O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais na Educação de Crianças (GEPPPATDEC) é uma iniciativa do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) dedicada ao estudo e análise do impacto das tecnologias digitais no contexto educacional das crianças.
O grupo congrega pesquisadores e estudiosos de instituições de ensino do Brasil e da América Latina engajados em investigar as potencialidades e desafios que as tecnologias digitais apresentam na educação de crianças, com foco especial na formulação e implementação de políticas públicas que promovam uma integração ética, eficaz e inclusiva dessas ferramentas no ambiente escolar.
O GEPPPATDEC tem como objetivo primordial contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão abrangente sobre o uso das tecnologias digitais na educação de crianças, promovendo discussões teóricas, análises empíricas e reflexões críticas que subsidiem a formulação de políticas públicas mais efetivas e adequadas às demandas contemporâneas.
Dentre as temáticas de interesse do grupo, estão: o impacto das tecnologias digitais no processo de desenvolvimento das crianças; o desenvolvimento de competências digitais de crianças; a acessibilidade e inclusão digital na educação; ética e segurança digital para crianças; o uso responsável e consciente das tecnologias digitais em idade precoce e a saúde infantil em meio ao uso das tecnologias digitais.
O GEPPPATDEC se coloca como um espaço de reflexão crítica e construção coletiva de conhecimento, comprometido com a promoção de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento integral e a formação cidadã das crianças na era digital. Nessa perspectiva, o grupo promoverá uma live em seu canal no YouTube com duas pesquisadoras de renome e grandes maiores autoridades no campo das discussões sobre o desenvolvimento infantil: Dra. Rayla Lemos e Dra. Sandra Tibiriçá da Universidade Federal de Juiz de Fora, que também são pesquisadoras do GEPPPATDEC.
As Professoras Rayla e Sandra têm sido figuras centrais no avanço do debate sobre o desenvolvimento integral da criança. Como pesquisadoras comprometidas com a primeira infância no Brasil, elas discutem amplamente as políticas públicas para a Primeira Infância.
Nesta live, teremos a oportunidade única de mergulhar nas ideias e experiências das professoras, explorando questões cruciais como os principais argumentos contra o uso de tecnologias na primeira infância e as alternativas recomendadas para promover um desenvolvimento saudável nesse período.