Por que nossas memórias e histórias não estão nos museus?
O II Seminário Brasileiro Museus, Memória e Museologia LGBT+Feminismo será realizado de 27 a 28 de agosto de 2020 em sala virtual da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tema desta edição versa sobre a relação entre a questão LGBT+ e o feminismo na produção acadêmica nacional sobre memória, museus e Museologia.
O evento reúne pesquisadorxs acadêmicxs que produzem conhecimento intelectual inovador, decolonial e comprometido com a superação da discriminação de mulheres e pessoas LGBT+ nos museus e na Museologia, sobretudo quando articulam o campo a políticas públicas, justiça social e intersecções entre cor/raça, classe, gênero, identidade de gênero e orientação sexual.
De modo a respeitar as regras de distanciamento social orientadas pela OMS, o evento teve sua data deslocada para 27 e 28 de agosto de 2020 e se transformou em virtual.
As inscrições se dão via online, neste site, de 13/06 a 25/08, estando condicionada a posterior inscrição na sala virtual conforme orientações que a comissão organizadora enviará.
A atividade será certificada.
Se você deseja participar do evento online mas não possui meios tecnológicos para tal, ou conhece alguém nesta condição, entre em contato conosco.
Organizam o evento a Rede LGBT de Memória e Museologia Social, Revista Memória LGBT, bacharelado em Museologia da UFMG, GT Gênero e Sexualidade do Seminário Brasileiro em Museologia e Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da UFMG.
O comitê organizador do evento está composto pelos seguintes nomes:
Jezulino Lúcio Mendes Braga
(Museologia- UFMG/Rede LGBT de Memória e Museologia Social/ MG)
Tony Boita
(Revista Memória LGBT/ Rede LGBT de Memória e Museologia Social/ Centro-Oeste)
Jean Baptista
(Museologia- UFG/ Rede LGBT de Memória e Museologia Social/ Centro-Oeste)
Camila Moraes Wichers
(Museologia- UFG/Rede LGBT de Memória e Museologia Social/ Centro-Oeste)
Marlise Giovanaz
(Museologia- UFRGS /Rede LGBT de Memória e Museologia Social/ RS)
René Lommez Gomes
(Museologia- UFMG)
Camila Pinho
(Graduanda Museologia UFMG /Rede LGBT MG)
A comissão organizadora conta também com o trabalho especial da museóloga feminista criadora da arte que nos acompanha, que por seu talento, sensibilidade e compromisso expressou por meio de imagens os importantes temas do evento: Allinny Raphaelle Vitor de Lima, Mestranda PPGAS-UFG, uma especial parabenização e imensa gratidão de todxs nós.
Dúvidas: contato@memorialgbt.org