Matrizes africanas do samba urbano carioca ou "O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical" (1830-1930)

Matrizes africanas do samba urbano carioca ou "O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical" (1830-1930)

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Sobre o evento

Matrizes africanas do samba urbano carioca ou "O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical" (1830-1930)

Esse curso tem como propósito discutir o papel central das comunidades diaspóricas africanas, especialmente as de origem centro-africana, nos processos de formação da cidade do Rio de Janeiro e seus desdobramentos no desenvolvimento do chamado samba urbano carioca no início do séc. XX. O curso surgiu como uma homenagem a Nei Lopes, importantíssimo sambista e intelectual carioca, um dos maiores pesquisadores e pensadores da história da diáspora africana nas Américas. No curso serão abordadas várias questões pertinentes a história social das culturas negras no Rio de Janeiro, bem como na região Sudeste do Brasil. O objetivo é refletir sobre a diáspora africana na antiga capital do país, tendo em vista a importância primordial de seus legados civilizatórios, artísticos e filosóficos no complexo universo de musicalidades e culturas vinculadas aos processos de gênese do samba urbano carioca. Para isso serão debatidos resultados de uma investigação histórica em curso sobre os processos de transformação, (re)criação e incorporação destas musicalidades africanas, tendo em vista a agência histórica (cri)ativa destes músicos africanos escravizados e de seus descendentes que em diáspora disputaram com as classes dominantes brancas os fundamentos das concepções de identidade nacional e modernidade construindo assim as músicas populares contemporâneas do Brasil e das demais Afro-Américas.


Programa do curso:

Aula 1 (10/11), Aula 2 (17/11) e Aula 3 (22/11): Apresentação do curso, autores e referenciais teóricos do curso

Aula 4 (24/11) e Aula 5 (06/12): Em busca da macumba carioca – Dos ngangas centro-africanos ao Omolokô de Tata Tancredo

Aula 6 (08/12): Na cidade das nações diaspóricas – ‘Angolas’, ‘Congos’, ‘Monjolos’, ‘Minas’ e ‘Moçambiques’ no Rio Janeiro 

Aula 7 (13/12): O Rio de Janeiro dos ‘muçurumins’ (muslims): Da comunidade religiosa do imã Al-Baghdádi ao Alufá Espinguela da Mangueira (sécs. XIX-XX)

Aula 8 (15/12): Nas torres dos Tranca-ruas: os capoeiras sineiros do Rio de Janeiro oitocentista

Aula 9 (20/12): Candombes, cucumbis e congos – Reinado, ritos e sociedades centro-africanas nos espaços públicos do Rio de Janeiro 

Aula 10 (22/12): O "paradigma" é do Estácio? Historicizando agências, agentes e narrativas sobre a formação do samba urbano carioca

Professor:

Rafael Galante é historiador e etnomusicólogo. Mestre e doutorando em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2014, esteve como professor visitante do Departamento de Português e Espanhol na Universidade Smith College, em Massachusetts, Estados Unidos, e no segundo semestre de 2017, esteve como pesquisador visitante do Departamento de História na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. Já ministrou cursos sobre seus temas de pesquisa em diversas instituições culturais públicas e privadas, dentre elas o Museu de Arte de São Paulo, a Fundação Ema Klabin, o Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP, Casa Mário de Andrade a Associação Cachuera! e o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou pesquisas sobre musicalidades e filosofias espirituais em comunidades quilombolas no Brasil e em Cuba. Junto a músicos e comunidades tradicionais de Moçambique, desenvolveu uma investigação sobre a presença cultural moçambicana nos processos históricos de formação das culturas musicais e identidades afro-diaspóricas no âmbito do espaço Atlântico. Sua pesquisa de doutorado é sobre as culturas sineiras centro-africanas e sua diáspora no Brasil. 


Início: 10/11/22 - Final: 22/12/22
(Todas as Terças e Quintas – das 19:30h as 22:30h - Carga horária total: 30hrs de curso (10 aulas de 3hrs) - Excepcionalmente não teremos aulas no feriado de 15 de novembro e nos dias 29/11 e 01/12 por conta da realização do 3º Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico na UFF.

OBS: As aulas não serão gravadas!!

POLÍTICA DE BOLSAS: 30% do total de vagas do curso será destinado a bolsas integrais para alunos autodeclarados negros com perfil socioeconômico de baixa renda. Para candidatar-se a bolsa enviar até o dia 08/11 e-mail com mini-bio e carta de intenção para: mukandacultural@gmail.com 
Os bolsistas selecionados receberão até o dia da primeira aula (10/11) um e-mail de confirmação da matrícula com o link de acesso ao curso.


SOBRE AS AULAS: Elas acontecerão por meio da plataforma ZOOM, ao terminar sua matrícula o aluno receberá o e-mail de confirmação da EVEN3 com o link de acesso da sala de aula virtual. No entanto, para assistir o curso no pc (preferencialmente) ou no celular os alunos precisarão ter o programa da plataforma instalado previamente.  Recomendamos verificar sua caixa de spam para localizar o e-mail de confirmação, em todo caso o aluno também poderá acessar o curso diretamente pela EVEN3 por meio de login.  


Imagem de capa:

Músicos em cerimônia funerária na região do Congo - Cartão postal, Luanda, Angola, c. 1900. 

Bibliografia:

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