APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV
O curso Analista capacita o profissional de maneira prática, para imediata
atuação na respectiva área de interesse. O profissional torna-se habilitado por
meio de atividades, ferramentas, estudos de casos, e simulação do dia a dia,
para o alcance de resultados diferenciados, tanto na sua trajetória
profissional, quanto para empresa. Propicia aos participantes conhecimentos
técnicos para aplicação e expansão de horizontes, além da reflexão crítica, o
que os projeta para ascensão a cargos mais elevados e a novos desafios no
mercado de trabalho. Estimula também o desenvolvimento de uma visão
ampla da área, possibilitando também uma atuação empreendedora para
proprietários ou administradores de pequenas e médias empresas.
Diferenciais:
• Curso prático – 20% teoria, 80% de prática;
• Disciplinas integradas para transmitir uma visão ampla do negócio e da
área de atuação;
• Será outorgado pela Fundação Getulio Vargas o certificado de Extensão;
• Professores do mercado com vasta experiência;
• Curso de média duração: 120 horas/aula;
• Ferramentas essenciais para se destacar na sua área de atuação;
• Capacitar a desenvolver trabalhos diferenciados;
3. SOBRE O ANALISTA EM MARKETING
O curso Analista capacita o profissional de maneira prática, para imediata
atuação na respectiva área de interesse. O profissional torna-se habilitado por
meio de atividades, ferramentas, estudos de casos, e simulação do dia a dia,
para o alcance de resultados diferenciados, tanto na sua trajetória
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profissional, quanto para empresa. Propícia aos participantes conhecimentos
técnicos para aplicação e expansão de horizontes, além da reflexão crítica, o
que os projeta para ascensão a cargos mais elevados e a novos desafios no
mercado de trabalho. Estimula também o desenvolvimento de uma visão
ampla da área, possibilitando também uma atuação empreendedora para
proprietários, ou administradores, de pequenas e médias empresas
Público Alvo:
• O curso destina-se a profissionais que buscam, de maneira rápida e
prática, conhecimentos específicos para atuar na área de marketing das
empresas.
• Profissionais oriundos de diferentes áreas de conhecimentos e em
qualquer etapa de carreira que estejam buscando conhecer e refletir
sobre as melhores práticas de abordagem do mercado do marketing.
• Profissionais que queiram reposicionar suas carreiras.
4. PROGRAMA
ANALISTA DE MARKETING
DISCIPLINAS HORAS/AULA
1 Técnicas de Comunicação Pessoal e Empresarial 10
2 Finanças para Marketing 10
3 Formação de Preços 10
4 Gestão de Serviços 10
5 Gestão de Produtos e Marcas 10
6 Marketing Digital e Comunicação 10
7 Redes Sociais e Monitoramento (Web Metrics) 10
8 Plano Simplificado de Marketing 10
9 Planejamento de Vendas 10
10 Promoção em Ponto de Venda 10
11 Técnicas de Vendas 10
12 Jogos de Negócios com Ênfase em Marketing e Vendas 10
CARGA HORÁRIA TOTAL 120
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5. DESCRITIVO DAS DISCIPLINAS
1. Técnicas de Comunicação Pessoal e Empresarial
Comunicação interpessoal e inteligência social. Posições Perceptivas e
Processos de Comunicação Humana. Apresentações: modalidades e
características, divisão e argumentação e utilização de recursos multimídias e
confecção de imagens no PowerPoint.
2. Finanças para Marketing
Juros simples e Juros compostos. Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e
valor futuro. Equivalência de taxas de juros e equivalência de fluxos de caixa.
3. Formação de Preços
O conceito de preço e ferramentas de análise; objetivos de apreçamento,
elasticidade e valor. Formação de preço na prática; consumidor e concorrência
como fatores da formação de preços; políticas e administração da função
apreçamento.
4. Gestão de Serviços
A equipe, características, influência e papeis; tipos de liderança; a função do
marketing interno na formação de equipes motivadas; o desenvolvimento de
equipes eficazes e com foco no cliente; comunicação e feedback; a busca da
excelência no atendimento.
5. Gestão de Produtos e Marcas
A inovação e a geração de ideias; produto esperado e produto potencial; o
desenvolvimento de produtos; o ciclo de vida de produtos; a criação e
desenvolvimento das marcas; o posicionamento.
6. Marketing Digital e Comunicação
Cultura digital; ambientes colaborativos e as redes sociais; marketing de
busca; convergência de mídias; comunicação digital integrada; a propaganda e
as mídias digitais; e-mail marketing; planejamento e estratégias eficazes no
ambiente digital.
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7. Redes Sociais e Monitoramento (Web Metrics)
Redes sociais e seu impacto no marketing; Importância do monitoramento nas
redes sociais; métricas de monitoramento - Web Metrics: indicadores-chave de
performance (Key Performance Indicators – KPIs); softwares de
acompanhamento do comportamento do usuário: Google Web Analytics;
otimização de sites para mecanismos de pesquisa (Search Engine
Optimization – SEO); AdWords.
8. Plano Simplificado de Marketing
Análise do macro e do microambiente; identificação de oportunidades de
mercado. Estabelecimento de objetivos de marketing; estratégias e táticas de
marketing; elaboração de um plano simplificado de marketing.
9. Planejamento de Vendas
O conceito e o processo de venda; público alvo, concorrentes e
posicionamento; canais de distribuição; política comercial; negociação e
previsão de vendas; conceitos de sellin, sell- out, marketshare e share of mind;
estruturação da equipe comercial; formação, remuneração e avaliação de
equipes de vendas.
10. Promoção em Ponto de Venda
Conceito de promoção; comunicação promocional; preços e o fator psicológico;
ambiente e aroma; vitrine; iluminação; mix de produtos e marcas; localização;
atendimento; pontos críticos nas estratégias e táticas promocionais; critérios
de avaliação.
11. Técnicas de Vendas
O conceito da negociação ganha-ganha; estratégias básicas de crescimento
em vendas; a realidade da mudança; as medições necessárias; a hora da
verdade e a percepção; definição de venda; a comunicação em vendas:
precisão, relevância, clareza, credibilidade e utilidade; AIDA; razão e emoção.
12. Jogos de Negócios com Ênfase em Marketing e Vendas
Jogo de empresas, com o objetivo de proporcionar a criação de um ambiente
competitivo similar a um mercado real, onde os participantes, assumindo o
papel de gestores, exercitarão os conceitos estudados durante o curso,
desenvolvendo estratégias empresarias de mercado.