I Encuentro Intercultural de Músicas y Danzas de América Latina

I Encuentro Intercultural de Músicas y Danzas de América Latina

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

3º Medieval in Castelli

Sábado, 8 de Junho

Ascurra, SC

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

Congreso Internacional de Arquitectura y Arte Litúrgico 2024

Quarta-Feira, 26 de Junho

La Plata,

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

I Encuentro Intercultural de Músicas y Danzas de América Latina

26/04/2021 - 30/04/2021

O I Encontro Intercultural de Músicas e Danças da América Latina” é um evento que busca criar um espaço de intercâmbio de práticas, experiências e reflexões relacionadas às culturas tradicionais e populares de diversas regiões da América Latina. Trata-se também de um espaço de diálogo entre os saberes populares e acadêmicos. Neste sentido, as dinâmicas do Encontro terão um formato diferente dos congressos acadêmicos tradicionais. Por outro lado, este evento surge dentro de uma universidade pública, instituição na qual acreditamos e defendemos. Portanto, o Encontro será aberto e gratuito em todas as suas modalidades.


Inicialmente programado para ser um evento presencial, devido ao contexto da pandemia por Covid 19 faremos o Encontro de forma virtual, o que traz algumas mudanças nas dinâmicas e atividades planejadas.


Contaremos com conferências sobre músicas e danças de diferentes regiões da América Latina, ministradas por professoras e professores com ampla experiência e trajetória nessas expressões culturais.

Receberemos trabalhos de pesquisa, inicialmente em formato de resumo expandido, mas estes não serão apresentados como comunicações orais ou defesas. Teremos mesas de debate nas quais iremos compartilhar nossos trabalhos, pesquisas e experiências de maneira horizontal (mas não é preciso enviar trabalho para participar das mesas de debate). Esperamos que este intercâmbio enriqueça as pesquisas, que deverão ser concluídas e enviadas em formato de artigo depois do Encontro.

Finalmente, é importante ressaltar que este Encontro surge como resultado de 6 anos de trabalho do Proyecto MILPA - Músicas y Danzas de América Latina”, projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA. Todas as pessoas envolvidas neste projeto atualmente, e todas as pessoas que já passaram por ele, contribuíram para que o Encontro aconteça.


Félix Eid

Proyecto MILPA - Músicas y Danzas de América Latina

Convidadas/os - Invitadas/os

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Inscrições / Inscripciones

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades / Actividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissão de trabalhos / Envío de trabajos

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Orientações para submissão de trabalhos / Orientaciones para envío de trabajos

PORTUGUÊS

Neste Encontro aceitamos trabalhos escritos em espanhol ou português com pesquisas originais, concluídas ou em andamento, que dialoguem com alguma das áreas temáticas propostas.

Os trabalhos devem ser apresentados em documento de formato .doc ou .docx, página tamanho A4, com tipo de letra Times New Roman 12, com 1.5 de espaçamento, justificado. É preciso enviar dois arquivos: um deles deve ter o nome dos/as autores/as dentro do documento, e o outro deve ser anônimo, sem nenhuma indicação de autoria. (Uma indicação mais detalhada das normas para envio de trabalhos encontra-se no anexo "resumo expandido", na área de Submissão de trabalhos)


Neste momento receberemos trabalhos com formato de resumo expandido, que tenham entre 500 e 1000 palavras (sem contar com a bibliografia), que apresentem título, pergunta ou problema de pesquisa, que expliquem com claridade o tema, os principais argumentos e reflexões, a metodologia de pesquisa, e os resultados alcançados ou esperados. Também devem incluir as principais referências bibliográficas da pesquisa.

Os trabalhos serão avaliados pelo comitê científico, e serão classificados em ordem de pontuação.

Passado o Encontro, receberemos os artigos completos daqueles trabalhos aceitos e apresentados, com a ideia de publicá-los como parte das Memórias do Encontro.


Eixos temáticos

Os eixos temáticos indicados aqui permitem certa organização dos trabalhos recebidos e das discussões no Encontro. Porém, estes eixos estão relacionadas entre si, e portanto é provável que alguns trabalhos dialoguem com vários deles. Nesse caso, simplesmente deve-se escolher aquele que tenha mais relação com a problemática geral do trabalho apresentado.


- Músicas e danças da América Latina - educação

Trabalhos com discussões, análises e reflexões sobre expressões tradicionais de música e dança na América Latina no âmbito da educação, seja em diferentes níveis de educação formal, em processos alternativos de ensino-aprendizagem, nas formas tradicionais de transmissão de conhecimento, ou no diálogo entre diferentes saberes.

- Músicas e danças da América Latina - pesquisa

Trabalhos com discussões, análises e reflexões sobre a pesquisa relacionada a expressões tradicionais de música e dança na América Latina: debates sobre ética, recursos, finalidades e impactos; perspectivas, teorias e metodologias como etnografia, pesquisa ação participativa, pesquisa comunitária, interseccionalidade, entre outras.

- Músicas e danças da América Latina - práticas, desafios e potencialidades na contemporaneidade

Trabalhos com discussões, análises e reflexões sobre as práticas das expressões tradicionais de música e dança na América Latina na atualidade, com os desafios e potencialidades que para elas representam a urbanização, a globalização, a indústria cultural, as novas mídias, as fusões artísticas, etc.

- Músicas e danças da América Latina - política e resistência

Trabalhos com discussões, análises e reflexões sobre aspectos políticos manifestados nas expressões tradicionais de música e dança na América Latina, incluindo processos de colonização, nacionalismos, globalização; preconceitos acadêmicos e estereótipos culturais; violências, tensões e resistências de raça, gênero, classe e suas intersecções; entre outros.

- Músicas e danças da América Latina - rituais, mitos e religiosidade

Trabalhos com discussões, análises e reflexões sobre cosmovisões, mitos, rituais, religiosidades s sincretismos nas expressões tradicionais de música e dança na América Latina.


ESPAÑOL

En este Encuentro aceptamos trabajos escritos en español o portugués con investigaciones originales, concluidas o en curso, que dialoguen con alguna de las áreas temáticas propuestas.

Los trabajos deben presentarse en documento de formato .doc o .docx, página tamaño A4, con tipo de letra Times New Roman 12, interlineado de 1.5, justificado. Es necesario enviar dos archivos: uno de ellos debe tener los nombres de los/las autores/as dentro del documento, y el otro debe ser anónimo, sin ninguna indicación de autoría. (Una guía más detallada de las normas para envío de trabajos se encuentra en el anexo "resumo expandido", en el área de Envío de trabajos)

En este momento recibiremos trabajos con formato de resumen expandido, que tengan entre 500 y 1000 palabras (sin contar con la bibliografía), donde se presenten título, pregunta o problema de investigación, se expliquen con claridad el tema, los principales argumentos y reflexiones, la metodología de investigación, y los resultados alcanzados o esperados. También deben incluirse las principales referencias bibliográficas de la investigación.

Los trabajos serán evaluados por el comité científico y serán clasificados en orden de puntaje.

Pasado el Encuentro, recibiremos los artículos completos de aquellos trabajos aceptados y presentados, con la idea de publicarlos como parte de las Memorias del Encuentro.


Ejes temáticos

Los ejes temáticos aquí indicados permiten cierta organización de los trabajos recibidos y de las discusiones en el Encuentro. Sin embargo, estos ejes están relacionados entre sí, y por lo tanto es probable que algunos trabajos dialoguen con varios de ellos. En ese caso, simplemente se debe elegir aquél que más relación tenga con la problemática general del trabajo presentado.


- Músicas y danzas de América Latina - educación

Trabajos con discusiones, análisis y reflexiones sobre expresiones tradicionales de música y danza en América Latina en el ámbito de la educación, sea en diferentes niveles de educación formal, en procesos alternativos de enseñanza-aprendizaje, en las formas tradicionales de transmisión de conocimiento, o en el diálogo entre diferentes saberes.

- Músicas y danzas de América Latina - investigación

Trabajos con discusiones, análisis y reflexiones sobre la investigación relacionada a expresiones tradicionales de música y danza en América Latina: debates sobre ética, recursos, finalidades e impactos; perspectivas, teorías y metodologías como etnografía, investigación acción participativa, investigación comunitaria, interseccionalidad, entre otras.


- Músicas y danzas de América Latina - prácticas, desafíos y potencialidades en la contemporaneidad

Trabajos con discusiones, análisis y reflexiones sobre las prácticas de las expresiones tradicionales de música y danza en América Latina en la actualidad, con los desafíos y potencialidades que para ellas representan la urbanización, la globalización, la industria cultural, los nuevos medios de transmisión, las fusiones artísticas, etc.

- Músicas y danzas de América Latina - política y resistencia

Trabajos con discusiones, análisis y reflexiones sobre aspectos políticos manifestados en las expresiones tradicionales de música y danza en América Latina, incluyendo procesos de colonización, nacionalismos, globalización; prejuicios académicos y estereotipos culturales; violencias, tensiones y resistencias de raza, género, clase y sus intersecciones; entre otros.

- Músicas y danzas de América Latina - rituales, mitos y religiosidad

Trabajos con discusiones, análisis y reflexiones sobre cosmovisiones, mitos, rituales, religiosidades y sincretismos presentes en las expresiones tradicionales de música y danza en América Latina.

Comitê científico / Comité científico

EVANDRO HIGA - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul


Pianista e docente no curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. É autor dos livros “Polca paraguaia, guarânia e chamamé – estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande, MS” e “‘Para fazer chorar as pedras’: guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço”, tendo também publicado capítulos nos livros “Los lenguajes del território platino” (Editora da Universidade de Buenos Aires) e “The Routledge companion to the study of local musicking” (Routledge) e verbetes na Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, volume IX, Genres: Caribbean and Latin America.


MARÍA EUGENIA DOMÍNGUEZ - Universidade Federal de Santa Catarina


Professora Associada no Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Bacharel em Ciências Antropológicas pela Universidad de Buenos Aires (2001). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Cnpq Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade na América Latina e no Caribe (MUSA/UFSC). Pesquisadora do INCT Brasil Plural (INCT/ Cnpq). Coordenadora do Curso de Graduação em Antropologia da UFSC. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, arte, etnomusicologia, ritual, povos indígenas do Chaco.


ALICE VILLELA - Universidade de São Paulo


Pós-Doutoranda do Departamento de Antropologia Social da USP com pesquisa sobre relações entre audiovisual e fazer musical junto ao Projeto Temático Fapesp: "O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia" (Unicamp / USP). Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP (2015). É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2009) e possui graduação em Ciências Sociais pela UNICAMP (2004). Realizou pesquisa junto aos Asuriní do Xingu (PA) entre 2005 e 2015 investigando temas como a performance no ritual indígena, noções de imagem, fotografia, audiovisual e produção de imagens. Integra o GRAVI - Grupo de Antropologia Visual/USP, o NAPEDRA - Núcleo de Antropologia, Performance e Drama/USP e o PAM - Pesquisas em Antropologia Musical/ USP. Realizou estágio de pesquisa junto ao EREA - Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne/ LESC/ CNRS/ Université Paris X Nanterre, Paris, França (entre agosto de 2013 e julho de 2014). É membro da Rede de Apoio ao Povo Kariri-Xocó.


PABLO PÉREZ DONOSO - Universidad Mayor de San Simón (Cochabamba, Bolívia)


Doutor em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS/UFBA); Mestre em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB); Bacharel em Instrumento/Violão pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); foi bolsista do curso de aperfeiçoamento para jovens músicos ibero-americanos da Fundação Carolina (Espanha). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de instrumento, educação musical, performance e cognição musical. Atuou como professor/estagiário de violão no curso de Extensão da Escola de Música da UFBA, como professor de música no projeto Ponto Móvel da Cidade do Saber (Camaçari-BA) e como professor de violão e guitarra na escola de música TEMUS (Salvador-BA). Foi professor substituto na área de violão/música brasileira do curso de licenciatura em música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e professor formador no Plano Nacional de Formação de Professores de Ensino Básico (PARFOR) na mesma universidade.



ALEXIS RASFTOPOLO - Universidad Nacional de Misiones (Posadas, Argentina)



Doctor en Comunicación Social por la Facultad de Ciencias de la Comunicación - Universidad Nacional de Córdoba (FCC-UNC). Licenciado en Comunicación Social y Técnico en Comunicación Social por la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales – Universidad Nacional de Misiones (FHCS-UNaM). Diplomado en Filosofía de la Liberación: geopolítica y descolonización del saber - Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales – Secretaría de Extensión - Universidad Nacional de Jujuy (UNJu). Docente de la Carrera de Comunicación Social (FHCS-UNaM) y Co-director del proyecto de extensión Circuito por la Memoria (FHCS-UNaM). Sus temas de interés giran en torno al estudio de juventudes, el teatro comunitario y los procesos socio-comunicacionales políticos y culturales.

Equipe organizadora / Equipo organizador

Coordinación

Félix Eid



Idealización y proyecto del I Encuentro Intercultural de Músicas y Danzas de América Latina

Alisson Pereira de Oliveira

María Fernanda Cruz Castañeda

Salome Peña

Félix Eid


Proyecto MILPA - Músicas y Danzas de América Latina (2021)


Alisson Pereira de Oliveira

Andrés Steven Amaya Sánchez

Angélica Moreno Usaquín

Febe Mariana Aguirre

Joelma de Brito

Ladislao Homar Landa Vásquez

Marcio Dias Gomes Pinheiro

Sophia Belén Ruiz González
Thalyta Sousa Costa
Félix Eid


Diseño Gráfico

Laura Mercado Cruz


Traducciones

Gabriela Minuzzo


Instituciones

Universidad Federal de Integración Latinoamericana - UNILA

Fundação Cultural Foz do Iguaçu

Prefeitura de Foz do Iguaçu

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}