A Mostra de Cinemas Africanos realiza como parte da sua programação de atividades formativas o Laboratório Crítico. A atividade é gratuita e contará com aulas teóricas e exercícios práticos com foco na reflexão sobre filmes produzidos no continente africano e em contextos afro-diaspóricos.
Conduzido pelo jornalista, cineclubista e crítico de cinema Adolfo Gomes, o objetivo é explorar fundamentos clássicos da crítica até os fluxos de comunicação da nova era digital, e as mudanças nas formas de consumo do audiovisual. No contexto dos cinemas africanos, a ideia é provocar uma readequação do olhar, uma ampliação do repertório sobre esta filmografia e também uma reflexão sobre o que significa produzir crítica cinematográfica sobre esses filmes oriundos de um contexto muito próprio de produção, circulação, consumo e recepção.
As aulas contarão com apresentação teórica e expositiva, exibição de curtas-metragens e trechos de filmes, sempre com incentivo para as trocas e debates entre os participantes. Estes terão também que produzir conteúdo crítico durante os dias da Mostra, feito com o devido acompanhamento do ministrante da oficina, como forma de exercitar um olhar particular sobre as obras audiovisuais.
A Mostra de Cinemas Africanos 2025 tem realização de Ana Camila Comunicação e Cultura e Dan Território de Criação, e faz parte da Temporada França-Brasil 2025. O evento conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.
Serviço:
Laboratório Crítico
Facilitador: Adolfo Gomes
Datas: 15, 16, 17, 22 e 24/09
Horário: 9h30 às 12h30
Local: Auditório Makota Valdina - Casa das Histórias / Arquivo Público de Salvador
(Rua Portugal, 2 - Comércio, 11º Andar)
Vagas: 20 vagas
Gratuito