Este é um evento online

Muito se ouve falar em pesquisas com narrativas (lendas, parábolas, causos, contos populares) e, na maioria das vezes, reduz-se tudo ao campo da Literatura Oral. Para além dessa letra, há a voz, o gesto e suas possibilidades: os materais orais.
Os estudos decoloniais, por sua vez, tem ganhado força no contexto brasileiro a partir do momento em que aceitam e legitimam vozes outras dentro dos mais diversos campos de conhecimento, entre eles o da literatura, em suas manifestações orais e escritas.
Esse mini-curso pretende dar uma breve introdução acerca do conceito de materiais orais e de que modo ele pode ser analisado e pensando a partir dos pressupostos dos estudos decoloniais.
Serão dois encontros de 4h cada um. No primeiro, trataremos do conceito de materiais orais, sua aplicabilidade e exemplos de trabalho em campo. Já no segundo, introduziremos conceitos como descolonial, decolonial, colonialidade de gênero, de poder, de saber, tecendo uma discussão sobre epistemes outras e sua inserção no campo literário.
Ministrante: Dra Mauren Pavão Przybylski da Hora Vidal
Pós-Doutoranda em Literatura (UFSC)
Pós-Doutora em Crítica Cultural (UNEB)
Doutora em Letras (UFRGS)
Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Poéticas Orais e Pensamento Decolonial - perspectivas teóricas e metodológicas
Membro Efetiva do GT de Literatura Oral e Popular da Anpoll.
Pesquisadora do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.
Pesquisadora do LANMO e Representante no Brasil da RIEMO.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}