II Colóquio Marginalidades Contemporâneas (MARCO2)

II Colóquio Marginalidades Contemporâneas (MARCO2)

presencial Universidade Federal da Grande Dourados - Unidade I - Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil

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Sobre o Evento

II Colóquio Marginalidades Contemporâneas (MARCO) tem como compromisso estabelecer espaços de discussões acerca das interfaces entre literatura contemporânea e cultura. Isto é, busca-se firmar diálogos entre as mais diversas vozes das áreas do conhecimento (acadêmicas ou não), as quais estejam empenhadas em discutir questões, em testemunhar situações, ou ainda, em apresentar expressões artísticas, que tragam em voga propostas contemporâneas, tais como: a representatividade, o testemunho, o memorialismo, a resistência, os conflitos discursivos, as marginalidades, a contemporaneidade, as margens do saber, entre outras possibilidades.

 

INSCRIÇÕES

MODALIDADES

SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO R$ 20,00

COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO R$ 30,00

 

CONTA PARA DEPÓSITO

BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA: 5906-4

CONTA POUPANÇA: 11.893-1

VARIAÇÃO 51

ANA KAROLINY TEIXEIRA DA COSTA

 

Para que sua INSCRIÇÃO seja efetivada é preciso que você envie o comprovante de depósito do valor referente à modalidade escolhida para (marco2.facale@hotmail.com) Coloque no assunto do e-mail: COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Aos participantes que tiverem interesse em participar do II MARCO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO informamos que receberemos os resumos apenas no e-mail (marco2.facale@hotmail.com) Coloque no assunto do e-mail: RESUMO

 


Cronograma do evento

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (MARCO2)

 


DIA 20 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)


Período: Tarde.
Local: FACALE (Unidade II)

 

13h às 16h30min

  • Credenciamento.
  • Entrega do material.
  • Realização das últimas inscrições para a modalidade Ouvinte.

 

13h30min às 16h 

  • Apresentações das Comunicações Orais.
  • Lançamento de livros resultados de    pesquisas acadêmicas na área de Letras/Literatura.

 

Período: Noite.

Local: Cineauditório Prédio da Reitoria (Unidade I).

 

19h às 19h30min 

  • Atividade Cultural.
  • Abertura Oficial do Evento.

 

19h30min às 21h

  • Conferência de abertura: Professora Doutora Regina Dalcastagnè (UnB) - "Tão longe, tão perto: literatura e suas margens".
  • Mediação: Professor Doutor Adilson Crepaldi (UEMS).

 


DIA 21 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)


Período: Manhã.
Local: FACALE (Unidade II).

 

9h às 12h 

  • Oficinas e Workshops.

 

Período: Tarde.

Local: FACALE (Unidade II).

 

13h30min às 15h30min 

  • Apresentações das Comunicações Orais.

 

Período: Noite.

Local: Anfiteatro da Agronomia (Unidade II).

 

19h às 21h 

  • Palestra com Genival Oliveira Gonçalves (GOG) - "Gog: Litero-musical". 
  • Mediação: Professor Ms. Cleber José de Oliveira (Doutorando UnB).

 



DIA 22 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)


Período: Tarde.
Local: FACALE (Unidade II).

 

13h30min às 15h

  • Mesa de debates I - "Intelectuais e Educação". 

Professor Ms. Rômulo Pinheiro de Amorim (Doutorando FAED/UFGD).

Professor Ms.Marcos Lourenço de Amorim (Doutorando FAED/UFGD).

Mediação: Professora Doutora Alessandra Cristina Furtado (FAED/UFGD).

 

  • Mesa de debates II - "Memória e resistência político-cultural na Literatura Brasileira Contemporânea".

Professor Cristian de Oliveira Lopes (Mestrando em Letras/Literatura - PPGL/UFGD).

Professora Tatyane Aparecida Vanini Macedo (Mestranda em Letras/Literatura - PPGL/UFGD).

Professora Letícia Gonçalves Ozório Silva (Mestranda em Letras/Literatura - PPGL/UFGD).

Mediação: Professor Doutor Paulo Bungart (FACALE/UFGD).

 

15h às 18h 

  • Oficinas e Workshops.


15h30min -

Lançamento de livros dos professores Doutores Leoné Astride Barzotto (FACALE/UFGD) e Renato Suttana (FACALE/UFGD). 

 

Período: Noite.

Local: FACALE/UFGD (Unidade II).

 

19h30min às 21h

  • Mesa de debates III - "Religiosidades".

Professor Doutor Mário Teixeira de Sá Júnior (NEAB/UFGD).

Reginaldo Consolatrix Maia (Presidente do CECAB, Mestre de Capoeira Angolana e Terapeuta holístico - MG).

Professor Doutor Sílvio Ruíz Paradiso (Unicesumar).

Cleudon Pinheiro Sales (indígena do povo Huni Kuin - Kaxinawá. Jordão, AC).

Mediação: Professora Doutora Leoné Astride Barzotto (FACALE/UFGD).

 

 

 

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO

 




Inscrições

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Calendar

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Oficinas e Workshops

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Calendar

Normas para Submissão de Resumo

  Modalidades de apresentação: Comunicação Individual e Sessão Coordenada

Linhas Temáticas para apresentação de proposta:

- Literatura brasileira contemporânea
- Resistência 
- Representatividade
- Testemunho
- Subalternidade
- Estilos musicais e Literatura
- Arte de rua
- Música combativa
- Ética e estética de contracultura
- Religiosidades
- Pós-colonialismo
- Literatura e Geografia: veredas
- Literatura e História: trocas
- Literatura e Educação: interfaces
- Língua e linguagens
- Educação e Sociedade
- Questões de gênero e Literatura
- Interartes e conflitos sociais
- Política e Literatura
- Mulher, Arte e Cultura

COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL

RESUMO
 - Margens: de 2 cm;

 

- Título: em maiúsculo, centralizado e em negrito (1 espaço abaixo). Fonte: tamanho 12, letra Times New Roman.

 

- Informações: Nome(s) e sobrenome(s) do(s) autor(es) alinhado à direita. Após cada nome, acrescentar a vinculação institucional e o grupo de pesquisa ao qual está cadastrado (se for o caso). E, logo abaixo, disponibilizar um e-mail para contato.

 

- RESUMO: (palavra deve vir escrita em maiúsculas e em negrito). Apresentar um texto de no mínimo 250 e no máximo 400 palavras. Espaço simples, letra Times New Roman, tamanho 12, sem adentramentos ou parágrafos.

 

- Palavras-chave: no mínimo 3 e no máximo 5, separadas por ponto e vírgula. Digitadas em espaço simples, letra Times New Roman, tamanho 12.


 

SESSÃO COORDENADA

Para a inscrição na modalidade Sessão Coordenada, é necessário que o COORDENADOR da sessão envie ao nosso e-mail (marco2.facale@hotmail.com) os seguintes dados:

 

No campo "Assunto": SESSÃO COORDENADA;

          

No corpo do e-mail: 

  1. Nome completo do coordenador;
  2. Título da Sessão;
  3. Nomes dos participantes;
  4. Títulos das apresentações individuais;

 

Em anexo, no formato Word (em um único arquivo): 

 

  1. Título e Resumo da Sessão;
  2. Títulos e Resumos das Comunicações dos Participantes.


  • As Sessões poderão ter de 3 a 5 membros.
  • As normas para envio de resumo são as mesmas das Comunicações Individuais.
  • Cada participante precisa entrar no site e fazer sua inscrição na modalidade Apresentação de Trabalho. 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

 

- Os interessados em apresentar trabalho no II MARCO deverão enviar resumo para o evento, através do endereço eletrônico marco2.facale@hotmail.com.   

 

- Cada participante poderá inscrever até dois resumos (um como autor e outro como coautor). Cada trabalho poderá ter até três autores.

 

- Tanto o autor quanto o coautor deverão se inscrever no site www.even3.com.br/marco2. Todos os autores devem realizar o pagamento da inscrição.

 

- As propostas de comunicação deverão ser inscritas até dia 15 de setembro de 2017. Não serão aceitos trabalhos enviados após essa data.

 

- Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: marco2.facale@hotmail.com.

                                     


                                     MODELO DE RESUMO



(Apague essas informações quando enviar seu resumo para o evento)

 

 

TÍTULO

 

 Nome completo do(a) autor(a) (Vinculação Institucional. Grupo de pesquisa)

E-mail

 

Nome completo do(a) co-autor(a) (Vinculação Institucional. Grupo de pesquisa)

E-mail

 

 

RESUMO: Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto Texto.

 

(mínimo de 250 e máximo de 400 palavras).

 

 

Palavras-chave: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3.


Normas para Submissão de Artigo


Os artigos poderão ser enviados até o dia 20 de novembro de 2017
 

 1. As submissões de artigos enviadas ao evento MARCO2 devem ser inéditas, destinando-se exclusivamente a este evento. Os artigos publicados passam a ser propriedade deste evento, ficando sua reprodução total ou parcial sujeita à autorização do Editor da Comissão Científica do MARCO2.

2. As ideias contidas nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos autores.


3. Para submeter o artigo, o autor deverá ter participado na modalidade COM apresentação de trabalho no evento.


 4. Os originais devem ser enviados ao endereço eletrônico (marco2.facale@hotmail.com), no formato Word, padronizado da seguinte forma:

 

a) Tamanho da página: Margens de 2 cm, papel no formato A4.

b) Tipo de letrastimes new roman, corpo 12.

c) Espaçamento: em espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas, etc.

d) Adentramento: parágrafos, exemplos: recuo esquerda, primeira linha de 1,25 cm.

e) Citação: recuo esquerda de 4 cm, justificado, fonte 10.

f) Tabelas, ilustrações e anexos: devem ser enviados nos espaços destinadas a eles no corpo do artigo. Devem ter legibilidade e boa resolução. As tabelas e ilustrações podem ser coloridas, porque a revista circula apenas no formato on-line. Sobre tabelas, quadros, figura, consultar: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/i_cap_04.htm

g) Notas: devem ser reduzidas ao mínimo necessário e colocadas no pé da página. As remissões para rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

h) O artigo deverá ser enviado sem qualquer identificação de autoria dentro do documento, inclusive nas referências; a identificação deverá estar no corpo do e-mail encaminhado. Os trabalhos não podem ter uma extensão inferior a 10 (dez) nem superior a 20 (vinte) páginas, incluídos referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações.

 


A revisão do texto e a composição do abstract são de total responsabilidade dos autores.

 

5. Referências (somente os trabalhos citados no texto) devem ser dispostas da seguinte forma:


 A) LIVROS: nome do autor, título do livro (em itálico, local de publicação, editora, data da publicação).

SIGNORINI, I. (org.). Gêneros Catalisadores: letramento e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.


B) CAPÍTULOS DE LIVROnome do autor, título do capítulo (sem destaque), a preposição In: seguida das referências do livro: nome do autor ou organizador, título do livro (em itálico), local de publicação, editora, data, acrescentando-se os números das páginas.

BAZARIM, MOs gêneros na construção da interação entre professora e aluno(s) e os impactos no processo de ensino-aprendizagem da escrita. In: GONÇALVES, A. V.; BAZARIM, MInteração, Gêneros e Letramento: A (re)escrita em foco. 2. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2013.


B1) Se o autor do capítulo for idêntico ao autor do livro, usar traço (seis toques) contínuo:

CORACINI, M. J.R. F. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In:______. (org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 2. ed. Campinas: Pontes, 2002, p.13-20.


C) ARTIGOS EM PERIÓDICOS: nome do autor, título do artigo (sem destaque), nome do periódico (em itálico), volume e número do periódico, números de páginas, data de publicação.

SILVA, W. R.; ESPINDOLA, E. Afinal, o que é gênero textual na Linguística Sistêmico-Funcional? Revista da ANPOLL, v. 1, n. 34, p. 259-307, 2013.


C1) Ou a referência mais o endereço eletrônico do artigo:

CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, 2ª parte, p.333-356, 2011. Disponível em: <http://www.abralin.org/revista/RVE2/11v.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2013.

 

D) TESES E DISSERTAÇÕES: MODELOS.

Autor, nome da Dissertação. ano, quantidade de folhas. tipo de documento (Tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso etc.). (Categoria e área de concentração) – Nome da Faculdade, nome da Universidade, cidade, ano da defesa.

MELO, L. C. Representação de alunos-mestre em relatórios de estágio supervisionado em ensino de língua inglesa. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) – Mestrado em Letras: Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2011.

 

 E) ARTIGOS DE JORNAIS:

Autor. Título do artigo.  Nome do Jornal, Local, dia mês e ano. Caderno, p.

GONÇALVES, A. V.  Refacção x reescrita. Folha da Região, Araçatuba 2, 20 out. 2011, Caderno 2, p.2.

 

 F) TEXTOS TRADUZIDOS

 Nome. Título traduzido. Tradução de. Local: Editora, ano.

BRONCKART. J-P. Atividade de linguagem, textos e discurso. Por um Interacionismo Sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2009.


G)  CONGRESSOS, CONFERÊNCIAS, ENCONTROS E OUTROS EVENTOS CIENTÍFICOS:

XIX SEMINÁRIO DO CELLIP, 2009, Cascavel. Pesquisa em Língua e Cultura na América Latina Cascavel: Unioeste, 2009.

 

 H)  DOCUMENTOS DA INTERNET:

 Autor. Título da página. Disponível em: < >. Acesso em: 11 out. 2014.

CARNEIRO, L. Sonho do Mundial brasileiro acaba nos EUA. Zé Roberto se revolta com juiz. Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas-noticias/2014/10/11/sonho-do-mundial-brasileiro-acaba-nos-eua-ze-roberto-se-revolta-com-juiz.htm>. Acesso em: 11 out. 2014.

 

ORIENTAÇÕES FINAIS SOBRE REFERÊNCIAS


 As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário. Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se apenas a data e a página.  Ex.: (JAMESON, 1997, p. 32);

 - Havendo dois nomes, usar: (SILVA; GONÇALVES, 2005, p.102);

 - Mais de três autores, usar et al: (SILVA et al, 2005, p.102);

 - Não usar apud em itálico.

 

6. os originais devem também conter– obedecendo à sequência indicada –, os seguintes dados:

 a) Título em português, com sua tradução para o inglês, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo com sua tradução em português; centralizado, em maiúsculas, sem negrito ou grifo.  O autor deve enviar ao tradutor da área o abstract, antes de enviá-lo à Comissão Científica deste evento.

 

b) O(s) Nome(s) do(s) autor(res) deverão aparecer somente quando o artigo for aprovado, duas linhas abaixo do título, seguido(s) de asterisco – este remete a uma nota de rodapé contendo a identificação do autor: instituição de origem, cidade, país (no caso de trabalho proveniente de país estrangeiro), titularidade acadêmica e funcional, bem como o endereço eletrônico (e-mail).

 

c) Resumo: o texto deverá vir acompanhado de um resumo na língua em que foi escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (Abstract). O resumo deverá ter até 200 palavras e seguir as normas da ABNT (MBR 6028) para sua elaboração.


As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, seguidas de dois pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo ou do abstract.


 d) Palavras-chave: na língua utilizada no artigo e em inglês (Keywords), separadas por ponto e vírgula – no máximo cinco.


 e) Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à apreciação da Comissão Científica (avaliação por pares cega), que dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir alterações.


7. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados via e-mail a respeito.


8. Somente serão aceitos artigos com até três autores.

 

9. A desconsideração das normas implicará na não aceitação do trabalho.

Palestrantes

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Prazos e Valores

PRAZOS

  • Envio de propostas de Resumos para Apresentações em Sessões de Comunicações Orais: de 10/08/2017 a 15/09/2017.
  • Pareceres de Trabalhos Aceitos: até 16/09/2017.
  • Pagamento da taxa de inscrição na modalidade COM apresentação de trabalho: até 17/09/2017.
  • Inscrição de participante SEM apresentação de trabalho: 10/08/2017 a 18/09/2017.
  • Pagamento da taxa de inscrição na modalidade SEM apresentação de trabalho: até 19/09/2017.
  • Data final para envio do Artigo: 20/11/2017.


VALORES

  • Participação COM apresentação de trabalho: R$ 30,00.
  • Participação SEM apresentação de trabalho: R$ 20,00.


Local do Evento

ANAIS ATUAIS

CADERNO DE RESUMO

CORPO EDITORIAL

Profa. Dra. Leoné Astride Barzotto

Profa. Ma. Ana Karoliny Teixeira da Costa

Profa. Adrieli Svinar

Profa. Ma. Markley Florentino Carvalho

CONTATOS

E-mail: marco2.facale@hotmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/marco.facale.ufgd/


Endereço da secretaria da FACALE/UFGD
Cidade Universitária s/n
Rodovia Dourados – Itahum, km. 12,
Caixa Postal 322
Unidade II do Campus de Dourados
CEP 79804-970,
sala:60317
telefone (67) 3410 - 2010


Expediente

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Reitora: Prof.ª Dr.ª  Liane Maria Calarge
Vice-Reitor: Prof. Dr. Marcio Eduardo de Barros

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO ARTES E LETRAS (Facale)
Diretor: Rogério Silva Pereira

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (Proex)
Profª. Dr.ª  Juliana Rosa Carrijo Mauad

EQUIPE EDITORIAL

Profa. Dra. Leoné Astride Barzotto

Profa. Ma. Ana Karoliny Teixeira da Costa

Profa. Adrieli Svinar

Profa. Ma. Markley Florentino Carvalho




Realização e Apoio


Coordenação Geral do Evento

Profa. Dra. Leoné Astride Barzotto

Prof. Dr. Rogério Silva Pereira 

Prof. Me. Cleber José de Oliveira

Profa. Ma. Ana Karoliny Teixeira da Costa


Título da área

Título da área

ENSALAMENTO

DIA 20 DE SETEMBRO DE 2017


SALA 04

COMUNICAÇÃO
NOME
GRAFFITI E PICHAÇÃO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA REALIDADE DE DOURADOS-MSIgor Vinicius Venancio (PETGEOGRAFIA/UFGD)
SKATE: APROPRIAÇÃO MARGINAL DOS ESPAÇOS URBANOS – DA CALIFÓRNIA À DOURADOS/MS.Lucas Luis de Faria (Psicologia/UFGD)

Gislaine Carolina Monfort (Geografia/UFGD)
AS VOZES DOS MUROS DE DOURADOSCleiton Zóia Münchow (IFMS)

Larissa Cristina Brandão Cardoso (IFMS)
DOS BAIRROS À ALDEIA – DE UMA ANÁLISE SOBRE “ARTIGO DE FUNDO” DE ALCÂNTARA MACHADO AO RAP INDÍGENA “EJU-ORENDIVE” DE BRÔ MC’S.Karina Kristiane Vicelli (IFMS/EDUPI)
INTERSEÇÕES DE MARGENS EM LUCIANO SERAFIM E GUIMARÃES ROSA: ENTRE O ESPAÇO DE ENUNCIAÇÃO LITERÁRIA E O ESPAÇO COMO REFERÊNCIA TEXTUAL Cristian de Oliveira LOPES (UEMS)
AS CANÇÕES DE BEZERRA DA SILVA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O ENSINO DE HISTÓRIA: POLÍTICA SOCIAL E CORRUPÇÃO NO BRASIL DOS IDOS DE 90Aricelle Borges Antoniasi (Mestrado em História/UFGD).

Rafaely Zambianco Soares Sousa (Mestrado em História/UFGD)
DE VOLTA AO GRANDE SERTÃO VEREDAS: CONTRIBUIÇÃO DE GUIMARÃES ROSA À ANTROPOLOGIA BRASILEIRARosalvo Ivarra Ortiz (Mestrando em Antropologia/UFGD)

Clotildes Martins Morais (Professora Rede Municipal)
O RAP COMO ESPAÇO DE ENFRENTAMENTO E LIBERTAÇÃO FEMININAMaria Luisa Barbosa MARTINS (UEMS)

Maria Luana dos SANTOS (UEMS)


SALA 05


COMUNICAÇÃO
NOME
Figurações políticas em A Hora da Estrela
Anny Caroline de Souza Marques (NECC/UFMS)

Edgar Cézar Nolasco (NECC/UFMS)
O TERRITÓRIO COMO LOCAL DE ENUNCIAÇÃO:  UMA LEITURA DA ESCRITA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA PRODUZIDA NAS PERIFERIAS DO BRASIL
Rhegysmere Myrian Rondon Alves – PPGEL/UFMT
Fronteiras e margens da/na literatura: poéticas selvagens às margens do Brasil com o Paraguai
Josué Ferreira de Oliveira Júnior (UNIOESTE)
METAMORFOSES LITERÁRIAS: O NASCIMENTO DA ROMANCISTA CAROLINA MARIA DE JESUS
Ana Karoliny Teixeira da Costa (FAED/GEPHEMES/UFGD)
VERDADE E FICÇÃO EM QUARTO DE DESPEJO, DE CAROLINA MARIA DE JESUS: NAS FRONTEIRAS DA LITERATURA
Rosicley Andrade Coimbra
CASSANDRA RIOS: REPRESENTAÇÕES DA HOMOAFETIVIDADE, ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Izadora Fernanda Reichert Rodrigues (FACALE/UFGD)

Profa Alexandra Santos Pinheiro (FACALE/UFGD)
AUTOBIOGRAFIA, MIGRÂNCIA E COMUNIDADE EM THE HOUSE ON MANGO STREET
Ueslei Alves de Oliveira (Letras da UFGD)

Leoné Astride Barzotto
CAROLINA E CONCEIÇÃO E O DIREITO À LITERATURA
RUTE TAVARES DOS SANTOS (UEMS)

CLEBER JOSÉ DE OLIVEIRA (UEMS/PPG-UNB)


SALA 12


COMUNICAÇÕES
NOMES
IMIGRAÇÃO E PRÁTICAS SOCIAIS PARA PROBLEMATIZAR O PAPEL DO PROFESSOR: MUDANÇA DOS MÉTODOS DE ENSINO
Rudy Kohwer – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
O livro de literatura como fonte da experiência de leitura na Escola do Ensino Fundamental
Jorge Delmar (FACALE/UFGD/CNPQ)

Renato Suttana (FACALE/UFGD)
PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO
Ivone das Dores de Jesus  (Uema)

Joice Fernanda Pinheiro (Uema)

Gilsene Daura da Silva Barros(Iesf)-
 ATIVIDADES REALIZADAS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Bianca Barros Colman (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Sadagurschi (UFMS - Campus de Ponta Porã)

Bruna Fernandes dos Santos (UFMS-Campus de Ponta Porã)

Lucila Alves de Moraes Sadagurschi (SEDUC/MT- Cuiabá)
O OLHAR DOS OUTROS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO NO CAMPUS DE PONTA PORÃ
Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Francimar Gomes de Oliveira Júnior

Rozana Valentim
O ESPAÇO DA LITERATURA INFANTIL NA FRONTEIRA
Jociane de Oliveira Nunes Gonçalves (UFMS - CPPP)

 Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi (UFMS - CPPP)
A IMPORTANTE INTERAÇÃO ENTRE LITERATURA E EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS DE PONTA PORÃ
Maria Elena Aquino Dutra - UFMS





DIA 21 DE SETEMBRO


SALA 04


COMUNICAÇÕES
NOMES
O TEATRO, A DANÇA, A MUSICALIDADE E A IMPORTÂNCIA DESSAS TRÊS VERTENTES PARA A EDUCAÇÃO.
Édna Leandro da Silva (UFMS)

 Sílvia Helena Ayala Sanches Bueno (UFMS)
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS MEMÓRIAS DOS EDUCANDOS SOBRE OS MONUMENTOS HISTÓRICOS DA FRONTEIRA
Gustavo Enrique Costa, UFMS, Licenciatura Plena em Pedagogia

Helena Ricardo, UFMS

Elenir Alves Pinto Ferreira, UFMS
AS VEREDAS DA LITERATURA ORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Ana Karoliny Teixeira da Costa (GEPHEMES/FAED/UFGD)

Markley Florentino Carvalho (LADHEME/FAED/UFGD)
Trabalho sobre: Portfólio e Diário de Bordo das Aulas de Artes Visuais
Micheli Dos Santos Batista

Helena Lúcia Alcarás Gonçalves Cabrera

Professora: Rozana Valentim
O fascínio do vivido: uma experiência em História Oral
Mariely Zambianco Soares Sousa (Aluna Especial do Programa de Pós-graduação em História da UFGD)
O ARTE/SOCIOEDUCADOR – UMA POSSIBILIDADE
Bruna Barbosa Bacargi (Pós-graduanda IFMS)

Rozana Vanessa Fagundes de Godoi (Docente UFMS)


SALA 05


COMUNICAÇÃO
NOME
A MULHER NEGRA NOS CONTOS DE MIA COUTO
Cristian Paula SANTANA  (PPGLetras/CAPES/UFGD)

Leoné Astride Barzotto (UFGD)
EVA DUARTE PERÓN: UM CORPO QUE (R)EXISTE
Guilherme Rocha Moralles (PPG-Letras, UFGD)

Cristian Paula Santana (CAPES/PPG- Letras, UFGD)
A CARTOGRAFIA DE UM CONCEITO: ANTONY MAGALHÃES, HUMANX, PAULO PAIM E O DEVIR-MULHER NA ARTE
Larissa Cristina Brandão Cardoso (IFMS)

Cleiton Zóia Münchow (IFMS)

Elisa de Almeida Souza (IFMS)
 MÁRCIA KAMBEBA: IDENTIDADE, CULTURA E RESISTÊNCIA.
Rosana Daza de Gacia (UFGD)
O ESTUPRO COMO FORMA DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA OBRA: MARTÍ  SEM A LUZ DO TEU OLHAR... DE BRIGIDO IBANHES
Selma Alves de Souza, PPGL/UFGD
DA ESCOLA RURAL PARA A ESCOLA DA VIDA: O TESTEMUNHO DE VANUZA
Maria Aparecida de Barros (FAED/UFGD
IDEOLOGIA DE GÊNERO E OUTRAS QUERELICES: A MORALIDADE CONSERVADORA RONDA A EDUCAÇÃO NO BRASIL
CAMILA CAMARGO FERREIRA (Discente do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFGD).


SALA 12



COMUNICAÇÃO
NOME
UMA ANÁLISE DO LIVRO PRIMEIRO DE OMEROS, DE DEREK WALCOTT, PELA PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL
Patrícia Pereira Nascimento (PPG Letras – UFGD)

Leoné Astride Barzotto (UFGD)
O HIBRIDISMO CULTURAL HAITIANO EM O REINO DESTE MUNDO, DE ALEJO CARPENTIER
 Valéria Sales Menezes (PPG-Letras/CAPES/UFGD)

Mariane Ferreira da Silva (PPG-Letras/CAPES/UFGD)

Leoné Astride Barzotto (PPG-Letras/UFGD)
NARCOLITERATURA: trajetória e representação do narcotráfico na literatura
Tiago Osiro Linhar MESTRANDO EM LINGUAGENS
NAEL ENTRE DOIS IRMÃOS E DOIS MUNDOS
Thaize Soares Oliveira
A VIDA ÍNTIMA DE LAURA: A FIGURA DA GALINHA NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR
Milena Nolasco Marques Silva (UFMS/NECC)

 Edgar Cézar Nolasco (PACC/UFRJ – UFMS/NECC)

Pedro Henrique Alves de Medeiros (UFMS. NECC)
CARTAS (POS)TAS NA MESA: envelopadas, encadernadas e publicadas
Francine Rojas (UFMS. NECC)

Pedro Henrique Alves de Medeiros (UFMS. NECC)
DAQUI ATÉ A ETERNIDADE: UMA LEITURA COMPARATISTA-BIOGRÁFICA DO ROMANCE MIL ROSAS ROUBADAS
Pedro Henrique Alves de Medeiros (UFMS. NECC)

Edgar Cézar Nolasco (UFMS. NECC)





ENSALAMENTO OFICINAS

    21 DE SETEMBRO

      9h às 12h



      • SALA 04

      • "O erótico e o pornográfico na Literatura"

          Ministrante: Débora Pereira Simões


        SALA 05

      • "As diferentes formas de se contar uma história"

         Ministrante: Larissa Gonçalves / Francieli Efigenio


        SALA 12
      • "LER GENTE VIVA OU QUE MORREU A POUCO – A POESIA E A MÚSICA BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO". Ministrante: Karina Kristiane Vicelli
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