Partindo do postulado de que aprender é relacionar, interagindo com linguagens que desafiem o aluno e promovam a compreensão de temas articulados a conceitos científicos, elaborou-se um programa com diferentes experimentos (analise de solos, geradores de energia, braço hidráulico, etc.) e técnicas de ensino, que promovem o pensamento crítico dos alunos relacionado no estudo de um tema organizador (água dura, reação ácido base, funções, características geomorfológicas, desenvolvimento das civilizações, etc.), relacionadas ao cotidiano dos alunos.
Uma das nossas constantes preocupações na atualidade é a priorização de metodologias a tornar o processo ensino-aprendizagem mais produtivo, daí surgiu à ideia de uma abordagem diferente dos conteúdos de Química, Física, Matemática, Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol e Filosofia articulando-as a vivência cotidiana dos alunos através da experimentação, apesar destas aulas na sua maioria, no ensino médio serem problemáticas, seja pela ausência de material e infraestrutura adequada, seja por serem muitas vezes vistas como um “recreio intelectual”, no qual os alunos reproduzem experimentos sem conexão entre suas vivências e os tópicos teóricos discutidos em classe.
As últimas pesquisas sobre o Ensino-aprendizagem interdisciplinar apontam que o ensino das ciências da natureza e matemática no País e também no estado de Goiás não vai bem, tanto no ensino fundamental e médio. São vários os fatores que contribuem para o fracasso no processo Ensino-aprendizagem dentre eles a evasão escolar, a motivação e o interesse em estudar.