1965), mestre em Educação (UFRGS,
1976), doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994) e tem pós-doutoramento na
Universidade Complutense de Madrid (2002). Este ano completou 81 anos de vida e
60 anos de magistério.
É professor titular (aposentado) do
Instituto de Química da UFRGS. Atuou como professor do ensino superior em
instituições brasileiras, na Dinamarca, Argentina e França e já esteve para
cursos e/ou palestras em todos os estados do Brasil e em alguns países. Autor
de vários livros sobre educação e ensino de Ciências, membro do corpo editorial
de periódicos e compõe a Rede Nacional de Ciência para a Educação. Possui o
“Blog do mestre Chassot” desde 30 de junho de 2006.
Atualmente é professor e pesquisador
orientador de doutorado na REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência e professor
visitante sênior da UNIFESSPA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com
atividades no PPGECM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática. Possui como linha de pesquisa “práticas educativas, saberes e
formação do educador” e detém um extenso currículo Lattes. É o autor que mais publicou
sobre a “alfabetização científica”.
Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo é professora associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR; Foi Coordenadora de Tecnologia na Educação Campus Curitiba na UTFPR de outubro de 2010 a outubro de 2019. Líder do Grupo de Pesquisa Inovação, Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Digitais na Educação.
Professora das disciplinas de Didática, Educação e Tecnologia, Metodologia da Pesquisa Científica, Pesquisa em Educação, e Educação Inclusiva em curso de licenciatura; de Ambientação em EAD; de Educação Aberta e Redes de Aprendizagem, de Aprendizagem Adaptativa, de Multimeios, Multimídia e Transmídia e de Curadoria de Conteúdos e Recursos Educacionais Abertos em Cursos de Especialização. Participou da Comissão de Elaboração da proposta de Projeto do Curso de Pedagogia com ênfase na Educação Científica e Tecnológica da UTFPR, Campus Curitiba (2019;2010).
Desenvolveu, com a Profa. Dra. Joana Paulin Romanowski, o Projeto do Curso de
Pedagogia, modalidade a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba
FACINTER autorizado em 2007. Membro da Comissão Estadual do Profuncionário da
Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Sócia-fundadora da ABED Associação
Brasileira de Educação a Distância. Completou seu Mestrado em Educação (1996) e
Doutorado em Educação (2000) pela Faculdade de Educação da Universidade de São
Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação a Distância, formação
de professores, prática pedagógica, educação inclusiva, tecnologias, ambientes
de aprendizagem, inovação e educação para o desenvolvimento sustentável. Autora
de livros, artigos e REAs.