CEMBRA - Centro de Excelência para o Mar Brasileiro

CEMBRA - Centro de Excelência para o Mar Brasileiro

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Palestra “Mineração na Amazônia Azul: Desafios e Oportunidades.”

A Amazônia Azul, com seus 5,7 milhões de km², representa um vasto território de riquezas naturais ainda pouco conhecidas. Entre os recursos estratégicos presentes no fundo do mar brasileiro estão minerais essenciais para várias indústrias e setores econômicos, incluindo: construção civil, agronegócio, siderurgia, cosméticos, farmacêutico, eletrônicos, dentre outros. Muitos destes minerais são a base para a transição energética, como: manganês, níquel, cobre, cobalto, lítio, Terras Raras e outros elementos encontrados em nódulos e sulfetos polimetálicos polimetálicos, sulfetos e crostas cobaltíferas, fosforitas, pláceres de minerais pesados e granulados siliciclásticos e bioclásticos. Esses minerais podem desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do país, ampliando sua inserção na economia azul e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entretanto, a exploração mineral em águas profundas nos fundos marinhos também traz grandes desafios. Os impactos ambientais associados à atividade incluem: aumento da turbidez, ruídos, iluminação, poluição química e riscos à biodiversidade marinha, em especial às comunidades de corais profundos bentônicas. Além disso, existem questões geopolíticas e de soberania, pois a disputa por recursos minerais no mar envolve tanto a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) quanto áreas internacionais (AREA), reguladas pela Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA).

Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem investido em projetos de pesquisa e exploração, como os levantamentos sistemáticos realizados pela Marinha e pelas universidades, além de programas como o PGGM, REMAC, LEPLAC, REMPLAC e o PROAREA, que buscam mapear e compreender os recursos minerais do fundo marinho. Essas iniciativas reforçam a importância de integrar ciência, tecnologia e políticas públicas para garantir o uso sustentável dos recursos oceânicos.

Para aprofundar esse debate, o Professor Doutor Marcelo Sperle Dias, Oceanógrafo, Professor Associado da Faculdade de Oceanografia da UERJ e Vice-Coordenador do Programa de Geologia e Geofísica Marinha, ministrará a palestra de curta duração intitulada “Mineração na Amazônia Azul: Desafios e Oportunidades”. O encontro é uma oportunidade única para compreender os avanços científicos, tecnológicos, os riscos ambientais e as oportunidades estratégicas que envolvem o futuro da mineração marinha no Brasil.

Saiba mais assistindo à palestra “Mineração na Amazônia Azul: Desafios e Oportunidades”, que será realizada no próximo dia 24 de setembro, a partir das 10h.

 

Transmissão ao vivo



CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO

Palestrante Prof. Dr. Marcelo Sperle Dias



Oceanógrafo (UERJ, 1989), Mestre em Geofísica (ON-CNPq, 1993), Doutor em Geofísica (ON-CNPQ/LDEO-Columbia University, 1997) e Hidrógrafo Honorário (DHN, Marinha do Brasil). É Professor Associado da Faculdade de Oceanografia da UERJ e Líder do Grupo de Pesquisa em Oceanografia Geológica (GPOG, CNPq), desde 1997.  Desde 2018, atua na Coordenação do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM) e desde 2020 na Presidencia da Associção Brasileira de Oceanografia (AOCEANO-RJ).

Membro do Comitê Executivo dos Programas REMPLAC, PROAREA, PEM, Amazônia Azul e GI-GERCO, no âmbito da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). Perito da International Seabed Authority (ISA) no estabelecimento dos parâmetros ambientais para a exploração de recursos minerais marinhos na AREA oceânica internacional. Coordenador do Grupo de Trabalho de Mineração Marinha (GT MineMar) no âmbito da CEDEMAR (Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar) vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro (SEENEMAR).

     Desde 1989, atua, como Pesquisador, nas áreas de Oceanografia, Geologia e Geofísica Marinha e como Consultor em projetos nacionais e internacionais ligados aos setores de óleo, gás, portos, eólicas offshore, mineração marinha e gerenciamento costeiro.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}