O minicurso “Cinemas Africanos por Mahomed Bamba” propõe uma imersão teórica e afetiva na obra e no pensamento do professor marfinense Mahomed Bamba (1966-2015). As aulas acontecerão presencialmente no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA).
Natural da Costa do Marfim e doutor pela USP, Mahomed Bamba foi professor da Facom/UFBA entre 2009 e 2015 e, neste ano, será homenageado postumamente com o título de Professor Emérito da universidade. Reconhecido como um dos principais estudiosos dos cinemas africanos no Brasil, Bamba escreveu mais de 40 textos sobre cinema, recepção, narrativas, identidade e estética, reunidos no site que preserva sua memória: www.mahomedbamba.com.
Ministrado pelas pesquisadoras Jusciele Oliveira e Morgana Gama, o curso propõe revisitar a trajetória intelectual de Bamba por meio de três eixos centrais que atravessam sua produção: Festival (recepção), Griot (narrativa) e Música (gênero cinematográfico). A proposta é apresentar um panorama crítico e contextualizado da sua bibliografia, articulando seus textos com a análise de trechos de filmes por ele estudados.
Voltado a estudantes, pesquisadores, realizadores e entusiastas do cinema africano, o curso é uma oportunidade única de mergulhar na obra de um pensador africano fundamental para os estudos de cinema no Brasil, cuja abordagem plural e transnacional permanece atual e provocadora.
A Mostra de Cinemas Africanos 2025 tem realização de Ana Camila Comunicação e Cultura e Dan Território de Criação, e faz parte da Temporada França-Brasil 2025. O evento conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.
SERVIÇO
Minicurso “Cinemas Africanos por Mahomed Bamba”
Ministrantes: Jusciele Oliveira e Morgana Gama
Datas: 22, 23 e 24 de setembro de 2025
Horário: 13h às 16h
Local: Auditório da Facom/UFBA (R. Barão de Jeremoabo, s/n - Ondina)
Carga horária: 9h
Gratuito
Vagas: 50 pessoas