Este é um evento online
Faleceu em 24 de junho de 2001.
Decorridos 20 anos, sua obra permanece viva.
Segue sendo debatida e atualizada.
O vigor de seu pensamento crítico pode ser apreciado nas tramas de método que sustentam inúmeras pesquisas, tanto na descoberta de questões-problema, quanto na identificação e delimitação de variáveis significativas e caminhos metodológicos para interpretá-las.
À luz do sistema conceitual por ele proposto, vem se realizando interpretações de complexas situações geográficas que caracterizam o período atual, nos permitindo analisar questões histórico-estruturais e conjunturais que afetam particularmente os espaços da periferia do mundo.
Daí falarmos na atualidade do pensamento de Milton Santos.
Entendemos que o tempo presente nos impõe outros tantos desafios analíticos e nos convida a desvelar e debater caminhos à ação emancipatória, considerando estarmos diante, a um só tempo, do aprofundamento da crise e de uma transição em marcha.
A leitura dos territórios permanece sendo nosso grande desafio e se coloca como um chamado vindo de múltiplas vozes que se expressam numa diversidade de ambientes acadêmico-científicos, escolares, artístico-culturais, assim como dos movimentos sociais.
Com este evento pretendemos, portanto, debater a atual conjuntura histórica sob a inspiração da proposta teórica de Milton Santos e identificar os processos e disputas contemporâneas pelos usos dos territórios.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}