A agroecologia através de suas bases técnicas, científicas e metodológicas surge como uma ferramenta para o desenvolvimento rural trabalhando aspectos que vão além da produção alimentar. A diversidade cultural, o ambiente político, ético, econômico e social dos produtores familiares, são elementos que influenciam diretamente no sucesso da implementação dos sistemas agroflorestais, assim como na sustentabilidade da cadeia produtiva.
Ao conhecer e abordar os aspectos físicos, biológicos e humanos de determinada população existe uma melhoria da qualidade de vida, empoderamento dos agricultores e valorização do papel de todos os comunitários, melhorando consequentemente o acesso a políticas públicas e gestão da cadeia produtiva.
Nesta edição de nossa série de lives com temáticas variadas em Tecnologia Social vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Rede Maniva de Agroecologia. Um movimento social no estado do Amazonas que une agricultores e cerca de 30 instituições, incluindo organizações da sociedade civil, órgãos do poder público, movimentos sociais, associações e cooperativas de base, buscando oferecer aos produtores alternativas de baixo custo e com maior envolvimento social no acesso à produção orgânica no estado. Sua ampla atuação no estado têm trazido importantes avanços para este setor.
Para assistir, basta acessar o link: https://www.youtube.com/live/go3T8GTufVk?feature=share