IV Semana de Letras

IV Semana de Letras

presencial Universidade Estadual do Piauí - Campus Professor Possidônio Queiroz - Oeiras - Piauí - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

ANAIS DA IV Semana de Letras



ANAIS da IV Semana de Letras com ISBN?

PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DA IV SEMANA DE LETRAS

Prezados/as Participantes,

O PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTO PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DA IV SEMANA DE LETRAS FOI PRORROGADO.

Segue as normas para publicação nos ANAIS da IV Semana de Letras

  • Os trabalhos completos para publicação nos anais devem ser encaminhados para o email: harlon.lacerda@gmail.com com o ASSUNTO "publicação nos anais da IV Semana de Letras" até o dia 10 de fevereiro de 2019. As comunicações orais devem seguir o padrão ABNT e conter de 08 a 15 páginas; Os textos dos banners podem manter a formatação original e os textos das oficinas e minicursos também podem ser publicados no formato de artigos de 08 a 15 páginas. Mais informações entrem em contato pelo email informado. 

  • Os anais serão publicados no formato eletrônico com ISBN em fevereiro de 2019.

Carta de Oeiras

CARTA DE OEIRAS

 

A IV Semana de Letras do campus Professor Possidônio Queiroz com o tema “O curso de Letras no século XXI: política, ideologia e linguagens” foi realizada na primeira capital do Piauí sob a organização da comissão de professores e estudantes do curso de Letras contando com a participação da comunidade acadêmica do campus professor possidônio queiroz no período de 05 a 07 de dezembro de 2018.

 

Nossa semana de letras começou bem antes do seu primeiro dia. Com dificuldades de financiamento, em que pese a ausência de autonomia financeira e o descaso do Estado com a universidade, tivemos que realizar diversas ações de arrecadação de fundos. Exibimos filmes, fizemos um bazar, buscamos patrocínios, pedimos ajuda. E qual não foi nossa surpresa ao vermos a capacidade de entrega e de solidariedade do povo da uespi e da cidade de Oeiras. Todos e todas demonstraram sua força e sua garra ao doar peças para o nosso bazar. Nossos estudantes e professores foram às ruas como vendedores do sonho de um curso de letras e de uma universidade melhor, digna e humana. Conseguimos muito, graças ao empenho de todos.

 

Quando enfim chegou o primeiro dia do nosso evento as pessoas vestiram, literalmente, a camisa. Mesmo enfrentando olhares de uma pessoa que diz que “serviço público não é caridade”, mesmo enfrentando todas as dificuldades de um curso denegado pelo Conselho Estadual de Educação, mesmo enfrentando todas as dificuldades de uma universidade sem autonomia financeira e de um governo que ataca diuturnamente os diretos dos servidores públicos, mesmo sob forte chuva, aqueles que vestiram a camisa, vestiram sorriso, vestiram coragem, vestiram força, vestiram a esperança de transformar suas próprias vidas através do conhecimento e da humanidade. Ainda na manhã do primeiro dia, durante o credenciamento, tivemos uma oficina sobre Metodologia do Trabalho Científico. À tarde, tivemos as apresentações inspiradoras das professoras Mônica Gentil e Adnaid Rufino sobre o Movimento Estudantil de Letras e a precisão das comunicações da Aline, da Joyce e do Marcelo. Enfim chegou a noite e a chuva derramou-se sobre nós. Fizemos nossa conferência de abertura no tom ameno e informal que demonstra o conforto de quem se sabe resistência e de quem se sabe na plenitude do dever perene, da entrega ao curso de Letras, da amizade feita, da graça e da trajetória de dois professores, Harlon e Messias, que arracaram risos da plenária. A noite fechou com o tributo a Belchior manejado pela habilidade do menestrel Vivaldo Simão.

 

No segundo dia de trabalhos fizemos nosso fórum de debates sobre o curso de Letras. Uma manhã e tarde instigantes de debates acalorados, mas firmes e com o propósito único de melhorar e fortalecer o curso de letras neste século XXI. Discutimos quatro temas: o currículo do curso de Letras: ensino, pesquisa e extensão; o modelo atual de estágio e as práticas pedagógicas; as áreas de atuação do profissional de Letras no mercado de trabalho; a relação da sociedade com as áreas de conhecimento de Linguística, Letras e Artes. Para cada um deles elaborados compromissos e propostas para nosso curso. Na plenária de consolidação, realizada na noite deste dia seis, imprimimos um marco na história deste campus universitário. Professores e estudantes juntos debatendo e aprimorando as propostas do fórum e estabelecendo o renascimento do curso de Letras através da força e da coragem de enfrentar tudo e todos. A democracia, o debate, o diálogo, o riso, a alegria são, agora, as bases do nosso curso de Letras.

 

No último dia iniciamos as atividades com três minicursos num diálogo com a História junto às professoras Diná Schmidt e Débora Kreuz, na reflexão sobre o estágio com as professoras Karla Marques e Camila Marques. A tarde desse nosso último dia foi abrilhantada com as apresentações dos professores Fúlvio Saraiva e Alyni Ferreira. Um espetáculo de entrega e de conhecimento foi apresentado na apresentação dos banners feitos por vários estudantes de Letras, nossos estudantes, nossa resistência. Encerramos nossas atividades com a argúcia e sabedoria do digníssimo professor Edson Soares Martins. Agradecemos, portanto, a todos que aceitaram o convite de integrar-se a esse espírito de reflexão e de luta.

 

Com a leitura marcante desta carta de Oeiras somos uma única voz: resistência, Letras vive! E apresentamos a todos e todas as nossas reivindicações e proposições para que se diga em todos os lugares: Oeiras resiste e vive! Encerramos esta semana de Letras indo dormir nos braços de Dionísio, mas atentos ao que nos diz o velho jagunço Riobaldo do romance de João Guimarães Rosa: “o que a vida quer da gente é coragem”!

 

IV Semana de Letras do Campus Professor Possidônio Queiroz

Oeiras, Piauí

07 de dezembro de 2018.

 

 

Consolidação do Fórum de debates sobre o curso de letras

FÓRUM DE DEBATES SOBRE O CURSO DE LETRAS

CONSOLIDAÇÃO DAS TRS DEBATIDAS NOS GTS

 

Às dezenove horas e trinta minutos do dia seis de dezembro de dois mil dezoito os participantes da quarta semana de letras do campus professor possidônio queiroz da universidade estadual do Piauí e integrantes do fórum de debates sobre o curso de letras reuniram-se no auditório do campus para debater e consolidar as propostas construídas no referido fórum que deverão ser encaminhadas às autoridades competentes para que se discuta e se implemente as propostas na forma da lei.

TEMA I: O currículo do curso de Letras: ensino, pesquisa e extensão

1.      Inserir a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico no primeiro semestre do curso de Letras/Português e manter a disciplina Iniciação a produção de gêneros acadêmicos;

2.      Reformular a carga horária das disciplinas de literatura na perspectiva de aumentar os conteúdos abordados e readequar as ementas visando à inserção e cumprimento da lei 11.645/2008;

3.      Descontruir o utilitarismo vinculado à produção científica atual em detrimento das áreas de humanas;

4.      Garantir a inextrincabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no curso de Letras/Português;

5.      Criar e incentivar a criação de revistas acadêmicas online na área de Letras;

6.      Fiscalizar e impedir qualquer tipo de ato de violência contra o professor;

7.      Viabilizar a criação de Escolas de Aplicação geridas pela universidade e uma perspectiva dialética de construção do conhecimento através da integração entre ensino, pesquisa e extensão.

8.      Criar e implantar um cursinho pré-ENEM gerido pelo curso de Letras, com a possibilidade de incorporação de novas áreas.

TEMA II: O modelo atual de estágio e as práticas pedagógicas

1.      Promover a articulação entre a universidade e a comunidade escolar criando projetos de intervenção em benefício da sociedade;

2.      Criação e regulamentação das Coordenações de área em Literatura, Linguística e Estágio no regimento interno do colegiado de curso;

3.      Conscientizar os graduandos da importância das disciplinas de Práticas Pedagógicas;

4.      Utilizar os relatórios de observação do ambiente escolar para reivindicar melhorias físicas e didático-pedagógicas, percebida a necessidade, junto às autoridades competentes a nível municipal, estadual e federal;

5.      Promover a socialização dos relatórios de estágio em eventos específicos para este fim.

TEMA III: As áreas de atuação do profissional de Letras no mercado de trabalho

1.      Integrar os movimentos de luta pela valorização do salário dos professores da educação básica;

2.      Promover parcerias e convênios com empresas dos setores público e privado a fim de diversificar o estágio curricular do curso de Letras;

3.      Criar um observatório da educação a fim de fiscalizar e propor melhorias nas políticas públicas voltadas para o âmbito educacional;

4.      Lutar e manter-se mobilizado contra o Escola sem Partido e quaisquer outros movimentos que atentem contra a liberdade de cátedra e direitos do professor no exercício de sua função.

TEMA IV: A relação da sociedade com as áreas de conhecimento de Linguística, Letras e Artes.

1.      Promover ações motivacionais e políticas de permanência e assistência estudantil durante o curso na tentativa de evitar a evasão;

2.      Criar uma associação, sem fins lucrativos, das licenciaturas para fiscalizar e propor a realização de concursos públicos para professor a nível municipal e estadual.

3.      Realizar ações de valorização da docência nas escolas;

4.      Promover ações de divulgação do curso de Letras da UESPI-Oeiras nas cidades que compõe o Vale do Canindé;

5.      Criar o site do curso de Letras – UESPI-Oeiras

 

Oeiras – Piauí, 06 de dezembro de 2018

O Curso de Letras no século XXI

Política, Ideologia e Linguagens

O curso de Letras é o lugar de excelência para o pensamento e construção dos conhecimentos acerca da linguagem oral e escrita em seus usos pragmáticos e artísticos, o lugar de excelência para uma reflexão sobre o ensino de língua materna, de outras línguas, de outros saberes e pensamentos que constituem nossa humanidade e as relações que estabelecemos através dos signos, linguísticos ou não. Entretanto, este lugar de excelência tem sofrido, como outros lugares que acolhem o saber humanístico, inúmeros ataques de várias maneiras. Temos sofrido os ataques corriqueiros de projetos político-governamentais que estrangulam o orçamento para nossos cursos de Letras; temos sofrido ataques ideológicos de tecnocratas e burocratas que sequestram os currículos dos cursos de Letras e da Língua Portuguesa em bases curriculares que alienam as classes menos favorecidas; temos sofrido ataques dentro de nossas próprias entranhas com pouca inovação e pouca pesquisa. Os professores da educação pública são aviltados com seus direitos desrespeitados e a escola é cada vez mais um lugar que distorce a fundamentalidade do conhecimento humanístico. Em meio a tantos ataques, o curso de Letras parece enfraquecer, um guerreiro atacado, quase morto, prestes a desaparecer. Mas, eis que os fatores que garantem a sobrevida desse curso, as pessoas (estudantes, professores, sociedade) e os livros, resistem, permanecem, vivem, festejam, pensam e o curso de Letras pode e deve reerguer-se, permanecer em luta perene contra a ignorância e a mecanicização das relações humanas. 


Bem-vind@s a IV Semana de Letras do Campus Professor Possidônio Queiroz.

Programação

PROGRAMAÇÃO GERAL

(sujeita a alterações após o credenciamento/inscrições presenciais)

Dia 05 de dezembro de 2018

  • 08h00 - 12h00: Credenciamento e Inscrições presenciais
  •  

1.      TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – PROJETO E MONOGRAFIA - José Marcelo Costa dos Santos (a oficina será realizada no dia 05.12 das 8h às 12h)

 

  • 14h00 - 16h00: Mesa-redonda: Movimento Estudantil de Letras
  • 16h00 - 18h00: Mesa-redonda: Comunicações Orais

 

1.      UMA INTERPRETAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NA PERSPECTIVA DAS PERSONAGENS: MARIA RAQUEL E TEREZA ARAÚJO, EM GALILÉIA DE RONALDO CORREIA DE BRITO - Aline Rodrigues dos Santos

2.      A PEDAGOGIA GRIÔ DO MESTRE ZÉ SANTANA - José Marcelo Costa dos Santos, Maria do Amparo Borges Ferro

3.      A CONFIGURAÇÃO DO MEDO: SIMBOLOGIA DO DEMÔNIO E DA CRUELDADE EM O VILAREJO, DE RAPHAEL MONTES - Joyce Soares Santos da Silva

 

  • 19h00 - 22h00: Conferência de Abertura
  • 22h00 - 23h00: Apresentação Cultural

A conferência de abertura será apresentada pelos professores doutores Messias dos Santos Santana (UESPI) e Harlon Homem de Lacerda Sousa (UESPI) que trarão um relato de suas experiências como estudantes, professores e gestores do curso de Letras.

 

A apresentação cultural ficará a cargo do professor e músico Vivaldo Simão com um ESPECIAL de músicas do cantor latino-americano Belchior.

 

 

Dia 06 de dezembro de 2018

 

  • 08h00 - 12h00: Fórum de Debates sobre o Curso de Letras - 1ª RODADA
  • 14h00 - 18h00: Fórum de Debates sobre o Curso de Letras - 2ª RODADA
  • 19h00 - 22h00: Consolidação das Propostas debatidas no Fórum

Dia 07 de dezembro de 2018

 

  • 08h00 - 12h00: Minicursos/Oficinas

1.      Diálogos entre História e Literatura: A Literatura de Viagem como Fonte e Objeto – Profa. Me. Diná Schmidt

2.      “Memórias da Ditadura de Segurança Nacional brasileira (1964-1985): possibilidades para o ensino” - Profa. Me. Débora Strieder Kreuz

3.      O estágio supervisionado como um espaço para a pesquisa e desenvolvimento profissional - Prof. Dra. Camila Maria Marques Peixoto (UNILAB) e Prof. Me. Karla Maria Marques Peixoto (UESPI)

  • 14h00 - 16h00: Mesa-redonda: Comunicações Orais

4.      Por uma competência construtiva /

5.      Distância entre a legalidade e a realidade no ensino e na aprendizagem de Língua Portuguesa nos PALOP – Profa. Dra. Ana Angelica Lima Gondim

6.      O uso das TICs no ensino da Língua Portuguesa na Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral. – Francisco Raimundo Chaves de Sousa, Isabela Rêgo

7.      A Infância em (Des)encontro: Manoel de Barros e Arnaldo Antunes – Me. Alyni Ferreira Costa

  • 16h00 - 18h00: Exposição de Banners
  • 19h00 - 22h00: Conferência de Encerramento
  • 22h00 - ... - Noite Dionisíaca

A conferência de encerramento será proferia pelo professor doutor Edson Soares Martins (URCA)

 

No último dia de evento teremos uma noite dionisíaca para encerrar as atividades com teatro, poesia e integração entre corpo e espirito.

Fórum de Debates sobre o curso de Letras

FÓRUM DE DEBATES SOBRE O CURSO DE LETRAS

O FÓRUM DE DEBATES SOBRE O CURSO DE LETRAS abre uma discussão fundamental para a análise da atual situação do curso de Letras na Universidade pública brasileira, desde sua dimensão interna e estrutural até a atuação do profissional de Letras no mercado de trabalho. Portanto, apresentamos os eixos que deverão nortear as discussões deste fórum, suas etapas e procedimentos até a confecção da CARTA DE OEIRAS com a consolidação de propostas visando à melhoria e atualidade do nosso curso tanto na cidade de Oeiras como no Brasil.

O FÓRUM será dividido em três momentos:

A 1ª RODADA de debates ocorrerá na manhã (8h00 às 12h00) de quinta-feira (06.12) e terá os participantes divididos em 03 grupos de trabalho: GRUPO 01: PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, GRUPO 02: PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR, e GRUPO 03: ESTUDANTES.

A 2ª RODADA de debates ocorrerá na tarde (14h00 às 18h00) de quinta-feira (06.12) e terá 03 GRUPOS MISTOS (formados a partir dos três grupos de trabalho da primeira rodada). Os grupos mistos aprofundarão os temas discutidos na primeira rodada.

Os três grupos debaterão os seguintes temas:

TEMA I: O currículo do curso de Letras: ensino, pesquisa e extensão;

TEMA II: O modelo atual de estágio e as práticas pedagógicas;

TEMA III: As áreas de atuação do profissional de Letras no mercado de trabalho;

TEMA IV: A relação da sociedade com as áreas de conhecimento de Linguística, Letras e Artes.

Para cada tema deverão ser produzidos Textos de Referência (TR) no formato de propostas deliberadas pelos grupos de trabalho (artigos). A quantidade de TRs é livre e de escolha dos grupos de trabalho.

No turno da noite (18h00 às 22h00) será composta a PLENÁRIA DE CONSOLIDAÇÃO formada pelos integrantes dos grupos de trabalho e dos grupos mistos. Os participantes se reunirão em conjunto no auditório do campus para a consolidação das TRs que será a base para a CARTA DE OEIRAS. Texto que será entregue às autoridades educacionais e políticas em nome da comunidade acadêmica e da sociedade civil.

DOS GRUPOS DE TRABALHO

Cada grupo escolherá entre os integrantes um presidente, um secretário e um escrivão que dirigirão os trabalhos do grupo e integrarão a mesa. Os grupos mistos deverão, necessariamente, ter um representante dos professores da educação básica, dos professores universitários e dos estudantes. A mesa nos grupos mistos deverá ser composta por um membro de cada categoria.

A plenária de consolidação será presidida, necessariamente, por um membro dos professores da educação básica, um membro dos professores universitários e um membro dos estudantes eleito por todos os presentes.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Parceiros

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}