Manaus - Amazonas - Brasil
Visando o envolvimento educacional do Ifam, propomos para o debate com a comunidade científica o tema “ÁGUA: Gestão e Uso Eficiente na Região Amazônica” devido à forma como os recursos hídricos vêm sendo tratado pelo homem, tem causado constantes preocupações é tema bastante discutido principalmente nos encontros mundiais como a Eco 92, que ocorreu no Rio de Janeiro, onde foi elaborada a Agenda 21 abordando em um dos seus capítulos a temática água, onde cita que “A água é necessária em todos os aspectos da vida".
O Brasil apesar de ser um país abundante em recursos hídricos, tendo a Amazônia com a maior bacia hidrográfica do mundo, fato que pode ser comprovado a partir dos inúmeros igarapés que cortam o sítio urbano da cidade de Manaus, torna-se uma situação preocupante porque esses cursos d´água se encontram inapropriados para lazer ou recreação primária devido ao elevado nível de degradação em que se encontram, tornando em muitas situações vetores de doenças. É uma situação apenas perceptível muito embora todas as atividades econômicas e bem-estar social dependam diretamente do suprimento e qualidade da água doce não é uma situação amplamente compromissada por todas as camadas sociais.
É fato alarmante os inúmeros casos de contaminação por veiculação hídrica que atingem principalmente crianças e idosos que tem contato com águas poluídas ou contaminadas, quando não é essa situação percebe-se a questão da cultura da abundância e tem-se desperdício indiscriminado da água quando observado em muitas práticas sociais.
Considerando a abrangência da degradação dos recursos hídricos por todas as formas de resíduos justifica-se que é necessária uma prática constante e permanente de divulgação sobre os cuidados com a água em todas as suas formas de utilização para que a mesma não entre em escassez generalizada como já ocorre a destruição gradual e o agravamento da poluição dos recursos hídricos em muitas regiões do mundo como exemplo em vários países africanos.
Assim, diante dessa situação faz-se necessário e urgente o debate e o alerta sobre a degradação da água nessa data relevante por meio do envolvimento de todos com debates, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos.
Preencha corretamente suas informações. As inscrições serão somente até o dia 02 de junho ou limitadas de acordo com a capacidade máxima do auditório.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Atenção: Ao acessar com seu login e senha é necessário ainda que efetue sua inscrição nas atividades da programação!
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Auditório CDI 1 - (2 andar)