Você conhece o Setembro Amarelo?
Em setembro de 1994, o jovem americano Michael Emme (17 anos) foi encontrado morto no banco dianteiro de seu próprio veículo - um Ford Mustang, ano 1968, pintado em amarelho brilhante. Apelidado de Mustang Mike, o adolescente era fã do modelo e havia adquirido, restaurado e pintado a carroceria de seu automóvel por conta própria.
O entusiasmo automobilístico, porém, ocultava um quadro de depressão severa e o sofrimento pelo término de um namoro recente. Seus amigos não suspeitavam da gravidade, Mike não conseguiu pedir ajuda. Sete minutos antes da morte, um bilhete anunciava: Pai, mãe, a culpa não é sua. Amo vocês. Havia sido um suicídio.
Naquele ano, em respeito a Mike, foi criada a Yellow Ribbon (Fita Amarela), uma fundação americana voltada à conscientização e à prevenção do suicídio; e em 2015, no Brasil, o tema foi institucionalizado como capanha nacional, promovida especialmente no mês de setembro e sob a bandeira da cor amarela. Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Nesse contexto, a LIAPH, LAPsiq, LiPed e LAMELP se uniram para debater em uma mesa redonda as principais adversidades que permeiam o suicídio, assim como as formas de assistência, amparo e suporte que podem ser fornecidas pelo atendimento especializado e não especializado. Vamos participar?
Para mais informações:
- Página oficial do Setembro Amarelo/2020: www.setembroamarelo.com
- Centro de Valorização da Vida: ligue 188 / www.cvv.org.br