O minicurso oferecerá uma introdução aos aspectos relacionados à formação de cães de detecção, em especial àqueles relacionados à área forense. As atividades terão início com uma visão geral da evolução dos cães e como suas capacidades olfativas foram refinadas ao longo do tempo. Destacaremos ainda, as características relacionadas à anatomia e fisiologia do faro e a sua importância para as atividades cinotécnicas.
O curso abordará ainda a química do odor e como os cães são capazes de detectar compostos químicos específicos, em baixas concentrações e de forma seletiva. Serão discutidas características comportamentais dos cães de detecção, analisando como a seleção genética e o treinamento influenciam suas capacidades e desempenho, bem como a importância de protocolos e treinamentos específicos e suas implicações no uso dos cães na área forense à luz da cadeia de custódia do vestígio.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1: Evolução dos cães, anatomia e fisiologia do faro;
Módulo 2: Química dos alvos de detecção, da formação e dispersão do odor;
Módulo 3: Comportamento e treinamento;
Módulo 4: Uso dos cães na área forense; Etapa final: Demonstração com cães de detecção em colaboração com Núcleo de Operações com Cães da PC/MA(NOC/MA).
Ministrantes:
Keila Aparecida de Almeida, Perita Criminal da Polícia Científica de São Paulo
Daniel Luiz Rodrigues, Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.