MC01: Decolonialidade e Educação
Ministrante: Adriana Dantas (Unicamp)
Esse minicurso tem como objetivo propor um diálogo entre o pensamento (ou seria teoria?) decolonial e educação. O próprio questionamento entre pensamento/teoria decolonial se insere nas disputas entre o que se nomeia como teoria (construída no norte global) e o que se nomeia como pensamento (construído no sul global). Na primeira parte do curso, discutiremos como esse questionamento se insere historicamente a partir, principalmente, de autores sul-americanos e apresentaremos conceitos básicos como colonialidade do poder/do saber; coloniadade/modernidade, dentre outros. Na segunda parte, discutiremos sentidos sociais para a educação brasileira a partir do pensamento decolonial. Isso implica pensar a educação brasileira considerando as questões étnico-raciais como estruturantes das desigualdades sociais desde os tempos coloniais. Por fim, conheceremos propostas educacionais no Ensino Superior que estão sendo implementadas no Brasil por autores que se inserem nesse campo teórico.
Objetivos da atividade:
- Introduzir conceitos básicos do pensamento decolonial
- Apresentar uma proposta teórica entre decolonialidade e educação
- Apresentar propostas educativas decoloniais
Programação:
Aula 1 – Será apresentado um panorama histórico da inserção do pensamento decolonial na segunda metade do século XX. Serão apresentados conceitos básicos como colonialidade do poder, do ser, eurocentrismo.
Aula 2 – Apresentação da proposta de sentidos sociais da educação brasileira a partir do pensamento decolonial. Pretende-se tensionar a história da educação brasileira reelaborando seus sentidos tendo como pressuposto uma sociedade racializada.
Aula 3 – Discutir propostas decoloniais no Ensino Superior como a inserção de outros saberes, como de comunidades tradicionais no meio acadêmico
Datas: 25, 26 e 27/04
Horário: 10h às 12h
Ministrante: Adriana Dantas – Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Autora do livro As escolas privadas da periferia: uma análise decolonial (Editora Intermeios/Fapesp, 2021). Atualmente é pós-doutoranda em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia em Berkeley (2022) e estágio doutoral na Université Paris 1 Panthéon Sorbonne (2017). É integrante do grupo de pesquisa FOCUS - Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade e pesquisadora associada ao Centro de Antropologia de Processos Educativos (Ceape), ambos na Unicamp. É colaboradora de grupo de pesquisa e extensão Centro de Estudos Periféricos (CEP) no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (IC-Unifesp)