APRESENTAÇÃO:
O termo cinesioterapia vem das palavras gregas: kinesis, que significa “movimento”, e therapeia, que quer dizer “terapia”. Ela tem base na cinesiologia, que significa “estudo do movimento”.
A cinesioterapia é o uso do movimento como forma de terapia, tendo um papel essencial na reabilitação, oferece diversos benefícios ao movimento do corpo, desde melhorar a postura até promover mais equilíbrio (GONÇALVES, MONTERO, & FREITAS, 2016).
Dentro da fisioterapia, há muitos tipos de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação do corpo. Um deles é a cinesioterapia, que nada mais é do que uma técnica que promove a terapia e a recuperação do corpo através do movimento.
O uso do movimento humano como forma de reabilitar funções motoras do corpo é bastante antigo. Acredita-se que o tratamento de disfunções com técnicas relativas à esse tipo de fisioterapia já eram usadas entre 4000 a.C. e 395 d.C, como parte das funções dos sacerdotes.
Embora esses usos tenham sido suprimidos na Idade Média, devido uma crença predominante de que os problemas de saúde tinham relação com o interior, no Renascimento, o culto ao corpo retomou essa prática.
Foi no fim do período histórico e cultural que a ginástica foi dividida em quatro pontos por, Don Francisco e Ondeano Amorós, no qual o terceiro representava o que nós entendemos atualmente como cinesioterapia.
O objetivo dela, na época, era a manutenção de um corpo saudável e forte, ao mesmo tempo que tinha o propósito de correção de deformidades. Com o passar do tempo e a chegada da industrialização, o aumento do trabalho laboral passou a provocar doenças relacionadas que interferiam no sistema musculoesquelético.
Devido a esse contexto, cada vez mais passou a se usar técnicas cinesioterápicas para prevenir esses problemas físicos. Embora os primeiros estudos sobre a utilização dos exercícios terapêuticos sejam muito antigos, a Primeira Guerra Mundial (1914-1917) contribuiu para o uso acentuado deste recurso para a reabilitação de pacientes, devido à grande quantidade de feridos.
Dentro da fisioterapia, há muitos tipos de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação do corpo. Um deles é a cinesioterapia, que nada mais é do que uma técnica que promove a terapia e a recuperação do corpo através do movimento.
Por isso a importância da I Maratona de Cinesioterapia da Unisulma, pois é a disciplina
base para a profissão do fisioterapeuta e qualquer profissional que utiliza o movimento humano como terapia.
PÚBLICO ALVO:
Acadêmicos a partir do 4º período da Unisulma e demais Instituições de Imperatriz e profissionais de Fisioterapia.
CERTIFICADO:
O participante que atingir 75% da carga horária, receberá certificado de 20 horas.
O participante deverá se inscrever colocando o NOME COMPLETO, pois é o que irá no certificado.