A Semana de Ciência e Tecnologia (SECT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, é um evento cultural, acadêmico e técnico-científico, organizado internamente pelo Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED).
Ao longo dos anos, o conceito da SECT se consolidou como espaço de diálogo e troca de saberes entre a comunidade interna e externa, além de favorecer a comunicação entre pessoas pesquisadoras e extensionistas. Além do mais, a SECT envolve, em seu conceito, a promoção de diálogos e discussões de um público especialista, favorecendo, com isso, a comunicação. Ou seja: ajuda a desenvolver networking e gera oportunidades de conversar sobre temas sobre os quais todas as pessoas possuem interesse ao debate, incentivando os trabalhos interdisciplinares ou transdisciplinares e a atitude investigativa.
Em 2024, o IFPB Campus João
Pessoa realizará a XIX edição do evento, que ocorrerá no período de 11 a 14 de dezembro de 2024, com o tema central “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e
tecnologias sociais”, seguindo a proposta anunciada em cenário nacional pelo
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), contribuindo, assim,
junto ao fortalecimento do trabalho colaborativo por meio do desenvolvimento
científico, tecnológico e de inovação do País.
O objetivo geral do evento é promover o compartilhamento de produções científicas, tecnológicas, artísticas, inovadoras, bem como práticas educacionais e extensionistas entre os estudantes, docentes, técnicos administrativos, gestores (público interno do campus) e parceiros sociais (público externo do campus), com debates centrados ao tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais.
E, para garantir o objetivo geral,
os seguintes objetivos específicos foram, inicialmente, traçados:
a) Fortalecer a interdisciplinaridade e
a transdisciplinaridade entre os cursos do IFPB Campus João Pessoa;
b) Estimular o trabalho colaborativo e
as atividades de iniciação científica na educação básica;
c) Viabilizar um espaço de discussão e
aprendizagem nas modalidades científica, tecnológica, artístico-cultural, bem
como nas trocas de experiências de projetos de ensino e extensão;
d) Incentivar o diálogo entre a
comunidade acadêmica, parceiros sociais e toda a sociedade, buscando reflexões
e estratégias para propostas de ações e projetos voltados à diversidade, aos
saberes e às tecnologias sociais;
e) Promover a transferência de
tecnologias e saberes dos projetos de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão
desenvolvidos na instituição;
f) Estimular a investigação e a busca
de conhecimento de forma cotidiana, integrada e inclusiva com toda a comunidade
escolar, centrada principalmente no protagonismo estudantil;
g) Estabelecer relações dinâmicas dos
conhecimentos específicos das disciplinas das bases comum, diversificada e
profissional dos cursos com problemáticas sociais, econômicas e ambientais, de
caráter local e regional;
h) Incentivar o debate com diversas
visões e conhecimentos que resultem em propostas de projetos que promovam a
interface do conhecimento com o cotidiano escolar e o protagonismo do discente
frente a problemas locais, regionais e globais;
i) Incentivar a construção e o
desenvolvimento de pesquisas, popularizando as ciências, oportunizando a
participação dos estudantes e dos docentes em eventos dessa natureza.
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