Este é um evento online
Levando-se em consideração a necessidade de conferir o nível de competência em Línguas Estrangeiras (LE), no caso do processo seletivo do "Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento" do ano de 2017 em Língua Inglesa, verificamos que os estudantes pretos e pardos não desfrutaram ao longo de sua escolarização o acesso ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e, devido a isso, não alcançaram, em sua maioria, maior nível de competência linguística do que aquele alcançado por estudantes que tivessem cursado o referente ao nível A1 (conhecimentos básicos e primeiro nível de inglês do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas). Posto isso, em 2018 foi criado o projeto “LÍNGUAFRO – ensino de idiomas afirmativo”, que é idealizado no âmbito do YALODÊ - GEPLAFRO (COLETIVO DE ESTUDO E PESQUISA EM POÉTICAS AFROLATINOAMERICANAS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS), em função do cenário com o qual nos deparamos ao participar do processo seletivo para o atendimento ao Programa Abdias do Nascimento. Em síntese, o LINGUAFRO acaba por constituir-se como um espaço alternativo para a formação de professores, pois promove o acesso a discussão da Educação para as Relações Étnico Raciais, e propicia o pensamento crítico-reflexivo sobre a descolonização do currículo para o ensino de Línguas, a promoção de difusão de representações afirmativas para a população e a comunidade negra no mundo diaspórico por intermédio das línguas. Pois é diante do exposto e da experiência com o projeto que se justifica a promoção da inclusão e descolonização do saber, capaz de suprir, em certa medida, a lacuna encontrada nos currículos vigentes no que diz respeito ao teor aqui apresentado.
OBJETIVOS GERAIS
São objetivos gerais deste projeto: desenvolver atividades de ensino de línguas estrangeiras (Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Francesa), com vistas a promover a ampliação das possibilidades de incluir nas discussões sobre formação de professores de Língua Estrangeira questões concernentes à promoção da cidadania ativa ou engajada nos estudantes. Dessarte, esse projeto visa propiciar aos estudantes pretos e pardos e em situação de vulnerabilidade social, acesso ao aprendizado de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Francesa, a fim de potencializar e fomentar a participação desses estudantes em atividades de pesquisa, programas de mobilidade internacional e Programas de Pós-graduação. Em síntese, o LINGUAFRO pretende contribuir com a formação de futuros quadros de pesquisadores e docentes pretos e pardos em diferentes áreas do conhecimento, além de ter se tornado naturalmente um espaço de acolhimento e organização para os estudantes pretos e pardos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PERFIL DO PÚBLICO ALVO
METODOLOGIA
A metodologia desse projeto é baseada em uma visão ecológica do ensino/aprendizagem de línguas, sendo assim, serão utilizados recursos metodológicos coerentes com as necessidades dos estudantes. Além disso, temos como premissa teórica as reflexões sobre desestrangeirização das línguas e descolonização dos currículos, a partir da implementação da Lei 10.639.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}