O tempo presente na Amazônia: explorando possibilidades de pesquisa com o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN)

O tempo presente na Amazônia: explorando possibilidades de pesquisa com o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN)

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Programação

Dia 12/02/2025: O tempo presente na Amazônia

Objetivos: Debater o conceito de tempo presente e sua aplicação à região amazônica; apresentar pesquisas cujo objeto de estudo aborda temas relacionados à história recente da Amazônia; demonstrar o método da pesquisa histórica e o funcionamento da operação historiográfica na análise de documentos históricos.


Dia 13/02/2025: O Sistema de Informações do Arquivo Nacional e o seu potencial para pesquisas relativas a região amazônica

Objetivos: Apresentar o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), destacando sua importância, funcionamento e papel na preservação da memória nacional; Evidenciar documentações disponíveis no acervo que têm relevância para a história do Brasil, destacando sua contribuição para o entendimento de momentos e processos históricos; Analisar, com base no método de pesquisa histórica, uma documentação do acervo relacionada aos conflitos de posse de terra no Pará; Organizar os alunos em duplas ou quartetos para realizarem análises de documentos disponíveis no SIAN, focando em temas ligados à história do tempo presente na Amazônia.


Dia 14/02/2025: Culminância do minicurso com a socialização de documentos levantados pelos participantes

Objetivos: Avaliar como os participantes do minicurso analisaram as documentações e quais temas foram suscitados; Escutar como os participantes passaram a perceber a história do tempo presente na Amazônia; Compreender de que forma a atitude historiadora pode contribuir para o processo de pesquisa dos participantes do minicurso.

Atividade 02: Analisando uma fonte histórica sobre o tempo presente na Amazônia a partir do SIAN

Passo 01: Acesse a página do Sistema de Informações do Arquivo Nacional no link a seguir:

https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/login.asp

Passo 02: Faça a pesquisa e selecione um documento que você considera importante e que queira compartilhar com os colegas.

PASSO 03: ROTEIRO DE ANÁLISE DE DOCUMENTO HISTÓRICO

1. Identificação do Documento

  • Tipo de documento (oficial, jornalístico, epistolar, iconográfico, literário, etc.):

  • Título ou identificação:

  • Autor(es):

  • Data de produção:

  • Local de produção:

  • Instituição ou organização vinculada (se houver):

2. Contextualização Histórica

  • Período histórico em que foi produzido:

  • Principais eventos e processos históricos contemporâneos ao documento:

  • Condições políticas, econômicas e sociais do contexto:

  • Relação com outras fontes ou documentos históricos:

3. Conteúdo do Documento

  • Temática principal:

  • Objetivos e intenção do(s) autor(es):

  • Principais ideias e argumentos apresentados:

  • Destinatário(s) do documento:

  • Linguagem utilizada (formal, coloquial, persuasiva, neutra, etc.):

4. Análise Crítica

  • Posição do autor em relação ao tema abordado:

  • Possíveis vieses e interesses por trás do documento:

  • Credibilidade e limitações da fonte:

  • Impacto do documento no contexto histórico:

  • Comparar com outras fontes para verificar convergências e divergências:

5. Importância Histórica

  • Relevância do documento para a compreensão do período histórico:

  • Como contribui para a história e para a historiografia:

  • Possíveis usos acadêmicos e educacionais:

6. Conclusão

  • Resumo das principais informações extraídas do documento:

  • Reflexão sobre sua importância para o estudo da história:

  • Sugestões para pesquisas futuras relacionadas ao tema:

7. Referências Complementares

  • Gere um hiperlink no documento do word para que o leitor tenha acesso ao documento (Tutorial no link a seguir: (509) COMO COLOCAR um LINK CLICÁVEL no WORD - CRIAR um HIPERLINK - YouTube)

  • Se achar necessário, indique de outras fontes relacionadas ao tema para aprofundamento:

  • Se houver, faça uma lista de bibliografias consultadas para a análise que lhe levou a escolha desse documento:

8. Encaminhe o Template a seguir para o e-mail: tbroni@ufpa.br
https://docs.google.com/document/d/15P1E-MgcAeJFjiloMNMbUoJHerZ0FmYJ/edit




Atividade 01 (12/02/2025): Realizando um Estudo de Caso sobre o Urbanismo Rural na Amazônia nos anos 1970

Objetivo da atividade: Compreender o contexto histórico e os impactos do projeto de Urbanismo Rural na Amazônia durante o governo Médice, utilizando diferentes fontes documentais e metodologias de pesquisa histórica.

Passo 1: Análise de documento audiovisual

  1. Assista ao vídeo produzido pela Agência Nacional nos anos 1970, disponibilizado pelo Sistema de Informações do Arquivo Nacional.

  2. Identifique os elementos da narrativa oficial do governo em relação à construção de rodovias e ao desenvolvimento da região amazônica.

  3. Registre os principais discursos e imagens utilizados para reforçar a ideia de progresso e ocupação da região.

Passo 2: Leitura e interpretação do documento "Urbanismo Rural"

  1. Acesse o documento Urbanismo Rural, de José Geraldo da Cunha Camargo, disponibilizado na Biblioteca Digital do Senado Federal.

  2. Identifique as diretrizes e propostas do urbanismo rural, focando nas definições de Agrópolis, Rurópolis e Agrovilas.

  3. Reflita sobre a relação entre as ideias do documento e as imagens apresentadas no vídeo analisado.

 
Urbanismo rural.doc


Passo 3: Contextualização histórica e análise crítica

  1. Leia a reportagem "Juarez Transamazônico, o ‘bebê do futuro’, busca seu passado", publicada pela página de notícias Sumaúma em 09/07/2024.

  2. Analise como a história de Juarez Transamazônico foi utilizada na época para reforçar a narrativa oficial do governo.

  3. Compare as perspectivas do passado com as reflexões do próprio Juarez em sua busca pela verdade.

https://sumauma.com/juarez-transamazonico-o-bebe-do-futuro-busca-seu-passado/


Passo 4: Análise de imagens históricas

  1. Observe as fotografias feitas pelo jornal Correio da Manhã e disponibilizadas no Sistema de Informações do Arquivo Nacional.

  2. Identifique elementos que reforcem ou questionem o discurso do governo sobre a região.

  3. Compare com os outros documentos analisados e elabore uma reflexão sobre o impacto visual na construção da memória histórica.


 

Passo 5: Produção do relatório do estudo de caso

  1. Organize suas anotações e reflexões.

  2. Estruture um texto final respondendo:

    • Qual era o objetivo do governo ao promover o Urbanismo Rural na Amazônia?

    • Como a narrativa oficial do governo influenciou a percepção sobre a região e seus habitantes?

    • De que maneira a história de Juarez Transamazônico exemplifica os impactos desse projeto?

    • Como as imagens e documentos analisados contribuem para a compreensão crítica do tema?

  3. Apresente seu relatório de forma argumentativa e crítica, destacando os pontos mais relevantes da pesquisa.

Sobre o evento

A história do tempo presente na Amazônia é marcada por um processo de grandes transformações na relação entre o Estado nacional e a região, incluindo iniciativas de integração territorial, expansão da infraestrutura e colonização forçada, o genocídio de povos indígenas e populações tradicionais, o avanço do grande capital que ocorrem, sobretudo, a partir da ditadura militar (1964-1985). No contexto da Guerra Fria estruturou-se no Brasil órgãos de inteligência e espionagem, como o Serviço Nacional de Informações (SNI) e o Centro de Informações do Exército (CIE), que muniam o governo de informações sobre atividades consideradas subversivas, monitoravam opositores políticos e produziam contrainformações para neutralizar ameaças percebidas à segurança nacional. Documentos produzidos pelo governo neste contexto estão atualmente disponíveis para consulta on-line através do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) e constituem um importante instrumento de pesquisa para a compreensão das relações entre Estado, governo e sociedade na história recente desse lugar e de seus territórios. Com essa contextualização, o curso será direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação interessados em explorar o SIAN como ferramenta de pesquisa e terá como objetivos: 1. Divulgar um panorama de temas de pesquisas sobre a história do tempo presente na Amazônia; 2. Demonstrar como foi estruturado o conceito de Amazônia Legal durante os governos militares e como ele viabilizou a atuação do Estado nacional nessa região; 3. Apresentar o Sistema de Informações do Arquivo Nacional, seu funcionamento e versatilidade; 4. Discutir sobre o método e as técnicas de pesquisa com documentos históricos e as possibilidades de pesquisa junto ao acervo do SIAN; 5. Socializar documentos encontrados pelos participantes do curso junto ao SIAN por meio de apresentações em grupo e discussões orientadas, explorando como tais documentos podem se tornar parte do repertório de pesquisas sobre a história recente da Amazônia.

Convidados

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