I LINGUAFRO Formação

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SOBRE O EVENTO

O I LINGUAFRO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES tem como objetivo possibilitar acesso para professores em formação e em exercício de Línguas Estrangeiras a discussões sobre os atravessamentos de questões de raça e gênero na formação de docentes de língua estrangeira, buscando promover uma perspectiva desestrangeirizada e racializada para sua prática futura.


Módulos de Formação

Módulo I - Questões raciais no ensino de línguas

3 encontros síncronos - entre 10/04/2021 e 24/04/2021


Módulo II - Educação para as relações étnico-raciais / A Mulher Negra no Brasil

3 encontros síncronos - entre 08/05/2021 e 22/05/2021


Módulo III - Formação de professores de línguas estrangeiras / Afroempreendedorismo e Linguagens

3 encontro síncronos - entre 29/05/2021 e 12/06/2021


Módulo IV - Literatura Afrolatinoamericana e o ensino de línguas estrangeiras

3 encontros síncronos - entre 19/06/2021 e 03/07/2021


Módulo V - Preparação de material didático de línguas estrangeiras racializado

3 encontro síncronos - entre 10/07/2021 e 24/07/2021


INSCRIÇÕES

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PROGRAMAÇÃO

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Palestrantes

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O QUE É O LINGUAFRO?

Em 2018 foi criado o projeto “LINGUAFRO – ensino de idiomas afirmativo”, idealizado no âmbito do NEAB/UFU e do YALODÊ - GEPLAFRO (COLETIVO DE ESTUDO E PESQUISA EM POÉTICAS AFROLATINOAMERICANAS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS). O projeto surgiu em função do cenário com o qual nos deparamos ao participar do processo seletivo para atendimento ao Programa Abdias do Nascimento. O "Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento" tinha como objetivo propiciar a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Diante da necessidade de aferir o nível de competência em Línguas Estrangeiras, no caso do processo seletivo do ano de 2017, em Língua Inglesa, verificamos que os estudantes pretos e pardos não gozaram, ao longo de sua escolarização, de acesso sólido ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e, por isso, não alcançaram, em sua maioria, maior nível de competência linguística do que aquele alcançado por estudantes que tivessem cursado o referente ao nível A1 (conhecimentos básicos). Diante disso, o LINGUAFRO – IDIOMAS AFIRMATIVOS foi criado afim de propiciar aos estudantes pretos e pardos e em situação de vulnerabilidade (atendidos por políticas de permanência estudantil) acesso ao aprendizado de Língua Inglesa e Língua Espanhola, afim de potencializar a participação desses estudantes em atividades de pesquisa, programas de mobilidade internacional e Programas de Pós-graduação. Nesse sentido, O LINGUAFRO pretende contribuir com a formação de futuros quadros de pesquisadores e docentes pretos e pardos, em diferentes áreas do conhecimento, além de ter se tornado naturalmente um espaço de acolhimento e organização para os estudantes pretos e pardos. Ao promover o Linguafro, verificamos que havia uma lacuna na formação dos professores voluntários do projeto, os estudantes não conheciam a discussão sobre os processos de racialização e desestrangeirização do ensino de línguas e não acessavam em seus cursos de formação o trabalho de pesquisadores e pesquisadoras negros e negras da área de formação de professores de língua estrangeira. O LINGUAFRO acaba por constituir-se com um espaço alternativo para a formação de professores, pois promove o acesso a discussão para a Educação para as Relações Étnico Raciais, a descolonização do currículo para o ensino de Línguas, a promoção de difusão de representações afirmativas para a população e a comunidade negra no mundo diaspórico por intermédio doas línguas. Diante do exposto e da experiência com o projeto é que se justifica a promoção do primeiro LINGUAFRO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES, afim de consolidar o LINGUAFRO com espaço alternativo de formação, capaz de suprir, em certa medida, a lacuna encontrada nos currículos vigentes no que diz respeito à discussão aqui apresentada.

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