No meio do caminho tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho / Tinha uma pedra / No meio do caminho tinha uma pedra / Nunca me esquecerei desse acontecimento / Na vida de minhas retinas tão fatigadas / Nunca me esquecerei que no meio do caminho / Tinha uma pedra / Tinha uma pedra no meio do caminho / No meio do caminho tinha uma pedra
Quem Somos?
A realização do Seminário No meio do caminho tinha uma COP, nunca esqueceremos desse acontecimento? Perspectivas sobre a COP30 em Belém, é uma iniciativa da equipe de pesquisa que desenvolve o projeto “COP30 em Belém (PA): das oportunidades de transformações urbanas aos desafios para a participação e controle social”, apoiado pelo CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, no âmbito da Chamada Universal - CNPq/MCTI n. 10/2023 – Faixa B – Grupos Consolidados.
A equipe reúne cerca de 50 pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, de diferentes instituições (UFPA, UNAMA, UFPR, IFPA) e em diferentes momentos de seu processo de formação, favorecendo a ampla integração e compartilhamento de experiências e conhecimentos.
O projeto está estruturado em 6 eixos de trabalho: eixo 1 - Balanço crítico dos megaeventos; eixo 2 - projetos urbanos e de infraestrutura; eixo 3 – mobilidade; eixo 4 - conservação e preservação do Centro Histórico de Belém (CHB); eixo 5 - economia urbana; além do eixo integrador, que se dedica à incidência política na sociedade, qualificando o debate, propondo ferramentas e fomentando atividades de participação e controle social.
O Seminário, aberto ao público, está estruturado por meio de conferência, mesas redondas e painéis que devem promover o debate sobre a realização da COP30 em Belém.
As inscrições são limitadas à capacidade dos ambientes onde as atividades serão desenvolvidas.
ATIVIDADES COM SOCIEDADE CIVIL
"COP 30 e a Amazônia: Clima, Cidade, Futuro. E Agora, José?": atividade com alunos do Ensino Médio
Sabrina Forte (SEDUC/PA)
Marcello Aponte (Rede Educação Ambiental/PA)
Cine Clube: exibição de documentário seguido de debate com moradores da Vila da Barca