Como a
mídia, em diálogo com outras áreas, pode agir conforme as recomendações da
Organização Mundial da Saúde diante dos alarmantes índices de suicídio de
jovens no Brasil?
Este é
o eixo que organiza o evento Mídia, Juventude e Suicídio: uma abordagem multidisciplinar
nas trilhas da Comunicação-Educação, que acontece das 9h às 18h nos dias 27
e 28 de junho, no Bloco B – Auditório Macunaíma, UFF Gragoatá, Niterói/RJ.
Contando
com o fundamental apoio da FAPERJ, do PPG Mídia e Cotidiano e da PROPPI/UFF, o
encontro reúne vozes, pesquisas e propostas de diversas áreas na expectativa
de, junto com o público, debater essa temática e seus desafios. Participe!
INSCRIÇÃO GRATUITA PELO LINK:
https://forms.gle/pq5eabHqrRJanh8Q8
Terça-feira: 27/06/2023
Atividades
Manhã
8h30: Inscrição presencial
9h00 - 9h30: Abertura:
Solenidade com autoridades: Reitoria; Pró-Reitoria de Pesquisa, Pablo
Nabarrete (Coordenador do PPG Mídia e Cotidiano) e Renata Rezende (Coordenadora
do Projeto).
9h30 - 11h: Conferência de Abertura com Fernanda
Marquetti (USP): As trilhas de vida entre o mundo digital e real atravessadas por eventos
suicidas. Mediação: Renata
Rezende (UFF)
11h15 - 12h45: Painel 1: Mídia,
Juventude e Suicídio: uma abordagem multidisciplinar. Convidados: Dayse
Assunção Miranda (IPPES); Kelly Vedana (EERP-USP); Alan Teixeira Lima
(UFF). Mediação: Denise
Tavares (UFF)
Tarde
14h30 - 16h: Painel 2: Narrativas da dor
no cotidiano midiatizado: Palestrantes: Renata
Rezende (UFF); Diego Cotta (UFF); Paulo Vitor Palma Navasconi (UEM). Mediação: Max
Milliano (UFF)
16h10 - 17h40: Painel 3: O suicídio
na pauta jornalística e na publicidade. Palestrantes: Antonio
Vianna (UFF/Fiocruz); Larissa Morais (UFF); Rômulo Tondo (UFRGS). Mediação: Carla
Baiense (UFF)
Quarta-feira: 28/06/2023
Atividades
Manhã
9h30 - 11h: Painel 4: Suicídio e os circuitos midiáticos: comunicação e educação em conexão. Palestrantes: Walcéa Barreto Alves (UFF); Carla Baiense (UFF); Carolina Gonçalvez (ICICT/Fiocruz). Mediação: Larissa Morais (UFF)
11h10 - 12h40: Painel 5: Mídia e imaginários suicidas: multiplicar abordagens e debates. Palestrantes: Denise Tavares (UFF); Thiago Nagafushi (USP); Elis Regina Cornejo (UNIFESP/SP). Mediação: Diego Cotta (UFF)
Tarde
14h15 - 15h30: Painel Especial – As imagens e as emoções: os caminhos do “comum” em obras e ONGs. Palestrantes: Max Milliano (UFF) e Natalia Kleinsorgen (UFF). Ementa: Durante a pandemia, imagens da dor e de resistências nos atravessaram cotidianamente. Não quer dizer que haja fórmula de sobrevivência, mas pode-se reconhecer semeaduras que valorizam o viver. Estas se realizam em partilhas, sejam por obras de criação e expressão, sejam por ações de grupos que se unem em múltiplos sonhos e desejos. Conhecer e reconhecer esses caminhos: por que não? E o ponto de partida é discutir as emoções. Aqui, pelo viés das imagens.
14h15 - 15h30: Oficina 1- O jornalismo diário e os desafios da pauta sobre suicídio. Professores: Larissa Morais (UFF) e Antonio Vianna (UFF). Ementa: Os impasses e desafios das pautas relacionadas ao suicídio em geral, e ao suicídio juvenil em especial, no jornalismo diário. As questões éticas, a relação com os familiares, os erros que levam à espetacularização da morte. Análise de casos. Vagas: máximo de 30 vagas (focada em estudantes e profissionais do Jornalismo)
14h15 - 15h30: Oficina 2 - Juventude, narrativas da dor extrema, mídia e sala de aula: Como viver o mundo em termos de esperança?. Professoras: Denise Tavares (UFF) e Walcéa Alves (UFF). Ementa: As múltiplas iniciativas que existem hoje nas estratégias de prevenção do suicídio juvenil e da posvenção. Análise e discussão das cartilhas propostas pela OMS e outras instituições. O material midiático audiovisual e as questões que envolvem a ideia de “elemento disparador”. Vagas: máximo de 30 vagas (foco em profissionais da educação básica, sem restrição de outras participações).
14h15 - 15h30: Oficina 3 – Construção de Campanhas de Prevenção ao Suicídio. Professor: Rômulo Tondo (UFRGS). Ementa: A proposta da disciplina aberta a Comunicadores em geral e para Organizações, é mobilizar os agentes e construir uma rede que possa ser sensível ao tema, visando, ainda, construir conexões futuras. Vagas: Máximo de 30 vagas (aberta a comunicadores e organizações)
15h45 - 17h15: Palestra de Encerramento: A Educação, a criação e os sentidos do viver. Palestrante: Severino Antônio (UNICAMP). Mediação: Walcéa Alves (UFF).
17h30 - 18h30: Lanche e anoitecer com autógrafos.
OBS: No saguão estarão banners com indicadores da pesquisa Mídia, Juventude e Suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação
Também teremos lançamento de livros.
O que é o Projeto Juventude e suicídio: percursos midiáticos e suas interfaces com a Educação
Coordenado pela professora Renata Rezende, o objetivo deste projeto coletivo, integrado por oito pesquisadores do PPG Mídia e Cotidiano (UFF), é investigar a relação “juventude-suicídio” em recorte que foca o tema em seu “trânsito midiático”, isto é, considerando o papel da mídia como produtora de sentidos e elaboradora de representações dessa temática. Estruturado como pesquisa analítica e aplicada, tem caráter multidisciplinar. Recebeu apoio FAPERJ em 2019, via edital “Apoio a Grupos Emergentes”, com previsão de término em janeiro de 2024. O contexto que fomenta o projeto é o diagnóstico do caráter quase epidêmico do suicídio juvenil e a importância da mídia neste cenário, um imperativo apontado pela Organização Mundial da Saúde.