Habitualmente o melhorista genético está interessado em decompor a variância observada no campo (fenotípica) em componentes genéticos e ambientais para selecionar genótipos superiores com base na fatia herdável da variação observada. Uma abordagem baseada em modelos lineares mistos permite estudar as complexas estruturas de correlação entre níveis em dados de melhoramento. Os modelos lineares mistos permitem levar em consideração as informações sobre o parentesco dos genótipos, autocorrelações espaciais e temporais entre parcelas e desbalanceamentos genéticos e experimentais. Desta forma, é possível estimar componentes de variância não-viesados e predizer valores genéticos de forma acurada. Portanto, o uso de modelos lineares mistos é uma excelente ferramenta para aumentar a eficiência da seleção nos programas de melhoramento proporcionando uma representação mais fiel da realidade dos dados e assegurando boa confiabilidade nos resultados. Este curso visa explorar a teoria e aplicações da metodologia de modelos lineares mistos para analisar dados de melhoramento com informações correlacionadas geneticamente e/ou experimentalmente utilizando o renomado software Selegen REML/BLUP.
O software Selegen REML/BLUP foi desenvolvido para ser utilizado na rotina dos programas de melhoramento genético vegetal. Este aplicativo computacional permite ao melhorista realizar estimativas e predições para plantas autógamas, alógamas, mistas, e de propagação vegetativa. Permite considera vários delineamentos experimentais, delineamentos de cruzamento, interação genótipos x ambientes, medidas repetidas, várias estruturas de família, dentre outros fatores. O software permite estimar componentes de variância, e predizer valores genéticos aditivos, de dominância e genotípicos dos candidatos à seleção. Além de estimar o ganho genético com seleção, o tamanho efetivo populacional e outros parâmetros de interesse do melhoramento vegetal. Adicionalmente, permite o teste da significância dos efeitos via teste da razão de verossimilhança (LRT). Também permite ao melhorista trabalhar com variáveis contínuas (modelos lineares) e categóricas (modelos lineares generalizados).
Por fim, há uma versão do software específica para análise de dados genômicos, o Selegen Genômica. O software Selegen é amigável, de fácil uso e interpretação, permitindo lidar de forma eficiente com a maioria das situações no melhoramento vegetal. É gratuito e pode ser obtido no endereço: http://www.ppestbio.ufv.br/?page_id=448 no tópico “materiais disponíveis na web”.