A Roda de Conversa faz parte da programação oficial de Pré-Evento do 2. Congresso Internacional e Multidisciplinar sobre Arte & Cultura: Arte e Política em contextos polarizados, promovido pelo Laboratório Social. A atividade propõe um debate aberto sobre arte moderna e política, tendo como base o livro Esculpindo para o Ministério: Arte e Política no Estado Novo, publicado pela BBM, de autoria de Marina Mazze Cerchiaro. Na obra, a autora aborda como o Estado varguista dinamizou um projeto modernizador de Nação, estruturando instituições e políticas culturais, como o Ministério da Educação e Saúde (MES). Recorrendo a uma rica seriação de fontes, faz encarnar, numa articulação criativa, as clivagens de raça e gênero em torno de concepções do “novo homem” e da “nova mulher” para aquele projeto de nação. Ao reconstruir a trama, que inclui políticos, artistas e intelectuais, ela desvela como as esculturas destinadas ao MES objetificam relações intricadas entre teorias raciais, arte e política, evidenciando as tensões presentes nas encomendas, diretrizes e soluções plásticas.
Fonte complementar: sinopse do livro no site da Edusp https://www.edusp.com.br/loja/produto/1706/esculpindo-para-o-ministerio--arte-e-politica-no-estado-novo
Mediação: (Laboratório Social)
Exposição:
Marina Mazze Cerchiaro
(USP)
Pós-doutora pelo
MAC/USP, doutora em Estética e História da Arte e mestre em Cultura e
Identidades Brasileiras. É autora do
livro Esculpindo para o Ministério: arte e política no Estado Novo (2022).
Desenvolveu estágios de pesquisa na França na Université Paris-Ouest Nanterre
la Défense (2022), na École Normale Supérieure de Paris (2019) e no Museu
Bourdelle, em Paris (2013). Sua tese de doutorado foi contemplada com o prêmio
de melhores teses do Comitê Brasileiro de História da Arte (2022) e sua
dissertação de mestrado com o prêmio 3 vezes 22 de teses e dissertações:
“Centenário da Semana de Arte Moderna”, da Biblioteca Brasiliana Guita e José
Mindlin da USP (2019). Seus principais temas de pesquisa são: mulheres
artistas; modernismo brasileiro e escultura.
Thiago Gil Virava
(UFRJ)
Mestre e Doutor em
Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(2012 e 2018). Autor dos livros Uma Brecha para o Surrealismo: percepções do
movimento surrealista no Brasil (Alameda, 2015) e Um boxeur na arena: Oswald de
Andrade e as artes visuais no Brasil (Edições Sesc/Biblioteca Brasiliana Guita
e José Mindlin, Semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024). Colaborou com
ensaios sobre o modernismo paulista para coletâneas publicadas no Brasil e para
o catálogo da mostra GROUP DYNAMICS - Collectives of the Modernist Period
(Lenbachhaus, Munique, 2022). Pós-doutorando no Programa de Ciências da
Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa sobre o
livro Os ossos do mundo (1936), de Flávio de Carvalho, e a Revista Anual do
Salão de Maio (1939). É Gerente da equipe de Educação da Fundação Bienal de São
Paulo.
Transmissão ao vivo no canal do Laboratório Social no Youtube: https://youtube.com/live/rR8oipwXRyw?feature=share
Inscrições abertas para o 2º Congresso LS Arte & Cultura: Arte em contextos políticos polarizados
que acontecerá entre os dias 11 e 13/11/2024, no formato on-line/remoto.
Saiba mais em https://artecultura2024.laboratoriosocial.com.br