Webinar "À procura de livros e de leitores na periferia portuguesa oitocentista"

Webinar "À procura de livros e de leitores na periferia portuguesa oitocentista"

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Data: 09 de novembro de 2020.

Horário: 14h00.

Local: Zoom.

Gratuito. 

Haverá certificado (enviado em até 15 dias).

Será gravado e posteriormente disponibilizado.

Ementa

Apesar do património literário impresso ter uma história longa que remonta ao século XVI na Europa, esta realidade não se expandiu de forma progressiva a todos os espaços. Em Portugal, a expansão generalizada do impresso só ocorreu verdadeiramente a partir do século XIX. Será na pista dessa expansão, que procuraremos revelar as estratégias de naturalização do texto impresso a partir de diferentes protagonistas e escalas. Da leve folha correndo à constituição de bibliotecas e gabinetes de leitura na periferia portuguesa, veremos como se organizou o mercado oitocentista das letras.

Sobre a palestrante

Patrícia de Jesus Palma (n. 1981) é doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de História do Livro e Crítica Textual (2016), sendo  investigadora integrada do CHAM – Centro de Humanidades da FCSH/UNL, onde desenvolve temas como a circulação cultural no espaço europeu e transatlântico, a história e o património da imprensa e da edição, ou as relações entre a cultura e o desenvolvimento territorial, fazendo parte do grupo "Leitura e formas de escrita". É especialista na história da imprensa no Algarve, tendo sido a coordenadora científica do projecto “Hemeroteca Digital do Algarve”, apresentado ao público em Dezembro de 2019. O seu trabalho tem sido apresentado em encontros científicos, em conferências, em revistas e livros da especialidade nacionais e internacionais.
É fundadora das marcas Lugar Comum e Moinho d'Ideias, projetos colaborativos que criou para fins de investigação, consultadoria, ação cultural e educativa, fomentando o acesso ao conhecimento e à fruição cultural.

Inscrições

Número de vagas: 50.

Para inscrições: clique aqui.

Observação: A inscrição só é considerada efetivada mediante e-mail de confirmação enviado pela organização em até 24 horas (dias úteis).

Para garantir a segurança e a qualidade do evento pedimos que observem estas diretrizes:

1. Por favor, não compartilhe o URL Zoom publicamente. A participação é limitada àqueles que se inscreveram.

2. Ao entrar na reunião você será colocado na sala de espera; começaremos a admitir os participantes alguns minutos antes do início da sessão. Os indivíduos podem sair conforme necessário.

3. Todos terão câmera e microfones silenciados na entrada e permanecerão assim durante o evento.

4. Todo o evento será gravado. 

5. A discussão pode ser realizada via chat durante a sessão entre os participantes. Este bate-papo será moderado pela equipe da Organização que fará o possível para transmitir o máximo de perguntas possível ao apresentador.

6. Não é autorizado o compartilhamento de arquivos e links no chat durante a transmissão. 


Divulgação


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Inscrição

Número de vagas: 50.

Para inscrição clique aqui


Observação: A inscrição só é considerada efetivada mediante e-mail de confirmação enviado em até 24 horas (dias úteis).


Para garantir a segurança e a qualidade do evento pedimos que observem estas diretrizes:

1. Por favor, não compartilhe o URL Zoom publicamente. A participação é limitada àqueles que se inscreveram.

2. Ao entrar na reunião você será colocado na sala de espera; começaremos a admitir os participantes alguns minutos antes do início da sessão. Os indivíduos podem sair conforme necessário.

3. Todos terão câmera e microfones silenciados na entrada e permanecerão assim durante o evento.

4. Todo o evento será gravado. 

5. A discussão pode ser realizada via chat durante a sessão entre os participantes. Este bate-papo será moderado pela equipe da Organização que fará o possível para transmitir o máximo de perguntas possível ao apresentador.

6. Não é autorizado o compartilhamento de arquivos e links no chat durante a transmissão. 


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}