O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) e a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Iecosol), vinculados à Ufopa, realizam as rodas de conversa sobre Propriedade Intelectual e Sinais Distintivos que tem como objetivo difundir sobre o uso e o registro de sinais distintivos, em especial as marcas e as indicações geográficas. Ele se destina a comunidade acadêmica da Ufopa, artesãos, agricultores familiares, empreendedores e todos que tenham interesse no tema. A participação é gratuita e será emitido certificado de 2 horas de atividades complementares pela frequência em cada roda de conversa.
Sinal distintivo corresponde a uma denominação genérica para designar elementos que servem ao propósito de identificar produtos e serviços nos mercados. No âmbito jurídico, eles são abordados como direitos de propriedade intelectual, uma vez que a legislação permite a exclusividade desses sinais aos seus titulares e a repressão de usos não autorizados que possam importar em concorrência desleal.
No campo econômico, os sinais distintivos podem significar uma posição privilegiada, pois a exclusividade atribuída permite aos fornecedores se destacarem continuamente pelas boas práticas e inovações que disponibilizam aos consumidores, assim como obterem retorno financeiro pelos investimentos em publicidade e propaganda.